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Testamos o Chevrolet Tracker 1.4 Premier, que tem bons conteúdos, mas cobra preço alto por isso

Mesmo ganhando itens importantes na nova versão Premier, como controles de tração e estabilidade, Chevrolet Tracker ficou bem mais caro. Performance continua sendo o destaque

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Testamos o Chevrolet Tracker 1.4 Premier, que tem bons conteúdos, mas cobra preço alto por isso
Testamos o Chevrolet Tracker 1.4 Premier, que tem bons conteúdos, mas cobra preço alto por isso Foto: Testamos o Chevrolet Tracker 1.4 Premier, que tem bons conteúdos, mas cobra preço alto por isso

A linha 2018 do Chevrolet Tracker não trouxe alterações no visual e nem no conjunto mecânico

 

A linha 2018 do Chevrolet Tracker não trouxe importantes novidades estéticas ou mecânicas, mas seu pacote de conteúdo foi ampliado com a chegada da nova versão topo de linha Premier, que substituiu a antiga LTZ. A grande novidade foi a incorporação dos controles de tração e estabilidade, cuja ausência era a principal crítica feita ao modelo. Mas seu preço também foi revisto e, dentro de um ano, a versão de topo ficou R$ 6.400 mais cara. Apesar disso, a mudança pode ter dado resultado. O Tracker terminou 2017 na oitava colocação entre os SUVs compactos, muito pouco para um modelo da Chevrolet. Já em 2018, até março, o modelo já subiu para a sexta colocação.

A visibilidade traseira é ruim, tornando essenciais a câmera de ré e os sensores de estacionamento


Além dos controles de tração e estabilidade, a nova versão do SUV compacto ganhou assistente de partida em rampa, que corrige (mas apenas nesta configuração) falha que podia causar um belo prejuízo ao motorista. É que sem esse assistente, quando o veículo era automaticamente desligado pelo sistema stop/start (que, para poupar combustível, desliga o motor nas paradas), perdia o movimento contínuo à frente proporcionado pelo câmbio automático. Como consequência, ao arrancar em uma subida nessas condições, o SUV compacto recuava muito, podendo bater no veículo de trás.

 

 

DENTRO A Chevrolet tenta “vender” a nova versão Premier como se tivesse agregado muito mais sofisticação ao Tracker, mas, na realidade, do ponto de vista do acabamento, não se nota grande evolução em relação à antiga topo de linha LTZ. Bancos revestidos em couro, tapetes acarpetados, apliques em couro no painel e em regiões onde os passageiros têm mais contato, como painéis de porta e descanso de braço, além de tecido de boa qualidade no forro de teto, continuam dando o tom ao bom acabamento do modelo. O ponto alto é o teto solar, que em dias amenos traz luz e calor para dentro do veículo.

Modelo tem dimensões compactas e formas robustas, com linha de cintura elevada

 

Apesar das dimensões compactas, que ajudam a tornar o Tracker ágil em manobras, o interior tem bom espaço para quatro passageiros. Para isso, a Chevrolet precisou sacrificar o porta-malas, um dos menores da categoria, mas que pelo menos guarda o estepe (temporário). Se quiser levar mais bagagem é preciso rebater o banco traseiro ou, no caso de um objeto muito longo, até mesmo o banco do carona. A visibilidade traseira é ruim, sendo essenciais para uma manobra segura a câmera de ré e os sensores de estacionamento. Já o sistema de chave presencial para destravamento das portas e partida do motor por botão traz muita agilidade no uso cotidiano do veículo. O banco do motorista tem ajuste lombar elétrico, o que é raro na categoria.

O acabamento não mostra evolução em relação à antiga versão de topo LTZ


AO VOLANTE O pequeno motor 1.4 turbo deixa o Tracker com desempenho superior aos concorrentes com propulsores maiores, graças ao bom torque disponível em baixas rotações. A resposta em ultrapassagens e retomadas é sempre imediata. Além do propulsor, o bom comportamento pode ser atribuído ao câmbio automático de seis marchas, bem gerido e escalonado, funcionando sempre com giro elevado. Porém, a boa performance compromete o consumo de combustível, que é elevado. Outra consequência disso é o motor ruidoso. A suspensão é equilibrada, proporcionado conforto e estabilidade. A direção tem peso adequado para cada situação. Apesar de não ser a “pegada” do Tracker, vale registrar sua falta de talento para o fora de estrada, quando o para-choque dianteiro esbarra frequentemente em obstáculos pequenos.

Espaço no banco traseiro é satisfatório para um SUV compacto


MERCADO Apesar de ter ganhado em conteúdo, o aumento significativo de preço piorou a relação custo/benefício do Tracker e sua competitividade frente aos concorrentes. O pacote de equipamentos é bom – com chave presencial, rodas de liga leve de 18 polegadas, bancos revestidos em couro e teto solar –, mas fica devendo acendimento automático dos faróis, além de um conjunto maior de airbags e multimídia com navegador GPS nativo, que vários concorrentes trazem. O competidor mais em conta é o Ford EcoSport Titanium, que além de ter um motor potente é também o mais bem equipado, com sete airbags, teto solar e tudo mais.

Apesar de entregar bom desempenho, motor 1.4 turbo peca pelo consumo de combustível bastante alto


Os mais caros são Honda HR-V EXL – com rodas de 17 polegadas, navegador GPS e quatro airbags, mas o único que fica devendo chave presencial – e Hyundai Creta Prestige, que traz seis airbags, saída do ar-condicionado para o banco traseiro e rodas de 17 polegadas. O Jeep Renegade Limited tem preço atraente, mas fica devendo por trazer só airbags frontais. Já o Nissan Kicks SL com Pack Tech tem um bom pacote de equipamentos, com seis airbags, rodas de 17 polegadas e chave presencial, faltando sistema multimídia com GPS.

O porta-malas é um dos menores da categoria, com 306 litros de capacidade


CONECTIVIDADE O Chevrolet Tracker traz de série o MyLink com tela tátil de sete polegadas. O sistema não tem GPS nativo, mas, para compensar, é possível usar um aplicativo de navegação do smartphone, que pode ser integrado pelo Android Auto ou Apple CarPlay (para aparelhos compatíveis). O veículo também está conectado ao OnStar (pacote Exclusive), que oferece serviços de conveniência, segurança e até resgate. A função telefonia ajuda a focar a atenção do motorista na direção. As mídias disponíveis são rádio, Bluetooth (com streaming), entradas USB e auxiliar.

Rodas de liga leve aro 18 polegadas estão na lista de equipamentos de série


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbo, injeção direta de combustível, 1.399cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, que desenvolve potências de 150cv (gasolina) a 5.600rpm e 153cv (etanol) a 5.200rpm, e torques de 24kgfm (g) a 2.100rpm e 24,5kgfm (e) a 2.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo Mc Pherson, com barra estabilizadora; e traseira semi-independente, com eixo de torção/de liga leve de 7x18 polegadas/215/55 R18

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

CAPACIDADES
Do tanque, 53 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 416 quilos

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbag duplo; alarme anti-furto; faróis e lanterna de neblina; sistema Isofix de fixação de assento infantil; freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem; rack de teto; ar-condicionado; volante com regulagem em altura e distância; computador de bordo; controlador de velocidade de cruzeiro; limpador e desembaçador do vidro traseiro; trava elétrica; vidros elétricos; banco traseiro bipartido e rebatível; Chevrolet MyLink com tela tátil de sete polegadas; controles de rádio e do celular no volante; conjunto de alto-falantes; OnStar - Pacote Exclusive; alerta de movimentação traseira; alerta de ponto cego; assistente de partida em aclive; controles de estabilidade e tração; luz de condução diurna; lanternas com LEDs; roda de alumínio aro 18 polegadas; câmera de ré; descansa-braço para motorista; descansa-braço traseiro; destravamento das portas e partida por botão através de sensor de aproximação na chave; retrovisores com ajustes elétricos com luz indicadora de direção integrada; sensor de estacionamento traseiro; tapetes de carpete; teto solar elétrico; bancos com revestimento em couro; banco do motorista com regulagem lombar elétrica; banco do passageiro dianteiro rebatível.

OPCIONAIS
Airbags laterais e de cortina; alerta de colisão frontal; alerta de mudança de faixa.


QUANTO CUSTA
O Chevrolet Tracker 1.4 Premier tem preço inicial de R$ 98.790. Com o único pacote de opcionais disponível, o preço sobe para R$ 101.990.


Notas (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 6
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8



CHEVROLET TRACKER X CONCORRENTES

CHEVROLET TRACKER 1.4 PREMIER x HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.0 x JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 x HONDA HR-V EXL 1.8 x NISSAN KICKS 1.6 SL PACK TECH x FORD ECOSPORT TITANIUM 2.0 AT

Potência (cv) 150(g)/153(e) 156(g)/166(e) 135(g)/139(e) 139(g)/140(e) 114(g/e) 170(g)/176(e)
Torque (kgfm) 24(g)/24,5(e) 19,1(g)/20,5(e) 18,7(g)/19,3(e) 17,3(g)/17,4(e) 15,5(g/e) 20,6(g)/22,5(e)
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,26x1,78x1,68x2,55 4,27x1,78x1,63x2,59 4,23x1,79x1,69x2,57 4,29x1,77x1,58x2,61 4,29x1,76x1,59x2,61 4,27x1,76x1,69x2,52
Altura do solo (cm) ND 19 17,7 20 20 20
Ângulos de entrada/saída (graus) ND 21/28 21,1/30 ND 20/28 ND
Peso (kg) 1.413 1.399 1.469 1.276 1.142 1.359
Porta-malas (litros) (**) 306 431 273 437 432 356
Velocidade máxima (km/h) (**) 198(e) 188(e) 180(g)/182(e) 180(e) 175(e) ND
Aceleração até 100km/h (s) (**) 9,4(e) 9,7(e) 11,9(g)/11,1(e) 10,6(e) 12(e) ND
Consumo cidade (km/l) (***) 7,3(g)/10,6(e) 10(g)/6,9(e) 9,5(g)/6,5(e) 10,5(g)/7,1(e) 11,4(g)/ 8,1(e) 8,8(g)/6,1(e)
Consumo estrada (km/l) (***) 8,2(g)/11,7(e) 11,4(g)/8,2(e) 10,8(g)/7,6(e) 12,1(g)/8,5(e) 13,7(g)/9,6(e) 12(g)/8,3(e)
Preço (R$) 98.790 102.580 98.490 102.900 98.890 96.990

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível