Você se lembra do VW Voyage, produzido de 1981 a 1995? Pois é, ele está de volta. Mas, do antigo modelo, só preserva o nome. O sedã compacto chega com visual moderno, mas sem ousadia, com a mesma frente da nova geração do Gol e traseira equilibrada. Usa a plataforma do Polo, um dos projetos mais bem-sucedidos da marca alemã. Mas tem bancos desconfortáveis, visibilidade traseira ruim e falta terceiro apoio de cabeça atrás.
Desenho
O estilo do novo Voyage não lembra em nada a última geração do modelo, que deixou de ser produzido em 1995. O sedã tem a mesma frente do Gol, porém com faróis de dupla parábola. O conjunto é equilibrado, com linha de cintura elevada, vincos e frisos nas laterais e traseira mais alta. Na tampa do porta-malas, uma saliência imita um aerofólio. As lanternas traseiras recortadas lembram as do Gol. Trata-se de um projeto mais moderno porém, faltou um pouco de ousadia.
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Espaço
Com o recurso do motor transversal, abolindo de vez o longitudinal, a Volkswagen conseguiu encontrar melhor solução de espaço interno para o Voyage, assim como no Gol. No banco traseiro, o espaço é ideal para duas pessoas, mesmo porque falta o apoio de cabeça central e o cinto de segurança do meio é abdominal. O banco do motorista tem regulagem de altura, mas, como os outros, não é confortável. O volante tem ajuste de altura e distância, mas o aro é fino.
Ergonomia
Os comandos dos vidros dianteiros nos painéis das portas estão bem localizados, mas os dos traseiros continuam no centro do painel, que não é a melhor posição. O estepe ficou afastado da boca do porta-malas, exigindo que se faça um certo contorcionismo para alcançá-lo. É que o pneu reserva está na mesma posição adotada no Gol, que é um hatch, porém com alguns centímetros de lata a mais na carroceria, por causa do porta-malas, que é maior no sedã. A traseira alta e as colunas C mais largas comprometem a visibilidade traseira.
Acabamento
Por dentro, o Voyage tem bancos com revestimento em tecido de boa qualidade e plástico duro no painel, que conta com instrumentos de fundo preto e saídas de ar redondas. Há um visor digital com computador de bordo, que informa, entre outras coisas, consumo de combustível e velocidade média. O pacote de itens de série da versão Trend não é dos melhores e perde em conteúdo para alguns concorrentes.
Voyage X Concorrentes
Modelo | Preço (R$) |
Volkswagen Voyage 1.6 | 35.180 |
Volkswagen Voyage 1.6 Trend - carro testado | 37.600 |
Chevrolet Corsa Maxx 1.4 | 35.647 |
Fiat Siena ELX 1.4 | 38.310 |
Ford Fiesta Sedan 1.6 | 38.320 |
Peugeot 207 Passion 1.6 | 46.500 |
Renault Clio Sedan 1.6 | 43.490 |
Desempenho
O novo motor transversal tem bom torque, que proporciona respostas rápidas, com arrancadas e retomadas de velocidade seguras. A transmissão também contribui, com marchas bem escalonadas e câmbio com trocas macias e precisas. As suspensões garantem boa estabilidade ao sedã, que faz curvas como um hatch, mas transferem um pouco as imperfeições do solo. A direção, com assistência hidráulica, foi bem calibrada e tem bom diâmetro de giro, facilitando nas manobras e conferindo segurança em velocidades mais elevadas. O sistema de freios, com ABS opcional, atuou de forma eficiente.
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