O Volkswagen up! chegou à meia idade tão em forma que, após três anos de mercado, sua reestilização foi muito suave. Na dianteira, para-choque mais pronunciado e faróis com elementos internos bem definidos deram aspecto mais esportivo ao compacto. Um friso ligando os faróis dá a impressão de um veículo mais largo. A traseira ganhou para-choque com linhas mais definidas e lanternas escurecidas com novo padrão de cores (repare que todo o conjunto óptico ganhou uma nova cara sem mudar de formato), dando mais personalidade às linhas e uma nova assinatura visual noturna. A versão testada foi a Connect, série especial e limitada que visualmente se diferencia pelas faixas laterais, rodas diamantadas de 15 polegadas, além de teto e retrovisores em preto brilhante.
Já o interior do up! ganhou uma atenção especial nesta reestilização. O motorista agora conta com um painel de instrumentos que proporciona melhor visualização (menos na versão de entrada Take, que ainda não conta nem com conta-giros, uma economia desnecessária). A telinha do painel de instrumentos ficou maior e oferece recursos como velocímetro digital, computador de bordo e informações de áudio. A parte frontal do painel tem novas texturas, que variam de acordo com a versão. Um filete de LED ilumina todo o contorno do painel, criando um ambiente sofisticado (conteúdo não disponível na versão de entrada). A VW ficou devendo iluminação dos comandos dos vidros elétricos, trava e ajustes elétricos dos retrovisores.Também a partir da versão intermediária Move, o up! traz um novo volante multifuncional revestido em couro.
CONECTIVIDADE A série especial Connect tem o teto forrado com tecido preto, a mesma cor do acabamento plástico que envolve as colunas, resultando em um interior mais esportivo. Esta versão também é a única que traz de série o sistema Composition Phone, que funciona com o aplicativo Maps %2b More. O sistema multimídia oferece rádio, Bluetooth, entradas USB e auxiliar, além de telefonia, funcionando a partir de uma tela de cinco polegadas (não tátil). Usado com o smartphone, por meio do aplicativo, você acrescenta navegação a esse pacote. O uso do aplicativo é também uma forma de usar os recursos em uma tela tátil (a do seu celular), o que pode ser bem prático para encontrar seus contatos telefônicos, já que basta “desenhar” na tela com o dedo uma letra para obter uma busca dos seus amigos com aquela inicial.
Além das mídias, telefonia e navegação, o aplicativo te mostra de forma mais amigável o computador de bordo e o Think Blue, que avalia o quanto seu modo de dirigir é econômico. Os mostradores do conta-giros e da temperatura do motor pouco ajudam, já que essas informações estão no painel de instrumentos. O smartphone pode ser fixado no novo suporte do painel, item de série, que traz uma entrada USB que, além de ler informações de um pendrive, também carrega o telefone. Como sempre alertamos para esses sistemas que usam o telefone, é preciso ter uma atenção especial para evitar que alguém “faça um vale” no seu aparelho. A tela de cinco polegadas do painel também trabalha em conjunto com os sensores traseiros de estacionamento, exibindo um diagrama com a distância do veículo para o obstáculo.
TURBO Se o modelo não precisava mudar muito por fora, a parte mecânica também não devia nada aos concorrentes, e o up! 2018 não teve qualquer mudança nesta linha. A série Connect é oferecida apenas com a motorização 1.0 turbo (TSI, as três letrinhas mágicas da Volkswagen). O bacana desse motor é a versatilidade, já que te permite ter um carro comportado no trânsito lento da cidade e um verdadeiro foguetinho na estrada. Ultrapassagens e retomadas são rápidas e seguras, ao mesmo tempo que é possível manter um ritmo lento na cidade sem subir muito o giro e nem trocar muito de marcha. E o melhor de tudo, sem beber muito combustível. A suspensão é ligeiramente mais firme do que a de um up! “normal”, e a direção tem pesos adequados em cada situação. Baseado na versão Move, o up! Connect custa salgados R$ 54.990. Seu concorrente mais próximo é o Hyundai HB20 1.0 turbo, com câmbio manual, vendido a partir de 49.830, enquanto a versão mais em conta do up! turbo tem preço de R$ 52.790.