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VW CrossFox 1.6 - Nova pele da raposa

Veja como foi o teste do novo Volkswagen CrossFox e quais são os detalhes e principais itens de série e opcionais

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Foto:

Avaliação técnica

Vão do motor

Existe isolante acústico somente no painel de fogo, sendo o resultado em relação ao habitáculo razoável com o motor em alta rotação. A sistematização dos vários componentes é racional e o acesso à manutenção em geral, mesmo considerando a posição de montagem transversal do motor, é boa. Quando aberto, o capô é sustentado por vareta manual.

Altura do solo
Não tem de série chapa em aço protetora para toda a zona inferior do motopropulssor, o que é muito importante para um veículo com a proposta de uso misto leve com suspensões elevadas. Não ocorreram interferências com o solo em nosso percurso misto de provas. A diferença do espaço livre em relação ao solo com o veículo vazio é de 50mm a mais em relação à versão normal, e de 53mm em condição de carga máxima.

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Freios

Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o ABS mostrou-se eficiente. As suas reações são homogêneas nos dois eixos e a desaceleração foi balanceada sobre piso seco e molhado. O freio de estacionamento teve atuação normal.

Câmbio
As relações de marchas/diferencial satisfazem na dirigibilidade, tanto na cidade quanto em rodovias, proporcionando uma boa dinâmica ao veículo para a cilindrada do motor. A qualidade de engate é muito boa em precisão e maciez e o curso e a pega na alavanca são bons. A embreagem está bem dimensionada, tem acionamento suave e boa progressividade.

Motor
Sistema flex funcionou bem, com boa partida a frio, tendo somente álcool no tanque. Mesmo com o motor pouco aquecido, a marcha lenta foi linear e a aceleração, progressiva. A performance agrada bem no uso urbano e em rodovias, levando em conta a cilindrada e o peso do veículo, que teve um ganho de 76kg em ordem de marcha, em relação ao modelo Fox 1.6 básico. Mesmo carregado e com ar-condicionado ligado, o veículo ainda proporciona uma dirigibilidade razoável no uso misto, com aceleração e retomadas de velocidade satisfatórias. A curva deste motor, que tem o torque máximo em baixa rotação (15,6kgfm a 2.500rpm, com álcool), contribui bastante na condução urbana e em rodovias com velocidade limitada.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
Coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com bom curso, e está centralizada. O volante tem boa pega. A assistência hidráulica tem ótima calibragem e o sistema reações com excelente resposta e sensibilidade. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito-retorno. Em curvas sobre piso irregular, conjunto apresentou baixo nível de ruídos. A precisão nas retas e em curvas é muito boa.

Limpador do para-brisa
Os esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura de água, que atinge todo o para-brisa. As palhetas são de boa qualidade e varrem uma ampla área. No vidro traseiro, o sistema também é eficiente. O acesso para o reabastecimento de água no reservatório instalado dentro do vão do motor é fácil.

Estepe/macaco
O estepe está instalado em suporte basculável, fixado na estrutura da carroceria, atrás do para-choque, e tem mola a gás limitadora de curso. O seu destravamento é por comando manual elétrico, que também libera a abertura do porta-malas. Existe um dispositivo antifurto, que tem acesso por dentro do aro da roda, por meio de ferramenta específica que vem no kit. O pneu e a roda são iguais aos de uso e a calota central de acabamento pode ser facilmente furtada. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as coberturas plásticas que encobrem as soleiras para apoiar o macaco e as tampas plásticas de acabamento das cabeças dos parafusos de roda.

Regular

Climatização
A vazão de ar é boa e o nível de ruídos de funcionamento aceitável, mesmo na velocidade máxima. Ocorreu pequena entrada de gases/fumaça, vindos de fora, quando está vedada a troca de ar. Os comandos de temperatura, velocidade e direção do fluxo têm boa dimensão e pega. As teclas do recírculo e do ar-condicionado têm identificação apenas aceitável quando o sistema está ligado.

Acabamento da carroceria
Qualidade da pintura é boa. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria. O capô e a tampa traseira têm montagem satisfatória. As molduras plásticas que envolvem as curvaturas superiores dos para-lamas traseiros se soltam nas extremidades.

Suspensão
Trata-se de um automóvel muito estável, mesmo com suspensões mais altas e adoção de pneus de uso misto, que contorna com excelente precisão e mínima inclinação da carroceria curvas de raios variados, estando o veículo em velocidade elevada. O conforto de marcha é razoável, com nível aceitável das transferências das imperfeições do solo para dentro, mas perde quando o veículo está carregado e com os pneus calibrados para essa condição.

Iluminação
Tem luz de cortesia nos para-sóis, porta-malas e porta-luvas. Novo grupo óptico dianteiro tem duplo refletor e apresentou boa eficiência no baixo e no alto, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. O quadro de instrumentos, console central e interruptores dos painéis de porta têm fácil identificação noturna. A zona anterior do teto tem plafonier com lanterna em forma de U, que tem duplo spot fixo integrado, sendo o resultado satisfatório em iluminação.

Negativo

Nível interno de ruídos

O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre pisos irregulares, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo.

Item extra

Volume do porta-malas


O declarado pela fábrica é de 260 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Equipamentos

Equipamentos de série


Conforto/conveniência - Chave do tipo canivete; relógio digital; luzes de leitura traseiras individuais; elástico porta-objetos nas laterais dos bancos dianteiros; direção hidráulica; gaveta embaixo do banco do motorista; tomada de 12V no painel central; alerta sonoro de faróis ligados; coluna de direção com regulagem de altura e distância; aquecimento; banco traseiro corrediço; trava, retrovisores e vidros com comandos elétricos; destravamento interno do suporte do estepe e da tampa do porta-malas; e computador de bordo.

Aparência - Farol com moldura em preto brilhante e detalhe interno cromado; para-brisa degradê; grade dianteira superior em preto brilhante; grade inferior com colmeia diferenciada; retrovisores e maçanetas na cor da carroceria; antena curta de teto; aerofólio na tampa traseira; lanternas escurecidas; ponteira do escapamento cromada; aplique em Satim no para-choque dianteiro; barras longitudinais no teto; molduras nas caixas de roda; adesivos laterais nas portas; suporte do estepe em Satim, integrado ao para-choque traseiro; aplique no para-choque traseiro; imitadores de estribos laterais em Satim; e raposa bordada nos bancos dianteiros.

Segurança - Faróis de neblina e de longo alcance.

Opcionais
Airbag duplo; freios ABS; teto solar elétrico; rodas de liga com pneus de uso misto; revestimento parcial em couro; ar-condicionado; sensor de estacionamento; banco traseiro bipartido em 50%/50%; sensor de chuva e crepuscular; rádio CD Player com entrada USB e SD Card; e volante multifuncional.


Ficha técnica

Motor

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, oito válvulas, que gera potências máximas de 101cv (gasolina) e 104cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (gasolina) e 15,6kgfm (álcool) a 2.500rpm

Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidade

Suspensã/rodas/pneus
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilzadora; e traseira, interdependente, com braços longitudinais / 6 x 15 polegadas, em liga leve / 205/60 R15

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com sistema ABS (opcional)

Capacidades
Tanque, 60 litros; porta-malas, 260 litros (353 litros com o banco corrediço para a frente); e capacidade de carga (passageiros e bagagem), 440 quilos

Quanto custa
O Volkswagen CrossFox tem preço básico sugerido de R$ 46.090. Completo, com todos os opcionais, sobe para R$ 62.702.

Notas (0 a 10)
Desempenho 7
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 7
Segurança 6
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 7
Acabamento 8