UAI

VW Saveiro Trooper 1.6 flex - As manhas do novo tropeiro

Conheça os detalhes da nova picape da VW

Publicidade
Foto:

Avaliação Técnica

Positivo


Vão do motor
O acesso à manutenção, em geral, é bom. Há isolante acústico somente em parte do painel de fogo, com resultado aceitável em isolamento para um comercial leve. A sistematização dos vários componentes é racional. A zona superior do motor não tem cobertura plástica de acabamento encobrindo o cabeçote e coletores de admissão e descarga. As mangueiras, chicotes, tubulações metálicas e plásticas estão bem protegidas contra interferência estática e mecânica.

Altura do solo

Não tem de série proteção inferior em chapa de aço para cárter e câmbio. Com carga útil de 480kg (2 pessoas 340kg de bagagem) não houve interferências com o solo no percurso misto de provas.

Climatização

É por comando manual. São quatro os difusores frontais de ar no painel, que têm formato circular, um bom tamanho e giram 360°. Favorecido pela pequena área interna do habitáculo, o tempo gasto para climatizar com sensação de conforto foi bom, depois de deixar o veículo trancado sob o sol por meia hora. O sistema está bem vedado e apresentou ótima eficiência.

Motor
Apresenta boa curva de torque/potência para a arquitetura do cabeçote de oito válvulas, favorecendo a dinâmica no uso em geral. O sistema flex funcionou bem e é mínimo o ganho no rendimento com álcool no tanque. As retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis, mas sem brilho esportivo e, com carga útil de 480kg e ar-condicionado ligado, a perda de rendimento é notória, mas em nível aceitável. O nível de ruídos de funcionamento é razoável.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
O conforto para um comercial leve agrada e tem pequena perda quando o veículo está com carga. A estabilidade é boa no uso em geral, mesmo carregado. A precisão em curvas de raios variados é satisfatória e a inclinação da carroceria, aceitável.

Direção
A coluna de direção tem regulagem em altura e distância, com bom curso. As cargas do sistema assistido estão muito bem definidas para o uso urbano e em rodovias. A precisão na reta e em curvas é muito boa e apresentou baixo nível de ruídos do conjunto em curvas sobre piso irregular de terra e calçamento. A velocidade do efeito retorno é boa e o diâmetro de giro satisfaz.

Conforto
O conforto para um comercial leve agrada e tem pequena perda quando o veículo está com carga. A estabilidade é boa no uso em geral, mesmo carregado. A precisão em curvas de raios variados é satisfatória e a inclinação da carroceria, aceitável.

Limpador de para-brisa
As palhetas são de qualidade e varrem boa área do para-brisa. Os esguichos são do tipo spray, em V, com boa vazão e abertura. O reservatório de água, instalado dentro do vão do motor, tem fácil acesso. Não há sensor de chuva.

Alarme
O sistema é completo, com chave de ignição do tipo canivete codificada, além de proteção perimétrica das partes móveis (menos tampa da caçamba) contra a abertura forçada, e a volumétrica dentro do habitáculo, contra a invasão pela quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem.


Regular


Acabamento da carroceria
Não tem frisos protetores nas portas e laterais e, sim, aplique com adesivo decorativo. Tem acabamento plástico interno da caçamba e da tampa traseira, quatro ganchos para fixar cargas, capota marítima, grade protetora do vidro traseiro e arco superior para transporte de cargas longas, mas não tem estribos. A porta do lado direito está desnivelada e a esquerda tem montagem aceitável. O capô está desnivelado em relação à base da coluna A, do lado direito. A tampa da caçamba tem boa montagem. A pintura das calotas centrais não tem a mesma tonalidade e acabamento das rodas em aço. A qualidade final da pintura é razoável. As coberturas plásticas dos para-lamas e revestimento dos degraus laterais estão bem montados.

Freios
O ABS apresentou considerável retardo de resposta na simulação de frenagem de emergência sobre pisos de asfalto molhado e seco, terra cascalhada e paralelepípedo. No uso normal (urbano e rodovias), o sistema de freios atuou bem. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o conjunto apresentou reações uniformes nos dois eixos. O freio de estacionamento é eficiente. Não ocorreu perda de eficiência frenante, depois de uso severo em longa descida sinuosa.

Câmbio
O mecanismo do trambulador não é silencioso. As relações de marchas/diferencial atendem bem a dirigibilidade no uso misto. A qualidade de engate é boa, em precisão e maciez. O curso e posicionamento da alavanca e a pega no pomo são adequados. Em 3ª marcha, a 2.500rpm (torque máximo), a velocidade indicada no painel é de quase 60km/h e em 5ª, na mesma rotação, a velocidade indicada é próxima a 100km/h. As trocas são mais constantes quando o veículo está carregado, o ar- condicionado ligado e numa topografia como a de Belo Horizonte.


Nível interno de ruídos
O suporte do estepe apresenta forte barulho em piso irregular, mesmo com o mecanismo tensionado. É alto o efeito aerodinâmico e inicia-se a 100km/h. Os ruídos do habitáculo são poucos em piso irregular.


Iluminação
Há luzes de cortesia nos para-sóis e no vão de carga. No teto, tem plafoniê junto ao retrovisor com uma lanterna central com dois spots fixos integrados nas laterais, com bom resultado em iluminação. Os faróis têm duplo refletor, são eficientes no baixo e no alto e contam com o auxílio de faróis de neblina embutidos no pára-choque, mas peca por não ter regulagem elétrica em altura em função da carga transportada para esta versão topo de linha e para o tipo do veículo (comercial leve). O quadro de instrumentos, que tem os ponteiros com iluminação permanente, console central e interruptores dos painéis de porta são de fácil identificação noturna. Não tem sensor crepuscular.

Estepe fica posicionado abaixo do veículo, onde suja com facilidade

 

Negativo

Estepe/Macaco
O estepe, que tem a roda em aço, com desenho diferente das de uso, está instalado abaixo do vão de carga, mas o pneu é igual. Ao abaixar a tampa traseira, a base inferior da mesma interfere levemente com o estepe. O mecanismo para soltar/suspender o estepe está instalado no fim do vão de carga, sendo encoberto pelo para-choque traseiro, que é incorporado à tampa traseira, que tem chave, minimizando o furto. O kit de troca está fixado no assoalho, atrás do banco do passageiro. A operação de troca não é simples, nem limpa. As calotas, que são fixadas sob pressão, por meio de encaixe plástico com o sextavado da cabeça dos parafusos, já apresentam folga na sede, o que pode gerar barulho quando se roda em piso irrregular. A folga tende a aumentar com a constante transferência de calor do sistema de freios para os parafusos, além da facilidade de furto.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

NOTAS (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 7
Caçamba 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 6
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 6
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 5
Tecnologia 7
Acabamento 7

Quanto custa?

A Saveiro Trooper 1.6 tem preço inicial de R$ 38.990, mas, com todos os opcionais, chega a R$ 48.180.

Ficha técnica

Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 101cv (gasolina) e 104cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (g) e 15,6kgfm (a) a 2.500rpm

Transmissão
Tração dianteira, e câmbio manual de cinco marchas

Suspensões/rodas/pneus
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braços longitudinais/6 x 15 polegadas (liga leve)/205/60 R15

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS opcional

Capacidades
De carga, 700kg (ocupantes e bagagem); tanque, 55 litros; peso máximo rebocável, 400kg; caçamba, 734 litros