Se a versão de entrada do Volkswagen Jetta parece um tanto quanto sem sal, pelo fraco desempenho do motor, a 2.0 TSI veio para salvar a família. O modelo não chega a chamar a atenção pelo design, que segue a atual linha adotada pela VW, mas impressiona pelo conjunto da obra, com bom espaço e acabamento interno, muita tecnologia e motor turbo que, junto com o câmbio automatizado de dupla embreagem, proporciona performance pra lá de agradável. A suspensão é um pouco dura e a visibilidade traseira limitada, mas nada que comprometa a imagem do sedã. É uma opção que chega para desbancar o Honda Civic Si e o Toyota Corolla Altis.
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Discreto só na capa
Os sedãs, em geral, não têm a esportividade como apelo principal, pois acabam passando a imagem de modelo familiar. Mas o carro do tiozão não é mais o mesmo e, em alguns casos, demonstra rebeldia explícita, com recursos visuais e conjunto mecânico que apontam para uma performance mais nervosa. O Volkswagen Jetta 2.0 TSI pode até não atrair tanto pelo design, porém tem argumentos fortes para convencer que seu lado esportivo está lá, basta estimulá-lo. Pelo preço que está sendo comercializada no Brasil – a partir de R$ 89.520 –, com tudo que oferece, esta versão se mostra uma relação custo/benefício bem mais interessante do que os modelos da concorrência.
VISUAL PADRÃO O estilo do Jetta 2.0 TSI agrada, apesar de não ter nada de ousado. A frente segue o padrão atual da VW, com faróis de duplo refletor e linhas mais retas, como os do Fox, acompanhando os vincos do capô. A grade é discreta, com dois filetes cromados, e o para-choque robusto tem entrada de ar inferior. As laterais são lisas, com linha de cintura elevada, marcadas apenas por vincos que as atravessam de uma extremidade à outra. Os retrovisores externos são de bom tamanho, com luzes direcionais embutidas. O para-brisa é bem inclinado e o teto arqueado, conferindo aspecto elegante ao sedã. A traseira é alta e tem colunas largas, que comprometem a visibilidade, porém o sensor de estacionamento ajuda bastante nas manobras. As lanternas são horizontais, com pontas triangulares, que invadem a tampa do porta-malas.
ESPAÇOSO Como todo bom sedã, o Jetta faz valer o principal quesito do segmento: o espaço. Além de ter um porta-malas generoso, com dispositivos que facilitam o rebatimento do encosto do banco traseiro, o modelo é espaçoso por dentro. Até mesmo os passageiros de trás viajam confortavelmente, com as pernas bem apoiadas. Somente no centro do banco traseiro há os inconvenientes do túnel no assoalho e o encosto saliente, que causam desconforto. Para o motorista, há banco com ajustes elétricos, inclusive lombar, e volante de boa pega, com regulagens de altura e distância, que favorecem a melhor posição de dirigir. Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, com abas laterais, mas são um pouco duros. O modelo tem de série cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, sendo os dianteiros com pré-tensionadores.
POR DENTRO O acabamento interno do Jetta TSI é impecável, com material de boa qualidade, revestimento em couro nos bancos e plástico emborrachado no painel, que tem um visor central sensível ao toque. Os instrumentos de fundo preto são de fácil visualização e os comandos estão bem localizados no painel e nas portas. Para completar, o carro tem amplo pacote de itens de série, que inclui airbags frontais, laterais e de cabeça, isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças e ar-condicionado Climatronic de duas zonas.
PERFORMANCE A esportividade do Jetta TSI vem do motor 2.0, que usa turbocompressor e sistema de injeção direta, garantindo respostas imediatas aos comandos do motorista. O quatro cilindros trabalha em silêncio, com arrancadas nervosas e retomadas de velocidade seguras. É preciso dosar o peso do pé no acelerador para não sair cantando pneu. Aliado ao motor, um eficiente câmbio automatizado (e não automático, como quer a VW) de seis velocidades, com dupla embreagem (DSG), que garante trocas de marchas quase imperceptíveis e total aproveitamento do torque. O sedã tem uma performance empolgante. E o consumo é bem razoável: cerca de 7km/l na cidade e 12km/l na estrada, indicado no computador de bordo.
ELETRÔNICA A direção com assistência elétrica foi bem calibrada, tornando-se leve na medida em manobras e firme em velocidades elevadas. O sistema de freios com a sopa de letrinhas – ABS, ASR e EDL – é eficiente em situações de emergência. A eletrônica garante total equilíbrio, com controles de tração e estabilidade. O carro faz curvas com segurança, mas transfere um pouco as irregularidades do solo para dentro. Os pneus de perfil baixo certamente contribuem para o problema. No geral, o Jetta tem muito mais a oferecer do que aparenta. É uma opção interessante para quem procura conforto, tecnologia, espaço e performance.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, a gasolina, 1.984cm³ de cilindrada, 16 válvulas, turbo, que desenvolve 200cv de potência máxima a 5.100rpm e 28,5kgfm de torque máximo a 1.700rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automatizado de dupla embreagem DSG Tiptronic de seis marchas
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida elétrica (Servotronic)
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, independente, com braços múltiplos e barra estabilizadora / 7 x 17 polegadas (em liga leve) / 225/45 R17
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e rígidos na traseira, com ABS, ASR, EDS e MSR
CAPACIDADES
Tanque, 55 litros; de carga (passageiros e bagagem), 565 quilos
PESO
1.375 quilos
EQUIPAMENTOS
SÉRIE
CONFORTO/CONVENIÊNCIA - Porta-revistas no encosto do banco do passageiro, para-sóis iluminados e com espelhos, luzes de leitura frontais, porta-copos, porta-óculos, porta-garrafas, banco traseiro bipartido, porta-malas com iluminação e rede porta-objetos, comando elétrico dos vidros com um toque, travamento elétrico das portas e porta-malas com controle remoto, abertura interna elétrica do porta-malas, computador de bordo, display de temperatura externa, retrovisor interno noite/dia, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, kit de ferramentas, ar-condicionado Climatronic de duas zonas, descansa-braço central dianteiro com jumbo box, porta-luvas com iluminação, saída de ar-condicionado e chave, rádio RCD 510 Touchscreen e oito alto-falantes, Bluetooth, entrada auxiliar para fonte de áudio externa no console central dianteiro, entrada USB no porta-luvas, protetor de cárter, espelho retrovisor externo aquecido e eletricamente rebatível, aviso sonoro de faróis ligados, sensor de chuva, controle automático de velocidade, bancos dianteiros Sport Comfort com oito ajustes manuais e aquecimento, volante multifuncional com controles do Tiptronic, Coming & Leaving Home, sensor crepuscular, bússula e direção Servotronic.
APARÊNCIA - Bancos, alavanca de câmbio e volante com revestimento em couro, painel com acabamento emborrachado, detalhes internos cromados, rodas de liga leve aro 17 polegadas, para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria e saída de escapamento dupla cromada.
SEGURANÇA - Vidros elétricos com proteção antiesmagamento, desembaçador do vidro traseiro, três apoios de cabeça traseiros, sistema de freios com ABS, ASR, EDL e ESP, airbags frontais, de cabeça e laterais, alarme antifurto, isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças, farol de neblina e aviso sonoro de não utilização do cinto de segurança.
OPCIONAL
Teto solar elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico de altura e do apoio lombar e pintura metálica.
QUANTO CUSTA
O novo Jetta é vendido na versão de entrada Comfortline 2.0 flex, com câmbio manual, por R$ 65.755. Já a versão 2.0 TSI Highline tem preços que vão de R$ 89.520 a R$ 96.740.
Notas (0 a 10)
Desempenho 10
Espaço interno 9
Porta-malas 9
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 10
AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A qualidade da pintura é boa. A tampa do porta-malas está descentralizada e o capô tem boa montagem. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. REGULAR
VÃO DO MOTOR
Quando aberto, o capô tem sustentação por meio de vareta manual. Montado transversalmente, o motor de quatro cilindros preenche todo o vão, limitando bem o acesso à manutenção de vários componentes. Tem isolante termo-acústico no painel de fogo e acústico, no interno do capô, sendo satisfatório o resultado em insonorização. Os itens de verificação constantes têm fácil identificação e manuseio, menos o reservatório de fluido de freio. REGULAR
ALTURA DO SOLO
Não foram notadas interferências com o solo no percurso misto de testes, numa utilização normal e prudente do veículo, rodando sobre piso irregular. Por prevenção, tem chapa plástica (resistência limitada), que engloba toda a zona inferior do motopropulsor. POSITIVO
CLIMATIZAÇÃO
O sistema é o Climatronic automático digital, com opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, sete velocidades da caixa de ar e quatro de direcionamento do fluxo de ar, além de difusor de ar duplo ajustável no final do console central para os passageiros de trás. Apresentou bom funcionamento, com baixo tempo para dar a sensação de conforto no habitáculo e ausência de admissão de gases/fumaça do externo, quando se usa o recírculo de ar interno. O interno do porta-luvas tem saída climatizada. O nível de ruídos de funcionamento é satisfatório, mesmo na máxima velocidade. POSITIVO
FREIOS
O sistema tem ABS com ESP, EDL e ASR integrados e bem calibrados. O pedal de freio tem boa sensibilidade, sem ser imediato demais. As suas reações são equilibradas nos dois eixos e apresentou ótimo comportamento dinâmico, mesmo no uso mais severo e esportivo, com boa resistência térmica. O freio de estacionamento sustenta o automóvel em aclive/declive. Em frenagem simulada de emergência, apresentou boa desaceleração sem alteração da trajetória imposta. POSITIVO
CÂMBIO
É automatizado com seis marchas (DSG com dupla embreagem) e tem opção de condução no modo manual sequencial, com toques na própria alavanca e aletas, incorporadas atrás do volante, limitado as rotações do motor, e automático esportivo (posição S). As relações de marchas estão muito bem escalonadas e proporcionam ótima dinâmica do veículo no uso misto (cidade/estrada), ajudados pelo turbo. As respostas em kick-down são eficientes, imediatas, e as trocas, rápidas e sem trancos. O quadro de instrumentos tem display informando o modo de condução e marcha selecionada. POSITIVO
MOTOR
É notável a sua performance para a sua cilindrada (2.0) e arquitetura do motor. O funcionamento é bem elástico e silencioso, com a entrada do turbo suave e com ótima progressividade. As retomadas de velocidade e aceleração são excelentes para os 1.375 quilos. Proporciona uma dirigibilidade prazerosa, ágil, muito agradável e segura no uso na cidade e em rodovias. POSITIVO
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. POSITIVO
NÍVEL DE RUÍDOS INTERNOS
Os ruídos no habitáculo são poucos e o efeito aerodinâmico razoável em alta velocidade. REGULAR
SUSPENSÃO
O conforto de marcha é limitado já com somente condutor e tem perda significativa quando carregado (quatro pessoas) e usando a pressão dos pneus (série 45) recomendada para esta condição, porém em nível aceitável para um automóvel esportivo devido ao alto handling proporcionado. A estabilidade é muito boa no uso em geral, pela ótima precisão em curvas de raios variados com inclinação moderada da carroceria. Numa utilização bem esportiva, entram em ação no limite de aderência lateral e direcional os eficientes sistemas eletrônicos de estabilidade e tração. POSITIVO
DIREÇÃO
A coluna de direção tem ajuste em altura e profundidade e a pega no aro do volante é muito boa. O diâmetro de giro em manobras apertadas é bom, assim como a velocidade do efeito retorno. A precisão na reta e em curvas feitas em alta velocidade é boa e o sistema assistido (Servotronic elétrico) tem excelente sensibilidade, firmeza e reações homogêneas, sendo confortável e com boa leveza no uso urbano. POSITIVO
ILUMINAÇÃO
O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e o sistema, sensor crepuscular. O novo grupo óptico anterior é com dupla parábola (lâmpadas halógenas), mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Apresentou boa eficiência em iluminação na luz baixa/alta. Tem luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas, para-sóis e base inferior dos retrovisores. Na zona do teto, a iluminação é composta por uma lanterna dupla/spots fixos junto ao retrovisor e outra lanterna bipartida para os passageiros de trás, com bom resultado. REGULAR
ESTEPE/MACACO
O estepe está instalado no porta-malas. A roda é em aço e o pneu é diferente dos de uso em características técnicas, o que não é funcional e prático numa viagem (estepe 205/55R16 91V – uso 225/45R17 91W). O kit de troca está encaixado dentro do aro da roda. A operação de troca é normal, mas é preciso retirar as coberturas plásticas que encobrem as cabeças dos parafusos com dispositivo próprio. Contra o furto, existe porca autoadaptadora. REGULAR
LIMPADOR DO PARA-BRISA
Os eficientes esguichos são do tipo spray em V, que, quando acionados, ativam automaticamente o sistema de varredura, atingindo ótima área, com palhetas de qualidade. É fácil o reabastecimento de água no reservatório dentro do vão do motor. O sistema tem sensor de chuva. POSITIVO
FERRAMENTAS
Tem uma chave de fenda, conjugada com Philips. POSITIVO
ALARME
O sistema é completo, com proteção volumétrica no habitáculo, contra a invasão pela quebra dos vidros; e perimétrica das partes móveis, contra abertura forçada. Chave de ignição é do tipo canivete codificada. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente se continuar pressionando a tecla. O sistema antiesmagamento funcionou bem. POSITIVO
VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado pela fábrica é 510 litros, que foi confirmado pela nossa medição.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro filho, da Tecnodan.