O modelo mais caro da Volkswagen à venda no mercado nacional dá um show de tecnologia e segurança. As diferenças visuais em relação às outras versões são sutis: acabamento preto brilhante da grade do radiador superior, com faixas cromadas contínuas, faróis, entrada de ar em formato de U, difusor na cor preta fosca, ponteira de escapamento ovais, entre outros detalhes. Impressionam as rodas de liga leve de 20 polegadas com pneus muito largos (275/45), completando o visual. Internamente, o logotipo R-Line está aplicado na soleira das portas, bancos e apoios de cabeça. A pedaleira é de aço inoxidável.
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Os bancos dianteiros são esportivos e climatizados com 12 ajustes elétricos e acabamento em couro bicolor. O banco traseiro tem ajuste longitudinal de 16cm, aumentando ou diminuindo o espaço para passageiros e bagagem. O encosto é reclinável, proporcionando ainda mais conforto que é impressionante no Touareg.
TROPA DE CHOQUE A versão R-Line é disponível somente com o poderoso motor V8 de alto torque e potência elevada, que dá a esse utilitário de mais de duas toneladas de peso desempenho incrível. A transmissão automática de oito marchas tem trocas suaves e praticamente imperceptíveis, sendo as sétima e oitava apenas para o grandalhão não beber tanto. Porém, dar combustível para oito canecos não é tarefa fácil e a turma parece insaciável. Sem pisar muito e trafegando conforme os limites permitidos na lei, o computador de bordo registrou consumo variando de 3km/l a 4km/l na cidade e de 6km/l a 9km/l na estrada. Se o motorista entusiasmar e abusar do acelerador os 100 litros de gasolina do tanque se esvaem tão rápido quanto o carro acelera. O Touareg chega aos 100km/h em menos de sete segundos.
CONFORTO A suspensão pneumática controlada eletronicamente é um primor no bem-estar a bordo. Há ajustes automáticos de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. O conforto está sempre em alta e a redução de altura transforma o utilitário em um verdadeiro esportivo no piso seco ou molhado. Em caminhos ruins, a suspensão pneumática mantém o conforto. O sistema 4Motion de tração permanente nas quatro rodas, distribui a força do motor por meio de diferencial autoblocante e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos.
SEGURANÇA Quatro câmeras externas dão uma visão de 360° em torno do carro, como se o observador estivesse sobre ele. Além dos seis airbags (frontal, lateral dianteiro e de cortina), freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade etc, há o detector de fadiga que alerta o motorista por meio de aviso no painel da necessidade de parar imediatamente e descansar. Esses itens são de série. Opcionalmente, o carro pode ser equipado com o controlador automático de velocidade e distância (ACC), que acelera e desacelera o veículo conforme o fluxo de tráfego e pode também manter a velocidade e distância do carro da frente com seleção prévia. Se o veículo da frente parar, o sistema freia o Touareg até a imobilidade. Tudo isso por meio do radar frontal. O Front Assist é integrado ao ACC e alerta o motorista sobre risco de colisão frontal em velocidades entre 30km/h e 200km/h também pelo radar frontal. Em emergência, o sistema emite um sinal sonoro e visual, preparando os freios para a frenagem ao aproximar as pinças dos discos. E o assistente lateral monitora a aproximação de outros carros em ângulos cegos. O alerta é por meio de LEDs piscantes nos retrovisores externos.
Uma câmera na traseira ajuda nas manobras de estacionamento e as imagens captadas são exigidas na tela de oito polegadas de LCD do som, que é de alta qualidade, com amplificador de oito canais e potência de 620W.
O grandalhão não é perfeito, pois as dimensões exageradas o tornam pouco prático no trânsito urbano e também por causa do diâmetro de giro longo. O carro vira pouco e exige muitas manobras em espaços diminutos. O preço é para bolsos privilegiados, mas sonhar ainda é de graça.
Avaliação técnica
Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. A tampa traseira e o capô têm boa montagem, assim como todos os componentes externos da carroceria. REGULAR
Vão do motor
O capô é sustentado aberto com uma mola a gás e é bom o ângulo de abertura. O motor V8 e seus componentes externos preenchem todo o vão, sendo bem limitado o acesso à manutenção de vários órgãos. O leiaute é benfeito, deixando o aspecto limpo e organizado, além do fácil acesso aos itens de verificação permanente, menos ao reservatório do fluido de freio, que fica encoberto dentro do vão do painel de fogo. O resultado em insonorização é ótimo em relação ao habitáculo. REGULAR
Altura do solo
As suspensões são pneumáticas com ajuste de altura livre do solo até 30cm. A profundidade de imersão com este tipo de suspensão é de 58cm. As suspensões elevadas para situações especiais no off-road proporcionam eficientes ângulos de ataque, saída e de rampa. Para proteção de toda a parte inferior do motopropulsor existe chapa plástica integral com boa espessura. Não ocorreram interferências com o solo no uso misto, favorecido pela versatilidade de ajustes das suspensões. POSITIVO
Climatização
O sistema é completo e muito eficiente, com quatro zonas. Tem a opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, assim como a velocidade do fluxo de ar climatizado/quente, o mesmo ocorrendo para os passageiros de trás, que têm dois difusores de ar na extermidade do console central, além de dois embutidos na ossatura das colunas “B”. Apresentou um ótimo funcionamento, está bem vedado e apresentou baixa rumorosidade. A cortina que encobre toda a área do teto solar e vidro panorâmico para os passageiros de trás não é do tipo perfurada, o que é razoável contra a incidência solar aos olhos e maior conforto do ar climatizado. POSITIVO
Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados para o peso do automóvel e alto rendimento do motor V8. O pedal de freio tem boa sensibilidade e apresentou reações bem balanceadas nos dois eixos. O ABS atuou com precisão. Numa condução bem esportiva não ocorreu superaquecimento, mesmo depois do uso severo em longa descida sinuosa em velocidade elevada, proporcionando uma desaceleração segura com frenagens fortes na entrada das curvas de raio curto e médio, em que mantém a trajetória imposta. POSITIVO
Câmbio
A tração é integral com caixa automática de oito marchas, com opção de troca manual por meio de aletas no volante. As relações de marchas atendem bem no uso cidade/estrada, as trocas são suaves e rapidíssimas, sem trancos, e a sensibilidade em kick-down é boa. No quadro de instrumentos tem display informando a marcha e a opção selecionada. Tem o modo esportivo de condução ao posicionar a alavanca na letra “S”. Apresentou um ótimo funcionamento. POSITIVO
Motor
São brilhantes o funcionamento e a sua performance para o peso do veículo. A aceleração e retomadas de velocidade são notáveis, além de muito silencioso, sem vibrações e elástico. A sua dirigibilidade é muito prazerosa no uso misto. Mesmo com carga máxima e ar-condicionado ligado, a perda no rendimento é desprezível. POSITIVO
Vedação
Boa contra água. POSITIVO
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido, mesmo em alta velocidade, mas existem pequenos ruídos no habitáculo quando sobre piso de calçamento, asfalto ruim e terra. REGULAR
Suspensão
Para um “SUV” com 2,89m de distância entre-eixos e esta motorização, o seu comportamento dinâmico é excelente e merece destaque pela alta precisão no contorno de curvas de raios variados com inclinação moderada da carroceria. As suspensões com sistema pneumático de altura estão muito bem dimensionadas e definidas. São três calibragens eletrônicas da carga nos amortecedores, que proporcionam excelente comportamento dinâmico numa condução esportiva sobre piso molhado e um excepcional conforto de marcha no modo conforto e a altura das suspensões para uso normal. POSITIVO
Direção
A coluna de direção tem ajuste em altura e distância com bom curso. As cargas definidas pelo sistema assistido favorecem bastante a dirigibilidade na cidade com boa leveza e baixo esforço, sendo segura e firme em alta velocidade. As suas reações são uniformes e tem boa sensibilidade. A precisão na reta e em curvas é muito boa. A velocidade do efeito retorno é aceitável e o diâmetro de giro satisfaz bem em manobras apertadas de estacionamento, apesar das medidas do conjunto de roda/pneu 275/45R20. POSITIVO
Iluminação
Existem luzes de cortesia em todos os locais úteis e funcionais. A iluminação no teto é eficiente e bem distribuída. O grupo óptico dianteiro com duplo xênon tem regulagem automática de altura e apresentou excelente eficiência no baixo e no alto. Em manobras e em curvas de raio curto tem auxílio de farol específico, que ilumina diretamente. O sistema tem sensor crepuscular. POSITIVO
Limpador de para-brisa
O sistema tem sensor de chuva com excelente sensibilidade. As áreas de varredura do para-brisa e do vidro traseiro são muito boas, assim como a qualidade dos esguichos e das palhetas. É fácil o acesso para reposição d’água no reservatório dentro do vão motor. POSITIVO
Estepe/macaco
O estepe tem o pneu especial do tipo inflável e a roda bem diferentes dos de uso. No kit de troca tem compressor com mangueira e manômetro para enchimento do pneu reserva. Para retirar a roda de uso existe uma porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca não é simples e o conjunto roda/pneu danificado não cabe no local específico, dentro do porta-malas. Se o porta-malas estiver cheio... NEGATIVO
Ferramentas
Há uma chave de fenda combinada com Philips, uma chave de boca 10mmx13mm e uma chave tipo canhão de 6 acoplado a uma chave halen. POSITIVO
Alarme
A chave de ignição é especial com imobilizador do motor e não precisa ser inserida no local do painel. A proximidade dela libera o acionamento do motor pelo botão start/stop instalado no console central. Há proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica das partes móveis. O sistema antiesmagamento funcionou bem e os vidros só sobem automaticamente ao dar comando para travar as portas se continuar
pressionando a tecla. POSITIVO
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 520 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e com a cortina superior esticada.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
www.danieltecnodan.wordpress.com
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em V, 4.163m³ de cilindrada, 32 válvulas, gasolina, que gera 360cv de potência máxima a 6.800rpm e torque máximo de 45,4kgfm a 3.500rpm
TRANSMISSÃO
Tração integral e câmbio automático de oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira e traseira independentes, com braços duplos transversais, molas pneumáticas e barra estabilizadora/ 9 x 20 polegadas (liga leve) / 275/45 R20
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e traseira, com sistema eletrônico de estabilização incluindo ABS com assistência de freio, ASR, EDS e MSR
CAPACIDADES
Tanque de combustível, 100 litros; de carga (passageiros e bagagem), 775kg
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Freios ABS com BAS/EDS/ASR/ESP, seis airbags, farol de neblina com luz estática para curva, lanterna traseira de neblina, desativação do airbag do passageiro, sistema de alarme ultrassom, apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura e longitudinal, sistema de controle da pressão dos pneus, suspensão pneumática, bancos dianteiros com 12 ajustes elétricos e climatizados, entre muitos outros.
OPCIONAIS
Controle automático de distância e velocidade (ACC), assistente de ângulo cego (Side assist) e teto solar elétrico panorâmico.
Notas (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 9
Suspensão/direção 10
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 9
Segurança 10
Estilo 8
Consumo 6
Tecnologia 10
Acabamento 9
Custo-benefício 8
Quanto custa
O Volkswagen Touareg R-Line V8 4.2 tem preço sugerido de R$ 321.948 e, com todos os opcionais, de R$ 374.348.