Quando ele passa, ninguém imagina que, por debaixo daquela carroceria comportada, existe muita sofisticação e um conjunto mecânico que garante uma performance verdadeiramente esportiva. O detalhe que "entrega" o VW Passat Comfortline 2.0 é a sigla TSI na traseira, que revela o motor turbo. Mas o peso do pé do motorista no acelerador vai definir o consumo de combustível, que pode ser elevado. O modelo tem preço competitivo no segmento de sedãs de luxo e uma ampla lista de equipamentos de série. Veja mais fotos do Passat!
Estilo
O VW Passat é um sedã com desenho discreto, que segue os padrões da marca alemã, com linhas robustas. Na frente, os vincos do capô acompanham o desenho da grade em V, com moldura cromada, que se estende até a parte inferior do para-choque. Os faróis, com duplo defletor, são direcionais e iluminam as laterais toda vez que o motorista faz uma conversão, proporcionando mais segurança. Visto de lado, o Passat tem linha de cintura elevada e superfícies mais limpas, com frisos cromados. Os retrovisores externos têm luzes de seta incorporadas. A traseira é mais alta, comprometendo a visibilidade, com lanternas de elementos circulares - característica da marca - invadindo a tampa do porta-malas, que tem a opção de abertura no símbolo VW. Os detalhes externos que revelam o lado esportivo do sedã são a sigla TSI e as grandes rodas de aro 17 polegadas, calçadas com pneus de perfil baixo.
Acabamento
Por dentro, o Passat Comfortline se revela um automóvel sofisticado, sem dever nada a similares de marcas superiores. O acabamento interno é de luxo, com material emborrachado na parte superior do painel, que tem ainda detalhes em aço escovado. A unidade testada tem revestimento interno em couro bege, que transmite certa sofisticação, mas não é muito prático, pois suja facilmente. O painel tem instrumentos em fundo preto, com iluminação nas cores azul e vermelho, de fácil visualização. O volante pode ser ajustado em altura e distância e ainda conta com comandos para o som, controlador de velocidade (piloto automático) e acesso ao computador de bordo.
Espaço
O sedã tem espaço generoso para quem vai na frente, onde os bancos contam com todos os tipos de ajustes elétricos, favorecendo o melhor posicionamento e a ergonomia. Se for da vontade e necessidade dos ocupantes, tem até aquecimento do assento. Um exagero para um país tropical. Já no banco traseiro, o espaço atende de forma confortável somente dois passageiros, pois, no centro, o túnel do assoalho rouba espaço para as pernas. Há apoios de cabeça e cintos de três pontos retráteis para todos os ocupantes, além de airbags duplo frontal, laterais e de cortina. O porta-malas é amplo e tem boa capacidade.
Passat X Concorrentes
Modelo | Preço (R$) |
VW Passat 2.0 TSI básico | 116.080 |
VW Passat 2.0 TSI completo | 131.095 |
Ford Fusion SEL 2.3 16V | 83.620 |
Honda Accord LX 2.0 | 93.370 |
Performance
Mas o Passat não é só sofisticação e luxo. O sedã tem conjunto mecânico muito eficiente, que garante performance esportiva com total segurança. O motor é um quatro cilindros turbo, com muito torque e potência, que garantem respostas rápidas acima de 1.500 rpm. Abaixo disso, ele demora alguns poucos segundos para reagir. O turbo entra em ação de forma suave, sem coices, mas garante um rendimento impressionante. Se o motorista entusiasma ao pisar no pedal do acelerador, o ponteiro do velocímetro alcança números maiores rapidamente. Na mesma proporção, vai o consumo de combustível, que, na cidade, girou em torno de 5 km/l, e na estrada, 8,5 km/l.
Tecnologia
O câmbio automático de seis velocidades tem a opção de trocas manuais e conta ainda com modo esportivo e a tecla Auto Hold, que não deixa o carro voltar em arrancadas em subidas. As trocas de marchas ocorrem de forma suave, sem trancos, e as relações de transmissão garantem o melhor aproveitamento da força do motor. O carro conta ainda com controle eletrônico de estabilidade, proporcionando a distribuição de torque de forma eficiente. As suspensões garantem total segurança em curvas, com pouca inclinação da carroceria, e ainda proporcionam um rodar confortável, filtrando bem as imperfeições do solo. Para segurar a fera depois da aceleração, há um sistema de freio impecável, com quatro discos grandes, ABS e EBD. A direção foi bem calibrada e tem bom diâmetro de giro, tornando fáceis as manobras.
Veja a avaliação técnica, os equipamentos de série, os opcionais e a ficha técnica do Passat no Veja Também, no canto superior direito desta página!