BOM
Vão do motor
A sustentação de abertura do capô, por meio de mola a gás, é eficiente e prática. O isolamento acústico, em relação ao habitáculo, é bom. O reservatório de partida a frio está instalado junto à torre direita (do amortecedor), em local de fácil acesso e visualização, mas a capacidade é limitada. O acesso à manutenção, em geral, é bom, e a sistematização dos vários componentes é muito bem feita.
Climatização
O sistema tem boa vazão, pelos difusores de ar do painel, mas não tem saídas específicas e reguláveis para os passageiros de trás. O nível de ruídos de funcionamento é baixo. A vedação é boa.
Freios
O conjunto está muito bem calibrado e dimensionado para o peso do automóvel e rendimento do motor. O pedal tem boa sensibilidade, as reações são bem balanceadas, com boa desaceleração. O ABS atuou com precisão. Depois de uso constante, em longa descida sinuosa, o sistema não apresentou superaquecimento. O freio de estacionamento atuou normalmente.
Câmbio
A qualidade de engate é excepcional tanto em precisão quanto em maciez, e a alavanca tem curso correto. A pega no pomo também é boa. As relações de marchas/diferencial atendem bem, tanto no uso urbano quanto na estrada.
Motor
O sistema flex funcionou muito bem, com qualquer combustível ou mistura. O ganho na performance com apenas álcool é mínima e, nesta mesma condição, apresentou partida a frio imediata, com boa progressividade da aceleração e marcha lenta uniforme. A dirigibilidade é prazerosa para a cilindrada, sendo ágil no trânsito urbano e bem dinâmico e veloz na estrada. O nível de ruídos de funcionamento é baixo.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Suspensão
O conforto de marcha é satisfatório, com apenas o motorista, e aceitável, com carga máxima. A estabilidade é boa e permite contornar curvas de raios variados com boa precisão e pouca inclinação da carroceria.
Direção
O sistema está muito bem calibrado, com boa sensibilidade, precisão e reações homogêneas. O diâmetro de giro em manobras satisfaz, e o efeito retorno tem boa velocidade.
Limpador de pára-brisa
Ao esguichar água (do tipo spray em V) no pára-brisa, o sistema atua automaticamente, com palhetas de boa qualidade, que varrem área satisfatória. No vidro traseiro, o sistema de esguicho também é eficiente e as palhetas varrem boa área. O acesso ao reservatório de água no vão do motor, para reposição, é fácil.
Estepe/macaco
A manivela de acionamento do macaco tem proteção para as mãos. O pneu reserva é igual aos de uso, mas a roda não é em liga leve. São cinco parafusos por roda, sendo um deles do tipo antifurto, no qual se deve usar o adaptador, que faz parte do kit. A operação de troca é normal, mas as tampas plásticas de acabamento, que encobrem as cabeças dos parafusos, precisam ser retiradas por meio de grampo que acompanha o kit.
Alarme
O sistema é completo, com chave de ignição codificada, sensores volumétricos no habitáculo contra invasão, por quebra dos vidros, e proteção perimetral, contra abertura forçada das partes móveis. Ao dar comando para travar as portas, os vidros só sobem automaticamente se o motorista girar e segurar a chave na fechadura da porta. O sistema antiesmagamento funcionou bem.
REGULAR
Acabamento da carroceria
As portas dianteiras e a traseira do lado direito estão desniveladas, e a tampa traseira descentralizada. A qualidade final da pintura é razoável, assim como a montagem do capô.
Altura do solo
Não tem chapa protetora em aço para cárter e caixa de marchas. Com carga útil de 400 quilos, ocorreram interferências com o solo, na parte da frente (no prolongamento plástico do pára-choque), em entradas e saídas de garagem e, na parte central, ao transpor quebra-molas salientes e ao trafegar
por estradas de terra com algumas imperfeições.
Iluminação
Os faróis têm dupla parábola, são eficientes, mas não têm regulagem elétrica de altura dos fachos, em função da carga transportada. Porta-malas e porta-luvas têm luzes de cortesia. No teto, tem plafoniê, com duplo spot
fixo na parte da frente, e duas luzes de leitura nas laterais traseiras.
RUIM
Nível interno de ruídos
Quando se trafega sobre piso de calçamento, terra e asfalto malconservado, surgem vários pequenos ruídos no habitáculo. O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e, em alta velocidade, incomoda.
Ferramentas
Não tem.
EXTRA
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 330 litros, o mesmo encontrado em nossa medição, com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.