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Volkswagen Eos 2.0 TSI - Conversível bem recheado

Cupê esportivo VW Eos tem ampla lista de equipamentos de série, que inclui vários itens de segurança. Confira como o modelo se saiu nas avaliações e veja seus detalhes

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Foto:

AVALIAÇÃO TÉCNICA

Acabamento da carroceria
A

pintura tem bom acabamento. As portas apresentam pontos com

desnivelamento em relação à carroceria. O capô e a tampa do porta-malas

têm montagem satisfatória. A capota elétrica retrátil apresentou bom

funcionamento (abertura/fechamento) com encaixes perfeitos, alinhados e

centralizados. A montagem dos faróis, lanternas, retrovisores e

para-choques está bem feita. As portas e laterais traseiras não têm

friso protetor.  

Vão do motor
O capô tem

bom ângulo de abertura e é sustentado por mola a gás. O resultado do

isolamento acústico do vão é satisfatório em relação ao habitáculo

(capota fechada). O acesso à manutenção é razoável, apesar do motor e

seus componentes externos (filtro de ar, bateria, caixa de fusíveis,

reservatório de expansão etc.) preencherem bem o vão.  

Altura do solo
Para

um automóvel esportivo, com motor de boa potência, a altura do solo é

razoável e não ocorreram interferências numa condução normal e

cautelosa quando o carro roda sobre piso irregular. Por prevenção, tem

chapa metálica em alumínio, que integra toda a zona inferior do

motopropulsor e parte da suspensão dianteira.

Climatização
É

automático digital. Apresentou ótimo funcionamento, com boa vazão de ar

pelos difusores do painel e tem opção de regulagem e temperatura

diferenciada para condutor e passageiro. Está bem vedado com somente

recírculo.

Freios
Apresentaram bom

comportamento dinâmico na cidade e em rodovias. O pedal de freio tem

ótima sensibilidade e relação. A desaceleração é uniforme, rápida e sem

alteração da trajetória. O ABS tem boa calibração e o freio de

estacionamento, que atuou normalmente, com alavanca junto ao banco do

condutor.  

Câmbio
É automático, com seis

marchas, do tipo Tiptronic, com dupla embreagem e opção de uso manual

sequencial, por meio de aletas incorporadas ao volante e também com

toques na alavanca principal. As relações de marchas/diferencial estão

muito bem definidas para esta motorização com turbo e massa do

automóvel, proporciona uma dirigibilidade prazerosa, sem trancos e

trocas muito rápidas. As respostas em kick-down são imediatas e a

aceleração é instantânea e progressiva. Tem opção de uso mais esportivo

com a alavanca na posição S. O quadro de instrumentos tem display

informando o modo e marcha selecionada.  

Motor
É

brilhante a sua performance, e o turbo está bem dimensionado.

Proporciona uma dirigibilidade muito agradável no uso misto. A

aceleração é excelente e muito rápida e as retomadas de velocidade,

notáveis. A calibração do turbo com o gerenciamento eletrônico está

muito bem elaborada com ausência de trancos, favorecido pela ampla

faixa de torque máximo de 28,5kgfm, atuando de 1.700rpm a 5.000rpm. O

nível de ruídos de funcionamento é baixo.  

Vedação
Boa contra a poeira e água. A capota retrátil faz boa vedação em relação ao habitáculo.
 
Nível interno de ruído
Com a capota fechada, o nível interno de ruídos é moderado, assim como o efeito aerodinâmico.  

Suspensão
O

conforto de marcha é limitado, com significativa transferência das

imperfeições do solo para dentro, quando o carro roda sobre piso

irregular usual urbano e em estradas mal conservadas. A estabilidade é

notável, com excelente rapidez em curvas de raios variados e mínima

inclinação da carroceria. Numa condução bem esportiva, atuaram com

eficiência os controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Direção
A

precisão na reta e em curvas é muito boa. A coluna de direção tem

ajuste em altura e distância, com ótimo curso e boa pega no volante. A

velocidade do efeito-retorno e o diâmetro de giro satisfazem. O modelo

é equipado com sistema ativo de proteção contra capotamento (ARP), que

detecta o limite da inclinação lateral e a velocidade imposta.

Iluminação
Tem

sensor crepuscular. O grupo óptico dianteiro é bi-xenon, com ótima

eficiência na luz baixa e alta, auxilio de faróis de neblina embutidos

no para-choque, facho alto direcional conforme o esterçamento da

direção e regulagem automática de altura em função da carga

transportada. As lanternas traseiras são com LEDs. Tem luz de cortesia

na zona dos pés de todos os ocupantes, para-sóis, porta-luvas e

porta-malas. Junto ao retrovisor, há um plafonier, com duas

lanternas/spots fixos integrados.

Limpador do para-brisa
O

sistema tem sensor de chuva. Os esguichos são do tipo spray em V e

palhetas de boa qualidade varrem uma área satisfatória. É fácil o

acesso ao reservatório de água, instalado dentro do vão do motor.  

Estepe/macaco
O

estepe é do tipo de emergência, com dimensões especiais e para somente

pequenos percursos a baixa velocidade. Está instalado no fundo do

assoalho, dentro do porta-malas. Ao seu lado, dentro de caixa plástica,

está o kit de troca. A operação de troca é normal, mas é necessário

retirar as tampas plásticas de acabamento que encobrem a cabeça das

porcas, com grampo que vem no kit. Tem porca auto-adaptadora antifurto.

Devido à baixa qualidade de algumas ruas urbanas e rodovias, os pneus

homologados para o Brasil da série 45 são extremamente vulneráveis a

buracos e têm altíssimo custo de reposição.  
Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Philips.

Alarme

A

chave de ignição é do tipo canivete com transponder. Tem proteção

perimétrica das partes móveis contra abertura forçada e a volumétrica,

contra a invasão através da quebra dos vidros. Ao dar comando para

travar as portas, os vidros sobem automaticamente se continuar

pressionando a tecla e o sistema antiesmagamento atuou com eficiência.

Volume do porta-malas
O

declarado é de 205 litros, com a capota aberta, e de 380 litros, com a

capota fechada, os mesmos números encontrados na nossa medição.
 
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan


EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

Conforto/conveniência ? Ar-condicionado climatronic de

duas zonas, descansa braço central dianteiro com tomada 12V, bancos

revestidos em couro, bancos dianteiros esportivos com aquecimento

individual e ajuste lombar elétrico, Sistema Easy-Entry, rádio

CD/Player MP3 com acumulador para seis CDs, oito alto-falantes,

para-sóis iluminados com espelho de cortesia, travamento central com

controle remoto para as portas, porta-malas e tampa do tanque de

combustível, volante de direção multifuncional revestido em couro e com

aletas para trocas de marchas, computador de bordo, função

Coming/Leaving home, iluminação de cortesia na área dos pés,

porta-luvas com chave, iluminação e possibilidade de refrigeração,

dispositivo para cargas longas no encosto do banco traseiro, farol

bi-xenon, regulagem automática do facho dos faróis, direção

servotronic, espelho retrovisor interno com antiofuscante automático,

retrovisores externos com controle elétrico, rebatível, com aquecimento

e recolhimento automático ao engate da ré, sensor de chuva, controlador

de velocidade (piloto automático), estepe com roda compactada aro 16

polegadas, coluna de direção ajustável em altura e distância, vidros

elétricos, defletor de vento.
 
Aparência ?

Frisos internos e pedaleiras em alumínio, contorno cromado nas saídas

de ar, revestimento do teto em preto, lanterna traseira com LEDs,

moldura da grade do radiador cromada, para-choques e retrovisores

pintados na cor da carroceria, rodas de liga leve com aro de 17

polegadas.
 
Segurança ? Lavador dos faróis,

airbag para motorista e passageiro, air bag lateral com proteção

combinada para cabeça, faróis de neblina, cintos de segurança

automático de três pontos, controle de desgaste  da pastilha de freio,

ABS, ASR, ESP, alarme antifurto, freios a disco nas quatro rodas,

lanterna traseira de neblina, sensor de estacionamento traseiro e

sistema de proteção em caso de capotamento.

OPCIONAIS
Não tem.

Com a capota aberta, modelo ganha aspecto bem mais agressivo



FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro,

transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, 1.984cm³

de cilindrada, que desenvolve 200cv de potência a 6.000rpm e torque

máximo de 28,5kgfm a 4.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio automático de seis marchas Tiptronic DSG

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS
Discos ventilados dianteiros e sólidos traseiros, com ABS, ASR e ESP
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, McPherson; traseira, independente, com braços transversal e longitudinal
RODAS
De liga leve/7 x 17 polegadas
PNEUS
235/45 R17

CAPACIDADES
Tanque, de 55 litros; carga útil (passageiros e bagagem), 460 quilos

PESO
1.560kg

NOTAS (0 a 10)
QUANTO CUSTA
O VW Eos tem preço sugerido de R$ 161.800.

Desempenho     10
Espaço interno    8
Porta-malas    8
Suspensão/direção    9
Conforto/ergonomia    8
Itens de série/opcionais     10
Segurança    9
Estilo    9
Consumo    8
Tecnologia    9
Acabamento    9
Custo/benefício    8