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Teste: Lexus NX200t oferece design inovador e bom desempenho

SUV japonês de luxo encanta com visual incomum e motor turbo de 238 cavalos. No entanto, Lexus NX200t custa mais caro que concorrentes tradicionais

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Teste: Lexus NX200t oferece design inovador e bom desempenho
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Visual exótico do NX200t chama atenção por onde passa


Procurando um novo SUV de luxo, mas quer fugir do ‘lugar comum’ de BMW X3 ou Range Rover Evoque? Uma alternativa é o Lexus NX 200t, da marca japonesa que pretende ampliar espaço no Brasil. Por enquanto ainda é uma opção pouco usual, mas que garante uma boa dose exclusividade pelas ruas.

VEJA FOTOS DO LEXUS NX200t!

Para os iniciados, um pequeno guia da marca: todos os modelos são batizados com uma sigla de duas letras, seguida de três numerais. Neste caso, o ‘NX’ indica um ‘Nimble Crossover’ (crossover ágil), enquanto a centena revela o tamanho do motor. Logo o ‘200t’ refere-se ao bloco 2.0 turbo a gasolina, capaz de render até 238 cv.

Importado do Japão, o veículo está disponível com preços a partir de R$ 223 mil, que é versão ‘Luxury’. Também está em oferta a versão topo de linha F-Sport, com o mesmo powertrain, mas com detalhes exclusivos de acabamento e mais itens de série. O NX 200t está abaixo do RX 350, modelo já testado pelo Vrum.

Assista ao vídeo:

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Estilo

O veículo tem estilo exótico e exibe a mais nova linguagem da marca, em especial com o formato incomum na grade dianteira, a Spindle Grille, em formato de trapézio, ladeada por luzes diurnas de LED em L. Por qualquer ângulo que se olhe, o SUV tem linhas agressivas e vincos marcantes. Mesmo na pacata cor prata do veículo que aparece nas fotos e vídeo, o modelo chama bastante atenção por onde passa.

Interior com acabamento premium com apliques de madeira



Além das luzes diurnas, todo conjunto dos faróis possui a tecnologia Full-LED, agrupados em três canhões em cada peça. A mesma solução é aplicada nas lanternas traseiras, novamente no formato de L. Na lateral, as rodas de alumínio são de 17 polegadas.

No interior, nada do estilo convencional da maioria dos SUVs. O veículo japonês abusa mais uma vez dos ângulos e cortes. O console central é emoldurado por um acabamento de aço que repete o formato Spindle Grille da grade dianteira.

O design incomum faz casamento com soluções típicas de produtos de luxo, com plásticos de qualidade e agradáveis ao toque com apliques em couro no painel, portas e console. A central multimídia também tem um detalhe ímpar: a operação é feita por um touchpad, semelhante aos dos notebooks. O topo do console, entre os difusores de ar, surge um relógio analógico.

Tampa do porta-malas abre e fecha automaticamente



Vida a bordo

Em busca do cliente com alto poder aquisitivo e disposto a comprar modelos já tradicionais no mercado como Audi, BMW ou Mercedes-Benz, a Lexus não mediu esforços para criar um interior sofisticado e com excelente acabamento. Esse cuidado se reflete nos mínimos detalhes, como o logotipo da marca gravado em parafusos nas laterais do console central.

Motorista e passageiro da frente tem controles elétricos para ajustar os bancos, que são de couro perfurado. O condutor ainda conta com o sistema smart entry: o banco recua para facilitar o acesso, além da possibilidade de travar e destravar as portas e ligar o motor com a chave no bolso. Para completar, até o ajuste do volante é feito eletricamente.

Os comandos de seta, vidros e retrovisores elétricos estão bem à mão do motorista, assim como os ajustes no console central, do sistema multimídia e ar-condicionado. O freio de estacionamento é elétrico, operado por um botão, enquanto a tela de 7” é operada num pad semelhante aos notebooks. A iluminação interna dianteira tem outro mimo: é ligada por controles touchscreen.

Luzes diurnas e faróis Full LED



A turma de do banco de trás viaja com conforto, especialmente com dois passageiros, pois o veículo não nega sua origem de SUV compacto. O encosto pode ser regulado na proporção 2%2b3, melhorando ainda mais a experiência de viagem. Nesse ponto do veículo, porém a iluminação dedicada é convencional, ou seja, ligada por botões. O carro oferece sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Um ponto negativo desta versão Luxury é o teto solar, bem simples para a proposta do modelo. No pacote F-Sport, o NX200t ganha um outro teto panorâmico, que cobre praticamente toda parte superior, com o incremento de R$ 20 mil. Mas, é claro, com vários outros itens exclusivos e equipamentos de série.

A tampa do porta malas pode ser aberta e fechada eletricamente, com comando na chave ou num botão interno. No espaço, 580 litros para bagagem, segundo dados do fabricante.

Motor 2.0 turbo tem 238 cavalos a 35,7 kgf.m de torque



Ao volante

O SUV japonês é equipado com um 2.0 16V turbo com injeção direta capaz de render até 238 cavalos a 5.600 rotações, enquanto o torque fica nos 35,7 kgf.m, disponíveis entre 1.650 rpm e 4.000 rpm, com o veículo que é abastecido somente com gasolina. O propulsor possui sistema de controle das válvulas e cabeçote integrado ao coletor de escape.

O câmbio é automático de seis velocidades, com opção de trocas manuais na alavanca de câmbio ou borboletas atrás do volante. A tração é integral permanente e o carro oferece três modos de operação: Eco, Auto e Sport, ajustando parâmetros do NX para ser mais econômico ou privilegiar o desempenho. Com o pacote F-Sport, aparece mais um modo, o Sport%2b.

Rodas de alumínio são de 17 polegada



O motor silencioso esconde a vocação para acelerar do conjunto powertrain. O NX200t consegue trafegar calmamente, mas a qualquer ímpeto do acelerador, responde com vigor garantido boa aceleração e retomada em ultrapassagens. Ao mesmo tempo, a suspensão (dianteira tipo McPherson, traseira Double Wishbone) proporciona uma ótimo conforto interno, mesmo nas nossas pistas esburacadas. O sistema dá uma boa sensação de segurança, mesmo em curvas mais fechadas.

Porém, não espere um veículo econômico. Mesmo com um moderno conjunto mecânico e auxílio do turbocompressor, o NX200t acaba bebendo bastante, especialmente se o motorista abusar no modo Sport. Segundo números oficiais do Inmetro, o SUV faz 8,6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, categoria D na média geral (e A no mesmo segmento). Em nossos testes, no entanto, trafegando em horário de pico não passou dos 5,7 km/l e em alguns momentos marcou 4,5 km/l. Num trecho da BR-040 fez 8,0 km/l.


Lanternas traseiras em LED


Conclusão

O Lexus NX 200t é uma boa opção para quer um SUV compacto de luxo e está cansado do visual de veículos das outras montadoras. Ele tem estilo arrojado que chama muito a atenção por onde passa. Também oferece bom desempenho, muito conforto e diversos mimos para condutor e passageiros.

O japonês tem motorização superior ao X3 xdrive 20i (R$ 212.511,00) e equivalente ao Range Rover Evoque SE, ambos na versão 2.0 a gasolina (R$ 209.450,00). O pacote de equipamentos de conforto e segurança é semelhante ao dos rivais. Há ainda concorrentes como o Audi Q3 2.0 TFSI Quattro S-tronic (R$ 191.488,00) e o Mercedes-Benz GLA 250 2.0 211 cv (R$ 192.333,00).

Porém o NX200t é mais caro que os modelos citados. Esta versão que aparece nas fotos vale R$ 223.000,00, enquanto o modelo com pacote F-Sport sobe para R$ 243.000,00. Assim, o japonês se configura como uma escolha para quem deseja se diferenciar ainda mais da multidão e não se importa em pagar pelo menos R$ 10 mil a mais por isso. O incremento no cheque vai se transformar num apelo por design exótico, sem abrir mão de desempenho e luxo.



FICHA TÉCNICA:

LEXUS NX200T


Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turbocompressor, intercooler, comando duplo no cabeçote e duplo comando variável de válvulas. Acelerador eletrônico e injeção direta.
Transmissão: Automática com seis velocidades. Tração integral. Oferece controle de tração.
Potência: 238 cv a 5.600 rpm.
Torque: 35,7 kgfm entre 1.650 e 4 mil rpm.
Desempenho: Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,2 segundos.Velocidade máxima: 200 km/h.
Suspensão: Dianteira independente do tipo multilink e traseira independente do double wishbone. Sistema de suspensão adaptativo variável na versão F-Sport.
Pneus: 225/65 R7 (235/55 R18 na F-Sport).
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS com EBD de série.
Dimensões: 4,63 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,64 m de altura e 2,66 m de distância entre-eixos.
Massa: 1.850 kg em ordem de marcha.
Porta-malas: 580 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.

ITENS DE SÉRIE:  Airbags frontais, quatro laterais, de cortina e de joelho para o motorista e passageiro de série, revestimento em couro no volante, manopla de transmissão, painel central, console central, portas e bancos, revestimento em madeira no painel central e portas, spoiler traseiro, barras longitudinais no teto em alumínio, escapamento duplo, lanternas traseiras de leds, luzes diurnas, faróis e lanternas e de neblina em leds, maçanetas com leds de iluminação, ar-condicionado dual zone, bancos dianteiros com regulagem elétrica, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e resfriamento, computador de bordo com funções de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações de áudio e navegação GPS, cruise control, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores externos com iluminação, regulagem elétrica, sistema de aquecimento automático, indicadores de direção, memória, antiofuscante e recurso tilt down, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, seleção de modo de condução (Eco, Normal, Sport), hill-assist, sistema multimídia com tela de LCD de sete polegadas com TV digital, GPS, entradas USB/Aux, Bluetooth, rádio, DVD, MP3/WMA e touchpad, botão de partida, teto solar elétrico com sistema antiesmagamento e acionamento por um toque, volante multifuncional, dez airbags, sensor de chuva, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

LEXUS NX200T F-SPORT: inclui rodas de liga leve de 18 polegadas, revestimento em aço escovado no painel central e portas, grade frontal em formato colmeia, ajuste elétrico do banco de motorista para lombar, função de força G e pressão do turbo no computador de bordo, head-up display, modo de condução Sport%2b, suspensão adaptativa e teto panorâmico.

Modelo tem vincos e linha agressivas por qualquer ângulo