UAI

Testamos o Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier, o novo sedã compacto da marca

Chevrolet Onix Plus tem motor 1.0 turbo associado ao câmbio automático de seis marchas, que garante bom desempenho, mas peca nos detalhes

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Testamos o Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier, o novo sedã compacto da marca
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

[embed]https://www.youtube.com/embed/4KscxYVartc[/embed]

Você lembra do Chevrolet Prisma, o sedã compacto mais vendido no Brasil? Pois é, ele não existe mais com esse nome. Foi substituído pelo Onix Plus na linha 2020 e manteve a carroceria antiga como Joy Plus, modelo de entrada. A grande jogada da General Motors foi lançar um substituto totalmente novo, mas mantendo os preços da geração anterior, além de agregar conteúdo. Testamos o Onix Plus 1.0 turbo na versão topo de linha, a Premier, que agrada pelo desempenho, mas comete deslizes em detalhes de acabamento. Falhas inadmissíveis para um carro que custa mais de R$ 70 mil.



O Onix Plus entra no lugar do Prisma em grande estilo, trazendo mudanças significativas no visual e na estrutura. O modelo usa a plataforma chinesa GEM, feita para países emergentes, com foco na redução de custos. Mas a General Motors garante que isso não implica falta de qualidade no produto, já que a carroceria foi feita com aços mais resistentes e traz ainda seis airbags de série para todas as versões. O resultado desse investimento em segurança foi apurado pelo Latin NCAP, onde o Onix Plus foi submetido ao teste de impacto e recebeu cinco estrelas na proteção para adulto e crianças, além de conquistar o Advanced Award por proteção a pedestres. Vale lembra que a geração anterior “tomou bomba” no teste de impacto.


O nome Prisma deixa de ser usado e o sedã compacto passa a ser chamado de Onix Plus


No visual, o Onix Plus mudou muito e ficou bem diferente do Prisma. Há quem aponte uma certa semelhança com o Cruze, mas em proporções menores. De fato, o sedã compacto ganhou uma frente mais imponente, mais larga, com a grade maior. Elementos em plástico preto e moldura cromada formam conjunto harmônico com friso que serve de suporte para a gravatinha dourada. Os faróis estão mais afilados, com dois projetores e luz de condução diurna em LED, assim como os faróis de neblina. O para-choque dianteiro conta com um defletor de ar e uma pequena aba inferior, que raspa facilmente em rampas e lombadas.

O sedã compacto teve as dimensões aumentadas e a estrutura reforçada para otimizar a segurança


DETALHES O modelo ganhou vincos no capô, para-brisa bem inclinado, maçanetas com detalhe cromado, e na traseira, lanternas horizontalizadas com LED. Detalhe estranho atrás é a parte inferior do para-choque em preto fosco, destoando da pintura. A tampa do porta-malas é um detalhe a parte, já que só abre pelo comando da chave ou em tecla no painel. E é bom tomar cuidado, pois ao ser acionada ela abre de uma vez e pode acertar quem estiver muito perto. Além disso, a tampa usa o sistema do tipo “pescoço de ganso”, que rouba espaço no porta-malas, e não tem a parte interna totalmente revestida, deixando parte da chapa exposta e com pintura fosca.

As lanternas traseiras usam luzes de LED, mas parte do para-choque é pintada em preto fosco


O sedã teve as dimensões aumentadas, mas, curiosamente, o porta-malas diminuiu, caindo de 500 para 469 litros de capacidade, devido às caixas de rodas maiores. Apesar de a versão testada estar equipada com uma prática cobertura de plástico no piso do porta-malas, o compartimento de bagagem não é todo revestido com carpete e parte da lataria fica à vista, e com pintura quase inexistente. Um desleixo que não precisava passar. E a luz de cortesia deixa a falta de capricho ainda mais evidente.

O acabamento tem detalhes em cores diferentes e o sistema multimídia é o MyLink 3


DESCONFORTO O interior do Onix Plus cresceu em relação ao Prisma. Mas os bancos dianteiros têm assentos curtos, que não apoiam bem as pernas, e, apesar das abas laterais nos encostos, não são dos mais confortáveis. Outra falha ali são os apoios de cabeça inteiriços, sem ajuste de altura. Atrás o banco é mais confortável, com assento um pouco maior, mas só proporciona conforto para dois passageiros, pois se um terceiro for no meio, todos ficam apertados. E olha que o túnel no assoalho é mais baixo e o console invade pouco a parte traseira. Não tem saída de ar-condicionado para quem senta atrás. O banco traseiro tem encosto bipartido e conta com todos os itens de segurança, inclusive Isofix e Top Tether para fixação de cadeiras infantis.

Os bancos dianteiros tem abas laterais no encosto, mas o assento é curto


A versão testada tem revestimento em couro preto e bege nos bancos e painel das portas. No restante, muito plástico duro, mas de boa aparência e montagem bem-feita, além de detalhes cromados e uma faixa bege no painel. O volante, com ajuste de altura e distância, também é revestido em couro e tem a base achatada, e traz os comandos para o controlador de velocidade, sistema de áudio, computador de bordo e o sistema multimídia. O painel de instrumentos traz conta-giros e velocímetro analógicos e uma pequena tela digital com os dados do computador de bordo. A chave é do tipo presencial e para ligar o motor basta acionar o botão start/stop.

Banco traseiro tem todos os itens de segurança para três, mas o conforto é só para dois


DIRIGINDO Outra novidade do Onix Plus é o motor 1.0 turbo Ecotec, flex, que chega com a promessa de ser eficiente tanto no desempenho quanto no consumo de combustível. Na contramão da maioria dos propulsores turbo de baixa cilindrada lançados recentemente, o da GM não tem injeção direta de combustível. A justificativa do fabricante é “reduzir o custo de manutenção”. Só que, por outro lado, a injeção direta de combustível deixa o motor ainda mais eficiente, principalmente no que diz respeito a consumo e emissões. O propulsor do Onix Plus tem sistema multiponto, com bicos injetores pré-aquecidos, que dispensa o tanquinho auxiliar do sistema de partida a frio.


Na prática, o motor proporciona bom desempenho, fazendo o sedã andar muito bem tanto na cidade quanto na estrada. Tem funcionamento silencioso e reage rápido às acelerações, com respostas rápidas nas arrancadas e retomadas de velocidade. O torque máximo já chega na faixa das 2.000rpm e o propulsor demonstra estar sempre “cheio” para reagir. O câmbio é automático de seis marchas, muito bem escalonadas, e faz mudanças na hora certa, sem trancos, aproveitando bem a força do motor. Mas o modelo não tem aletas atrás do volante para trocas de marchas manuais, que são feitas em tecla instalada na lateral do pomo da alavanca. Nada prático.

Apesar de ter crescido nas dimensões, o volume do porta-malas caiu de 500 litros para 469 litros


A direção conta com assistência elétrica e tem cargas bem ajustadas para velocidades baixas e elevadas, mas o diâmetro de giro não é dos melhores, exigindo um pouco mais de paciência em manobras em locais apertados. A câmera de ré e os sensores de estacionamento são muito úteis nesse momento. As suspensões são mais firmes e transferem as irregularidades do solo para dentro do carro, mas o sedã tem boa estabilidade em curvas, otimizada pelo auxílio eletrônico. Os freios contam com discos na frente e tambores atrás, com ABS e controle eletrônico de frenagem (EBD).


A GM manteve os preços da geração anterior na linha 2020 do Onix. A versão Premier do sedã tem preço inicial de R$ 73.190, mas pode chegar a R$ 77.780, com todos os opcionais. O modelo tem como concorrentes diretos o Volkswagen Virtus Highline 200 TSI e o Hyundai HB20S Diamond, ambos com motor três cilindros 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas. A concorrência oferece mais potência e torque, e mais espaço no porta-malas, mas os números de consumo do Onix Plus são mais otimistas e o preço é mais baixo. Argumentos fortes para se manter na liderança do segmento.

O motor 1.0 turbo proporciona bom desempenho, mas não tem injeção direta de combustível


CONECTIVIDADE Um dos grandes atrativos do Chevrolet Onix sempre foi a conectividade proporcionada pelo sistema multimídia MyLink, que ajudou a alavancar as vendas do modelo e levá-lo à liderança no mercado brasileiro. Agora, na linha 2020, o Onix Plus, o sedã, traz de série na versão Premier o MyLink 3, com tela LCD tátil de sete polegadas, integração com smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, função áudio streaming, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e entrada USB no console. Tem ainda duas entradas USB para quem senta no banco traseiro, mas apenas para carregamento de baterias. O sistema disponibiliza ainda câmera de ré e carregador Wireless (sem fio). Mas o novo atrativo é o Wi-Fi nativo no sedã, que também é facilmente acessado por meio da tela do sistema multimídia e garante conexão com a internet sem interrupções. Só que não é de graça. O pacote de dados básico é vendido por R$ 29, mas a GM ainda não informou os outros preços. O modelo tem também o sistema On Star (concierge), que tem custo básico de R$ 89.



As rodas são de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus 195/55 R16


FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, flex, turbo, que desenvolve potência máxima de 116cv (com gasolina e etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 16,3kgfm (g) e 16,8kgfm (e) a 2.000rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades com trocas manuais pelo Active Select

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/ de liga leve de 6,5 x 16 polegadas/195/55 R16

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS (*)
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD

CAPACIDADES (*)
Do tanque, 44 litros; porta-malas, 469; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 375 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,47m; largura, 1,73m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,60m

PESO (*)
1.117 quilos

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima, 185km/h(e)
Aceleração até 100km/h, 10,9 segundos(e)

CONSUMO (**)
Cidade - 12km/l(g)/8,6km/l(e)
Estrada - 15,7km/l(g)/10,9km/l(e)

(**) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol



CONCORRENTES


VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI O sedã compacto da marca alemã também tem motor 1.0 turbo, mas que desenvolve 116cv com gasolina e 128cv com etanol. O torque é de 20,4kgfm com os dois combustíveis. Com esse propulsor, o Virtus tem máxima de 194km/h e acelera até 100km/h em 9,9 segundos, com etanol. Os números de consumo são 11,2km/l(g) e 7,8km/l(e) na cidade, e 14,6km/l(g)/10,2km/l(e) na estrada. As dimensões do sedã são 4,48m de comprimento, 1,75m de largura, 1,47m de altura e 2,65m de distância entre-eixos. O porta-malas é de 521 litros, mas é o sedã mais pesado, com 1.226 quilos. O preço da versão é R$ 84.290.

HYUNDAI HB20S 1.0 TURBO DIAMOND É a versão topo de linha do modelo também é equipada com motor 1.0 turbo de 120cv e 17,5kgfm de torque com gasolina e etanol. A velocidade máxima é de 191km/h e a aceleração até 100km/h é feita em 10,7 segundos. Na cidade, os números de consumo são de 11,8km/l(g)/8,2km/l(e). E na estrada, 14,2km/l(g)/10,2km/l(e). As dimensões do HB20S são 4,26m de comprimento, 1,72m de largura, 1,47m de altura e 2,53m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 475 litros e o peso do sedã é de 1.120 quilos. O preço da versão topo de linha é de R$ 76.890.

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, sensor crepuscular, alarme antifurto, controle eletrônico de estabilidade e tração, lanterna de neblina, luz de condução diurna em LED, regulagem de altura dos faróis, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), ABS, sistema de distribuição de frenagem (EBD), sistema de monitoramento de pressão dos pneus, retrovisores externos elétricos, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 16 polegadas, volante esportivo com revestimento premium, assistente de partida em aclive (Hill Start Assistant), câmera de ré, carregador Wireless, chave com sensor de aproximação, coluna de direção com regulagem em altura e distância, computador de bordo, console central com descansa-braço, controlador de limite de velocidade, controlador de velocidade de cruzeiro, controles do rádio e telefone no volante, direção elétrica progressiva, Easy Entry (abertura das portas através de sensor de aproximação na chave), luzes de cortesia no porta-luvas e porta-malas, partida sem chave, sistema de luz siga-me (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas), tomada 12V no console central, trava elétrica das portas com acionamento na chave, painel de instrumentos de 3,5 polegadas digital TFT, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque, anti-esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, seis alto-falantes, multimídia MyLink 3, com tela LCD sensível ao toque de sete polegadas, integração com smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, função áudio Streaming, Bluetooth para até dois celulares simultaneamente e entrada USB, entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento).

OPCIONAIS
Alerta de ponto cego, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação, bancos com acabamento premium, Easy Park (sistema de estacionamento automático), sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, acabamento interno nas cores preto Jet Black e cinza Mid Ash Gray.



QUANTO CUSTA
O Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier tem preço sugerido de R$ 73.190. Com todos os opcionais, vai para R$ 77.780.


Notas (0 a 10)

Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 8
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 8
Custo/benefício 8