Os utilitários-esportivos caíram no gosto dos brasileiros. De olho nessa tendência, as montadoras vendem modelos para todos os gostos e bolsos. Por isso, a competitividade também cresce no mesmo ritmo. E a concorrência fica ainda mais acirrada no segmento dos utilitários mais sofisticados. E, para dar mais fôlego ao Touareg nessa disputa, que reúne adversários de porte, a Volkswagen resolveu fazer uma pequena plástica no modelo, além de dotá-lo de inovações tecnológicas importantes.
Estilo
As alterações de estilo foram tão pequenas que, para quem nunca reparou bem no Touareg, passam completamente despercebidas. E foram mais significativas na frente, com os faróis ganhando recortes irregulares na parte de baixo. Agora, também são direcionais e têm luzes bixenônio. O capô apresenta vincos bem mais acentuados e a grade ganhou moldura cromada, realçando ainda mais o U característico da marca. As tomadas de ar vêm com grade protetora, para evitar que pequenos objetos atinjam o radiador. Os faróis de neblina continuam em posição muito baixa, principalmente num modelo com características de fora-de-estrada, ficando mais expostos à sujeira.
Perfil
Nas laterais, as mudanças já são quase imperceptíveis, pois se resumem às enormes indicadores de direção nos retrovisores, que abrigam também a luz de cortesia quando se aciona a abertura das portas; e aos novos desenhos das rodas de liga. Na parte traseira, o bisturi também foi usado de forma bem comedida. As alterações incluem apenas novos pára-choques, dupla saída de escape e lanternas, que continuam com elementos circulares, que também caracterizam os modelos Volkswagen. Um detalhe importante, que reforça a praticidade do modelo, é a abertura independente do vidro traseiro, para colocação de objetos pequenos ou transporte de cargas mais compridas (uma escada, por exemplo).
Por dentro
O acabamento interno segue o mesmo requinte do lado de fora, misturando apliques de madeira (nogueira), couro (nos bancos, painéis de porta e volante) e cromados (na base da alavanca de marchas e maçanetas internas das portas). O painel parece de avião, devido à grande quantidade de teclas, botões e luzes. O motorista não precisa fazer esforço, pois quase todas as regulagens são elétricas, incluindo bancos dianteiros (ambos com três memórias, para bancos e espelhos) e coluna de direção. Além dos instrumentos normais, o Touareg V8 tem indicadores da tensão de sistema elétrico e da temperatura do óleo do motor. Outro destaque é o ar-condicionado eletrônico, com controles individuais para quatro zonas.
Espaço
O espaço interno é suficiente para o conforto de quatro adultos, pois quem senta no meio do banco traseiro é incomodado pela extensão do console, pelo túnel central e pelo apoio de braço embutido. O porta-malas tem boa capacidade (555 litros), além de sete ganchos para fixar a carga. Outro destaque do Touareg V8 é o elevado nível de segurança, que inclui desde cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os cinco ocupantes, até o sofisticado sistema ACC, que controla de forma segura a distância do carro que segue à frente, passando por airbags frontais, laterais e de cortina.
Desempenho
Para abrir as portas e ligar o motor, o motorista precisa apenas estar com a chave no bolso, puxar a maçaneta da porta e apertar o botão de partida, que fica no console. A tropa de 350 cv dispensa comentários e está sempre alerta em qualquer condição, fazendo o condutor esquecer que dirige um carro de mais de duas toneladas. Mas o grande barato tecnológico é a suspensão pneumática, que permite variar (de modo manual ou automático) a altura do solo de 160 mm a 300 mm, facilitando a rodagem no asfalto ou na terra; ou regular, em três posições (conforto, auto ou sport), a carga do amortecedor. Tudo em nome da segurança e do conforto. O câmbio automático tem engates incrivelmente macios e suaves.
Fora-de-estrada
Além da boa altura do solo e dos bons ângulos de ataque e saída, a tração integral e o bloqueio de diferencial completam o pacote para um excelente desempenho no fora-de-estrada, desde que com pneus adequados, pois os que estavam no modelo avaliado eram para asfalto. Por falar em pneu, o estepe é do tipo "de emergência", que fica vazio no porta-malas (e deve ser enchido com compressor, que fica no compartimento do motor) e só pode rodar em velocidades de até 80 km/h, e sobre pisos em boas condições. Imagine se um pneu fura durante uma trilha...
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