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Volkswagen Gol Rallye 1.6 - Um campeão com firulas

VW Gol Rallye demonstra nas avaliações as suas qualidades e algumas deficiências. Confira todos os detalhes do hatch compacto, que tem uma boa lista de equipamentos

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AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria

A

qualidade da pintura é boa. As quatro portas estão desniveladas. Os

recobrimentos plásticos das curvaturas dos para-lamas, soleiras e

para-choques têm boa montagem. O capô e a tampa traseira tem montagem

satisfatória. REGULAR

Vão do motor

isolante acústico somente no painel de fogo, sendo o resultado da

insonorização em relação ao habitáculo razoável com o motor em alta

rotação. A tampa do cabeçote e os coletores de admissão e descarga não

têm acabamento plástico superior. A sistematização dos vários

componentes é racional, e o acesso à manutenção em geral, mesmo na

posição de montagem transversal do motor, é boa. POSITIVO

Altura do solo

Não

tem de série chapa em aço protetora para a zona inferior do

motopropulsor. Não ocorreram interferências com o solo no nosso percurso

misto de provas favorecido pela elevação das suspensões. POSITIVO

Climatização

Os

quatro difusores de ar do painel têm formato circular e o corpo interno

das aletas direcionais giram 360 graus. A vazão de ar é boa, e a

rumorosidade de funcionamento, aceitável. Não ocorreu admissão de

gases/fumaça. Os comandos manuais de temperatura, velocidade e direção

do fluxo têm boa dimensão e pega. O controle do recírculo é por meio de

haste deslizante e a tecla do ar-condicionado tem boa identificação

quando o sistema está ligado. POSITIVO

Freios

Apresentaram

bom comportamento dinâmico no uso misto. O pedal de freio tem boa

sensibilidade e o ABS está bem calibrado. As suas reações são homogêneas

nos dois eixos, e a desaceleração foi balanceada e eficiente em

frenagem de emergência simulada sobre asfalto seco e terra batida. O

freio de estacionamento atuou normalmente. POSITIVO

Câmbio

A

transmissão é do tipo automatizada e as trocas são realizadas por

sistema eletro-hidráulico, com controle eletrônico e três programas de

condução. No quadro de instrumentos tem display informando a opção

selecionada. As letras D, N, R e símbolos e ?, quando selecionados e

reconhecidos pelo programa, têm iluminação destacada na base da alavanca

no console central. Apresentou melhor funcionamento e rapidez no

reconhecimento de trocas sucessivas em manobras de

garagem/estacionamento, em que é preciso selecionar a ré, 1ª marcha e N.

Numa utilização normal do veículo, as trocas estão mais suaves, com

mínima queda da rotação do motor na passagem das marchas. Na prova de

arrancada em subida acentuada, muito comum em Belo Horizonte, ao tirar o

pé do freio e acelerar imediatamente, ocorre um pequeno deslocamento

para trás e, depois do acoplamento da embreagem, o veículo sai da

inércia muito lentamente. Nas reduções automáticas ou solicitadas (por

meio de toques na alavanca principal ou nas aletas incorporadas ao

volante), tem função punta taco muito útil e é evidente o ganho no

funcionamento em geral deste câmbio em relação ao de primeira geração. POSITIVO

Motor

O

sistema flex funcionou bem com boa partida a frio com álcool no tanque,

além de partida a quente imediata. Mesmo com o motor pouco aquecido, a

marcha lenta foi linear e a aceleração progressiva. A performance

agrada, no uso urbano e em rodovias, para a cilindrada e massa do

veículo. Com bagagem, três adultos e ar-condicionado ligado, ainda

proporciona dirigibilidade razoável no uso misto, com aceleração e

retomadas de velocidade satisfatórias. A curva desse motor, que tem o

torque máximo (15.6kgfm a 2.500rpm ? álcool) em baixa rotação, contribui

bastante na condução urbana e em rodovias com velocidade limitada. POSITIVO

Vedação

Boa contra água e poeira. POSITIVO

Nível interno de ruído

O

efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade.

Ao trafegar sobre pisos irregulares, surgem vários pequenos ruídos no

habitáculo. NEGATIVO

Suspensão

O conforto de

marcha merecia um melhor acerto para um hatch leve com motor de potência

limitada. As transferências das imperfeições do solo são evidentes,

principalmente no eixo traseiro, com somente condutor, piorando quando

carregado e com a pressão estabelecida para esta condição. Os pneus da

série 55 não contribuem neste quesito, somente no handling. Apresentou

boa estabilidade em curvas de raios variados com o veículo em alta

velocidade pela inclinação mínima da carroceria, precisão e rapidez no

contorno das mesmas. REGULAR

Direção

Para

esta versão específica Rallye, que induz um uso mais constante sobre

piso irregular e estrada de terra batida, os pneus homologados poderiam

ser de uso misto da série 70, montados em aros de 14 polegadas e não da

série 55 aro 15, que são muito vulneráveis a buracos, cortes laterais,

deformações e rompimento com empeno do aro de liga leve. A coluna de

direção tem regulagem angular em altura e distância, com ótimo curso, e o

volante, boa pega. A precisão na reta e em curvas (terra batida seca e

asfalto) é satisfatória. O diâmetro de giro satisfaz, assim como a

velocidade do efeito/retorno. REGULAR

Iluminação

luz de cortesia somente nos para-sóis. O farol tem dupla parábola e

apresentou boa eficiência no baixo e no alto (claridade, abertura e

alcance) e conta com auxiliares de neblina conjugados aos de longo

alcance (sem tela protetora contra pedras) embutidos no para-choque. Não

tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada.

Quadro de instrumentos, console central e interruptores dos painéis de

porta têm fácil identificação noturna. Na frente tem plafonier com duplo

spot fixo integrado, o mesmo para o banco traseiro, com bom resultado

em iluminação. REGULAR

Limpador do para-brisa

Os

esguichos são do tipo spray em V, com boa vazão e abertura de água, que

atinge todo o para-brisa. As palhetas apresentam boa qualidade e varrem

boa área. No vidro traseiro, o sistema também é eficiente. O

reservatório de água instalado dentro do vão do motor tem fácil acesso. POSITIVO

Estepe/macaco

O

estepe tem a roda em aço e o pneu na medida 175/70 R14T, diferente dos

de uso, 205/55 R15 em roda de liga leve. Essa solução, que não é

funcional no Brasil, altera completamente o comportamento dinâmico do

automóvel, no caso de uso em rodovias, em que a velocidade máxima

recomendada é de 80km/h, o que causa transtorno numa viagem, obrigando a

imediata reparação do pneu/roda danificado. A operação de troca é

normal. NEGATIVO

Alarme

O sistema é completo,

com chave de ignição codificada e proteção perimétrica das partes

móveis e volumétrica dentro do habitáculo. Ao dar comando para travar as

portas, por meio de controle remoto inserido na própria chave, os

vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem. POSITIVO

Volume do porta-malas

O

declarado pela fábrica é de 285 litros e o encontrado com o banco

traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada foi de 272

litros.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.

Ficha técnica
Motor

Dianteiro,

transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, gasolina/etanol,

1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve 101cv (g)/104cv (e) de potência a

5.250rpm e torque máximo de 15,4kgfm (g)/15,6kgfm (e) a 2.500rpm


Transmissão

Tração dianteira, câmbio automatizado de cinco marchas


Direção
Pinhão e cremalheira, hidráulica (opcional)


Freios
Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros, com ABS opcional

 

Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira,

independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais e

barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braços

longitudinais/roda de liga leve/6 x 15 polegadas/205/55 R15


Capacidades

Tanque, 55 litros; porta-malas, 285 litros; peso de 971 quilos; carga (passageiros e bagagem), 440kg.


Dimensões (A x B x C x D x E) (m) (*)
3,89 x 1,65 x 1,46 x 2,46 x 1,87


Desempenho (**)
Velocidade máxima -190km/h (g)/192km/h (e)
Aceleração até 100 km/h - 10,7s (g)/10,4s (e)

Consumo (**)
Cidade - 13,1km/l (g)/8,8km/l (e)
Estrada - 18,5km/l (g)/12,4km/l (e)

(*)

A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos e E: medida de

conforto (distância entre o pedal do freio e o encosto do banco

traseiro)
(**) Dados dos fabricantes
ND - Não disponível
(g) gasolina e (e) etanol


Quanto custa?
O

novo VW Gol Rallye 1.6 é vendido a partir de R$ 40.700, com câmbio

manual. Já com o câmbio automatizado I-Motion, o preço parte de R$

43.360 e chega aos R$ 52.020, com todos os opcionais.


EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
-

Computador de bordo, câmbio automatizado ASG, porta-objetos nos painéis

das portas, console central estendido, direção hidráulica,

limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro, vidros elétricos

dianteiros, travamento central das portas, sensor de estacionamento,

retrovisores externos elétricos, abertura elétrica interna do

porta-malas, temporizador do limpador do para-brisa, para-sóis

iluminados, coluna de direção com regulagem de altura e distância.

Aparência -

Bancos dianteiros com a logo Rallye, anel do difusor de ar em cinza

satin, painel de instrumentos em duas cores, rodas de liga leve aro 15

polegadas, para-choques dianteiros off-road, retrovisores na cor do

veículo, faróis máscara negra e lanternas traseiras escurecidas,

maçanetas em preto fosco, para-choque traseiro com aplique em cinza

cross, luzes de seta nos retrovisores, spoiler traseiro preto, moldura

da caixa de rodas off-road e soleira preta.

Segurança -

Cintos de segurança laterais traseiros retráteis, faróis de neblina

Dual Action, dois apoios de cabeça traseiros, brake light integrada à

tampa traseira, regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros e

imobilizador eletrônico de motor.

OPCIONAIS
Banco

traseiro com encosto bipartido, ar-condicionado, vidros elétricos,

travamento central com controle remoto, chave canivete com controle

remoto, luzes de leitura, destravamento da tampa traseira na chave,

alarme, imobilizador eletrônico com alarme antifurto, air bag duplo,

ABS, rádio CD Player com I-System, MP3, SD-Card, Bluetooth e entrada

para iPod e volante multifuncional.

Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 7
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 7
Segurança 6
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 6
Acabamento 7
Custo/benefício 7