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Volkswagen Spacefox Sportline - Artilharia pesada

VW SpaceFox passa por análises e mostra que tem problemas e qualidades

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Foto:

AVALIAÇÃO TÉCNICA

POSITIVO

Acabamento da carroceria
A pintura tem bom acabamento. O capô e a tampa traseira têm boa montagem. As quatro portas apresentaram montagem razoável.

Vão do motor

O acesso à manutenção em geral é bom e a sistematização dos vários componentes está benfeita. O reservatório de gasolina para partida a frio está em local de fácil acesso e manuseio. O resultado do isolamento acústico no painel de fogo é satisfatório.

Altura do solo
Não tem de série proteção por chapa em aço para o cárter e a caixa de marchas. Não houve interferências com o solo no percurso de prova.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso na cidade e na estrada, estando o ABS com calibragem satisfatória. As reações são balanceadas nos dois eixos e apresentou boa desaceleração. Em simulação de frenagem de emergência, em alta velocidade, sobre piso de asfalto seco e terra batida, o espaço percorrido até a imobilização foi coerente com a velocidade do veículo, além de não alterar a trajetória. O pedal de freio tem boa sensibilidade e não ocorreu superaquecimento após uso constante em longa descida.

Câmbio
O sistema I-Motion evoluiu desde o seu lançamento com trocas um pouco mais rápidas, com menos tranco, menor queda de rotação e melhor reconhecimento nas trocas sucessivas em manobras de garagem, nas quais se usa 1ª e ré sequencialmente. Há ganho em dinâmica e dirigibilidade no uso em geral quando se usa constantemente a tecla S, instalada no console central. No quadro de instrumentos tem display informando a opção selecionada. As letras D, N, R e símbolos e -, quando selecionados e reconhecidos pelo programa, têm iluminação destacada na base da alavanca, no console central. Na prova de arrancada em subida acentuada, ao tirar o pé do freio e acelerar imediatamente houve um pequeno ganho no menor deslocamento para trás até o acoplamento da embreagem. Nas reduções automáticas ou solicitadas (por meio de toques na alavanca principal ou nas aletas incorporadas no volante), o gerenciamento eletrônico do câmbio tem função punta taco, que é muito útil. As relações de marchas/diferencial estão bem definidas para a massa do veículo e rendimento do motor e o sistema kick-down tem boa sensibilidade e atuou com precisão.

Motor
A sua dinâmica acoplado a esse tipo de câmbio é satisfatória, com aceleração e retomadas de velocidade eficientes para a sua cilindrada e peso do veículo. O sistema total flex funcionou bem e pela manhã, com somente álcool no tanque, apresentou partida a frio instantânea, com uma marcha lenta linear, mesmo em situação de manobra de garagem com motor ainda frio, passando a uma boa progressividade na aceleração. O ganho no rendimento com álcool é muito pequeno em relação quanto uso de gasolina. A rumorosidade de funcionamento é razoável, mesmo quando com somente álcool.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
A posição de dirigir é muito boa devido à coluna de direção ter regulagem manual em altura e distância e o banco do condutor ter ajuste de altura. O volante tem boa pega e tamanho. O sistema é assistido com cargas muito bem definidas, apresentando uma ótima sensibilidade e reações diretas bem homogêneas. É muito preciso na reta e em curvas. O efeito retorno tem boa velocidade e o diâmetro de giro (10,4m) agrada em manobras de estacionamento.

Limpador dopara-brisa
Os esguichos do para-brisa são do tipo spray em V que, quando acionados, ativam automaticamente as palhetas de boa qualidade, que varrem uma área razoável. No vidro traseiro, o sistema é também eficiente. O acesso ao reservatório de água no vão do motor é fácil.

Estepe/macaco

O estepe, com roda em aço e pneu igual aos de uso, está instalado dentro do porta-malas, no assoalho. Dentro dele está encaixado o kit de troca. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas de acabamento da cabeça dos parafusos com ferramenta específica.

Alarme
O sistema é completo, com chave de ignição codificada com controle remoto inserido na mesma. Tem proteção volumétrica no habitáculo e perimétrica das partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem.

REGULAR


Climatização
O sistema é por comando manual. São quatro os difusores de ar no painel, que têm boa angulação e vazão, além de rumorosidade contida, mesmo na velocidade máxima. Apresentou bom funcionamento e o tempo gasto para dar a sensação de conforto em todo o habitáculo foi aceitável, mas não tem saídas específicas reguláveis para os passageiros de trás. Houve pequena admissão de gases/fumaça. A intensidade das luzes de indicação de ar-condicionado ligado e recírculo interno de ar ativado são muito fracas.

Suspensão
É um automóvel muito rápido em curvas, com excelente estabilidade. É neutro e preciso, com mínima inclinação da carroceria. O conforto de marcha é razoável com somente o condutor, mas a perda é significativa quando o veículo está carregado e utilizando-se a pressão correta dos pneus para esta condição (30lbs dianteira e 40lbs traseira).


Iluminação

A iluminação do habitáculo (zona do teto) é composta por duas lanternas nas laterais traseiras para os passageiros de trás e uma lanterna com duplo spot fixo integrado na zona anterior. O novo farol tem construção com dupla parábola e apresentou boa eficiência no baixo e no alto e conta com auxiliares de neblina embutidos no para-choque, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Tem luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e para-sóis.

NEGATIVO

Nível interno de ruído
O efeito aerodinâmico é evidente a partir de 100km/h. Os ruídos no habitáculo surgem ao trafegar sobre pisos irregulares.


Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 430 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan


Além da mesinha, quem vai no meio do banco traseiro fica sem o apoio de cabeça e do cinto de segurança de três pontos



Confira todos os detalhes do Volkswagen SpaceFox 1.6 Sportline com câmbio I-Motion

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal,

quatro cilindros em linha, 8 válvulas, gasolina/álcool, 1.598cm³ de

cilindrada, que desenvolve 101cv (g)/104cv (a) de potência a 5.250rpm e

torques máximos de 15,4kgfm (g)/15,6kgfm (a) a 2.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automatizado de cinco marchas

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, hidráulica

FREIOS
Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros, com ABS de série

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira,

independente, tipo McPherson, com braços de controle e barra

estabilizadora; traseira, interdependente, com braços

longitudinais/roda de liga leve/6 x 15 polegadas/195/55 R15

CAPACIDADES
Tanque, 50 litros; de carga (passageiros e bagagem), 479 quilos

Quanto custa?
O

novo SpaceFox 1.6 flex Sportline I-Motion é vendido por R$ 56.450. Com

todos os opcionais sai por R$ 63.420. A versão básica 1.6 flex, com

câmbio manual, tem preço sugerido de R$ 48.790.

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência

- Direção hidráulica, ar-condicionado, gaveta sob o banco do motorista,

porta-copos dianteiros, porta-garrafas nas portas dianteiras, redes nas

laterais do porta-malas, abertura da tampa traseira via keyless, alerta

sonoro de faróis ligados, banco traseiro com ajuste longitudinal e

encosto e assentos rebatíveis, iluminação no porta-malas, vidros com

comandos elétricos, retrovisores elétricos, retrovisor direito

autorrebatível, chave canivete, ASG (câmbio automatizado), computador

de bordo com sete funções, sensores de chuva e crepuscular, porta-luvas

iluminado, para-sóis iluminados, mesas atrás dos bancos dianteiros.

Aparência -

Porta-malas com revestimento lateral, farol duplo com moldura cromada,

grade dianteira com detalhe cromado, frisos laterais, maçanetas e

retrovisores na cor da carroceria, retrovisores externos com luz de

seta, rack de teto, roda de liga leve aro 15 polegadas.

Segurança -

Limpador/lavador/ desembaçador do vidro traseiro, travamento central,

alarme keyless, dois apoios de cabeça traseiros, terceira luz de freio,

cintos de segurança
dianteiros com regulagem
de altura, imobilizador,
airbag duplo, ABS.

OPCIONAIS
Revestimento

interno em couro, volante multifuncional, I-System, CD Player com USB,

sensor de estacionamento, volante com regulagem de altura e distância e

banco traseiro bipartido.