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Volkswagen Passat CC - De virar a cabeça

Passat CC arranca suspiros aonde passa pelas linhas fluidas e dinâmicas. Modelo tem desempenho estonteante em qualquer situação e tração nas quatro rodas tornam o carro ainda mais estável e seguro

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Foto:

Avaliação técnica

Positivo

Freios

São muito eficientes, e estão muito bem dimensionados e calibrados. O pedal de freio tem ótima sensibilidade e relação. Tem sistema auto- hold, que auxilia bastante no uso sobre piso inclinado (arrancada/ré). O freio de estacionamento é eletrônico com acionamento por meio de tecla instalada no painel. Numa condução bem esportiva, com frenagens fortes na entrada de curvas em longa descida sinuosa, não ocorreu afundamento exagerado do eixo dianteiro, além da manutenção da trajetória imposta, ótima desaceleração e ausência de fading.

Câmbio
A tração é integral, e a caixa é automática com dupla embreagem e sistema Tiptronic com opção de troca manual seqüencial na alavanca principal e por meio de aletas no volante. As relações das seis marchas são eficientes em função da curva do motor e massa do veículo (1.632kg), e a resposta em kick-down é imediata e eficiente. As trocas são suaves, sem trancos, mas são automáticas ao atingir a rotação preestabelecida pelo gerenciamento eletrônico do câmbio.

Motor
A potência e o torque gerados para um V6 (3,6 litros) são excelentes. Proporciona uma dirigibilidade muito prazerosa e segura no uso na cidade e na estrada, sendo limitado eletronicamente em 250km/h. É muito elástico, silencioso e sem vibrações o seu funcionamento. A aceleração é notável e as retomadas de velocidades, brilhantes.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
O conforto de marcha surpreendeu pelo nível satisfatório das transferências para o habitáculo das imperfeições do solo, sendo um automóvel de alta performance (300cv), e equipado com pneus da série 40 (muito vulneráveis a buracos). A estabilidade é notável com alta precisão de curvas de raios variados, feitas em velocidade elevada. Ao iniciar a perda da estabilidade direcional e lateral, atuam com eficiência o sistema eletrônico de estabilidade e a tração, mantendo o carro numa trajetória segura e numa velocidade compatível com o raio da curva e inclinação da carroceria.

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Direção
A assistência é eletromecânica com cargas muito bem definidas para o uso urbano e em manobras de estacionamento com baixo esforço e maciez. Na estrada é sensível com reações balanceadas e boa firmeza. A precisão na reta e em curvas é excelente e o veículo está dotado de controle eletrônico da pressão dos pneus. A velocidade do efeito/retorno agrada e o diâmetro de giro satisfaz. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância com um bom curso e o volante, boa pega.


Iluminação
O sistema tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, para-sóis e base inferior dos retrovisores externos. Os faróis bixenônio são muito eficientes no baixo e no alto, e contam com auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque. A iluminação do habitáculo é satisfatória. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente, assim como o grupo óptico dianteiro na repartição com lâmpadas halógenas, o que é muito útil e seguro numa utilização em rodovias durante o dia. O console central e interruptores nos painéis de porta têm fácil leitura noturna.

Limpador do para-brisa
O sistema tem sensor de chuva. São seis os jatos de água que atingem toda a área a ser varrida por palhetas de qualidade, proporcionando um bom campo de visão. É fácil o acesso para reposição d?água instalado dentro do vão motor.

Estepe/macaco
O estepe tem a roda e pneu iguais aos de uso. Está instalado dentro do porta-malas. O kit de troca está a seu lado, e tem porca autoadaptadora antifurto. A operação de troca é normal, mas é necessário retirar as tampas plásticas que encobrem a cabeça dos parafusos.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada
com Phillips.

Alarme
O sistema é completo com chave de ignição especial com telecomando e proteção perimétrica das partes móveis, e volumétrica dentro do habitáculo. Os vidros sobem e descem se se continuar pressionando as teclas do controle remoto inserido na chave de ignição. Há função um toque nos interruptores elétricos dos painéis de porta, todos com sistema antiesmagamento.

Regular

Vão do motor
O motor V6 preenche bem o vão, limitando o acesso à manutenção de alguns componentes. A sistematização do vão é racional e os itens de verificação constantes têm fácil identificação. O resultado da insonorização é ótima, assim como o ângulo de abertura do capô.

Altura do solo
Tem chapa em aço que engloba toda a zona inferior do motopropulsor. Ocorreram leves interferências com o solo na zona anterior e central do chassi, numa condução normal do automóvel sobre piso misto, saídas de garagem com desnível e ao transpor quebra-molas mais salientes.

O imenso teto solar proporciona iluminação, mas não abre, apenas bascula

 

Climatização
O sistema é o Climatronic automático, com a opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Apresentou ótimo funcionamento com boa vazão de ar pelos difusores do painel e o do fim do console central para os passageiros de trás. A rumorosidade de funcionamento é satisfatória. Os comandos são fáceis de operar, e o tempo gasto para climatizar a cabine foi baixo. Está bem vedado. Com o sol alto, a zona das cabeças do condutor e passageiro é prejudicada pela incidência do sol e excesso de claridade nos olhos devido ao tipo de cortina perfurada do teto solar, que só bascula.


Nível interno de ruído
A trafegar sobre piso de asfalto irregular/ruim, paralelepípedo e terra batida, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico é muito bom, mesmo em alta velocidade.

Negativo

Acabamento da carroceria
O capô está desnivelado em relação à base inferior das colunas As. As portas dianteiras estão desniveladas em relação às traseiras em alguns pontos. A tampa do porta-malas está descentralizada. A qualidade da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas e imperfeições.

Item extra

Volume do porta-malas

O declarado pela fábrica é de 452 litros, o mesmo encontrado na nossa medição.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan