O VW Polo 2018 foi lançado no Brasil no fim de setembro de 2017. Com um projeto maduro, que vai além da aparência externa, o modelo é construído sobre a moderna plataforma compacta MQB, feita com materiais nobres que não só asseguram o bom desempenho em segurança – o Polo ganhou nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP –, mas também possibilitam equipar o hatch com conteúdos tecnológicos. O modelo teve boa aceitação do mercado, estrelando em quarto lugar no ranking geral de emplacamentos em 2018.
Interior do Polo MSI
O espaço do Polo é bom para um compacto. Como no banco de trás de quase todos os modelos, o passageiro central não viaja com muito conforto. O porta-malas tem bom espaço e ainda abriga o estepe, que é de uso temporário, mas falta iluminação e nem todo o compartimento tem acabamento acarpetado. A abertura do compartimento pode ser feita por um botão no console ou no chaveiro, mas uma maçaneta daria mais praticidade no manuseio.
Se por um lado o banco do motorista conta com ajuste em altura, por outro a coluna de direção não traz qualquer ajuste, reduzindo as chances de acomodar bem o condutor. Para ajustar os retrovisores é preciso fazer alongamento, já que os comandos são manuais.
O acabamento do VW Polo 2018 é simples, com predomínio do plástico. Os bancos são revestidos em tecido, assim como o apoio de braço do console central. Um aplique em tecido nos painéis de porta dianteiros e tapetes acarpetados elevam o padrão do interior. Já as guarnições de porta traseiras não têm aplique em tecido.
Motor 1.6 do Polo 2018
O desempenho dessa versão do Polo leva o motorista a desconfiar que debaixo do capô não tem um motor 1.6, mas um de menor volume. O acerto dado ao conjunto mecânico foi focado no baixo consumo de combustível, em detrimento da performance. As relações de marcha são longas, e, para conseguir respostas melhores, é preciso trabalhar com o giro do motor nas alturas, ainda assim tudo muito gradual.
Por esse motivo, quando o motorista impõe seu ritmo ao veículo, o consumo de combustível não é baixo. Curioso é que os números de potência, aceleração até os 100km/h e velocidade máxima desse motor são muito parecidos com os do 1.0 TSI, mas o brilho da versão turbo está no torque superior disponível em rotações mais baixas. A suspensão tem bom acerto entre conforto e estabilidade, e a direção com assistência elétrica tem peso adequado para cada situação.
Vale a pena comprar o Polo 2018?
O Polo 1.6 MSI carrega a cruz de ser a primeira versão abaixo da Comfortline 200 TSI, equipada com o brilhante motor 1.0 turbo. Em contrapartida, a versão em teste custa R$ 11 mil a menos que a superior imediata. Mas é impossível não questionar se vale a pena fazer esse upgrade. Se acrescentar essa quantia não for pesar muito no bolso do comprador, é preciso levar em conta que ele vai levar pra casa mais que um motor mais esperto e um câmbio automático de seis marchas.
Itens que são opcionais da unidade testada, como as rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema multimídia, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade – que somam quase R$ 2.700 – já são de série na versão Comfortline.
Concorrentes
Essa versão do Polo, assim como os concorrentes escolhidos, está no limiar entre seus representantes de entrada e os superiores, já equipados com câmbios automático ou automatizado. Dando uma geral entre os itens de série dos concorrentes, o Polo 1.6 MSI se destaca pelos quatro airbags de série.
Fiat Argo Drive 1.3
Já o Fiat Argo Drive 1.3 oferece de série a mais o sistema multimídia. O Ford Fiesta SE 1.6 tem a mais regulagem elétrica dos retrovisores, sensores de estacionamento traseiros, sistema multimídia e volante com regulagem de altura e distância.
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6
O Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 não se destaca muito pelo conteúdo de série, sendo o mais simples de todos. O Chevrolet Onix LT 1.4 traz sistema multimídia e sensores de estacionamento traseiros.
Toyota Etios X Plus 1.5
O adversário mais bem equipado é o Toyota Etios X Plus 1.5, que traz de série rodas de liga leve de 15 polegadas, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.
CONECTIVIDADE
A versão testada estava equipada, como opcional, com o sistema multimídia Composition Touch com App-connect. A tela de cinco polegadas é tátil. As mídias disponíveis são rádio, entrada USB, cartão SD e Bluetooth (com streaming). A principal função integrada é a telefonia, mas é possível espelhar o smartphone e usar diversos aplicativos úteis, como algum de navegação. O Polo traz de série um suporte para celular, com tomada USB integrada, muito prático.
Ficha técnica Volkswagen Polo 1.6 2018 Motor Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, flex Potência 110cv (gasolina) e 117cv (etanol) a 5.750 rpm Torque 15,8kgfm (g) e 16,5kgfm (e) a 4.000rpm Transmissão Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas Suspensão Dianteira, independente tipo McPherson; e traseira interdependente, com braços longitudinais Rodas/Pneus Liga leve de 5,5 x 15 polegadas (opcional) / 185/65 R15 Freios Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com assistência ABS Porta-malas 427 litros Tanque 52 litros
Itens de série do VW Polo 2018
Airbags dianteiros e laterais; freios ABS; cintos de segurança e apoios de cabeça para todos os ocupantes; sistema Isofix/Top Tether para fixação de assentos infantis; travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível; vidros elétricos com função "um toque" nos dianteiros; ar-condicionado; direção elétrica, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura; banco traseiro com encosto rebatível; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; limpador do para-brisa com temporizador; rodas de aço aro 15 polegadas com pneus 185/65 R15 e calotas; roda sobressalente compacta; revestimentos dos bancos em tecido; para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro; computador de bordo; sistema de alarme com comando remoto; quatro alto-falantes; antena no teto; e sistema áudio Media Plus, com rádio AM/FM, Bluetooth, MP3 Player e entradas USB, cartão SD e auxiliar.
Opcionais
Pintura metálica (R$ 1.490); Connect Pack (R$ 2.670), com assistente de partida em aclive, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, rodas de liga leve 15 polegadas Design Viper com pneus 185/65 R15, sistema multimídia Composition Touch com App-connect e volante multifuncional.
Quanto custa
O Volkswagen Polo 1.6 MSI tem preço sugerido de R$ 56.090. Com os equipamentos descritos, a unidade testada custa R$ 60.250.
Notas (0 a 10)
Desempenho 7
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 7
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 7
VW POLO 1.6 MSI x CONCORRENTES
VW POLO 1.6 MSI x FIAT ARGO DRIVE 1.3 x FORD FIESTA SE 1.6 x HYUNDAI HB20 COMF. PLUS 1.6 x TOYOTA ETIOS X PLUS 1.5 x CHEVROLET ONIX LT 1.4
Potência (cv) 110(g)/117(e) 101(g)/109(e) 125(g)/128(e) 122(g)/128(e) 102(g)/107(e) 98(g)/106(e)
Torque (kgfm) 15,8(g)/16,5(e) 13,7(g)/14,2(e) 15,8(g)/16(e) 16(g)/16,5(e) 14,3(g)/14,7(e) 13(g)/13,9(e)
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,06x1,75x1,47x2,56 4,00x1,75x1,50x2,52 3,97x1,72x1,46x2,49 3,92x1,68x1,47x2,50 3,88x1,69x1,51x1,46 3,93x1,70x1,47x2,52
Peso (kg) 1.083 1.140 1.127 1.040 945 1.067
Porta-malas (litros) (**) 300 300 281 300 270 280
Velocidade máxima (km/h) (**) 189(g)/193(e) 180(g)/184(e) ND ND ND ND
Aceleração até 100km/h (s) (**) 9,9(g)/9,6(e) 11,8(g)/10,8(e) ND ND ND ND
Consumo cidade (km/l) (***) 12(g)/8,2(e) 12,9(g)/9,2(e) 12(g)/8,2(e) 11,6(g)/8,1(e) 12,4(g)/8,3(e) 12,5(g)/8,6(e)
Consumo estrada (km/l) (***) 13,9(g)/9,5(e) 14,3(g)/10,2(e) 14,6(g)/10(e) 13,8(g)/9,9(e) 14,1(g)/9,8(e) 14,9(g)/10,2(e)
Preço (R$) 56.090 54.990 56.690 53.700 54.920 52.790
(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível