O CrossFox conquista os amantes do estepe pendurado na tampa traseira e tem estilo dos aventureiros urbanos, com licença para traquinagens em caminhos enlameados. O bisturi foi eficiente e o visual melhorou consideravelmente na reestilização. O Sandero Stepway agrada pelo estilo e o estepe, diferentemente do concorrente, fica escondido sob o porta-malas. A boa altura do solo e as dimensões de carro médio fazem a diferença.
Espaço interno
Stepway 9 CrossFox 7
Vantagem nítida do Renault, que acomoda três adultos no banco traseiro sem apertos. Afinal, o modelo é o hatch do Logan, que se destaca pelo amplo espaço interno. A distância entre-eixos é 13 centímetros a mais em relação à do Volkswagen. Além disso, o Sandero é mais largo. No banco traseiro do CrossFox três adultos não desfrutam do mesmo conforto. A regulagem longitudinal do banco traseiro amplia ou diminui o espaço para as pernas, mas a largura é a mesma.
Veja mais do Renault Sandero Stepway e do VW Crossfox!
Porta-malas
Stepway 9 CrossFox 7
Outra vantagem nítida do Renault. São 60 litros a mais de capacidade, em relação ao CrossFox, que tem opcionalmente banco traseiro com regulagem longitudinal, o que aumenta a capacidade do porta-malas, diminuindo o espaço para passageiros. Além disso, o aproveitamento do espaço para bagagens no Renault é na horizontal, o mais adequado. No CrossFox, as bagagens têm que ser colocadas umas sobre as outras porque o espaço é na vertical. Pouco prático.
Câmbio
Stepway 7 CrossFox 8
Os engates são bons nos dois modelos, com precisão e maciez, mas o do Volkswagen convence mais. As relações de transmissão estão bem escalonadas em ambos.
Suspensão
Stepway 7 CrossFox 8
O balanço da suspensão nessa versão do Sandero incomoda e até assusta inicialmente, mas depois, como tudo na vida, acostuma-se. A do CrossFox é mais firme e a carroceria se inclina menos nas curvas. Porém, a calibragem do Renault é melhor, favorecendo o conforto dos ocupantes, pois transfere menos as imperfeições do piso para dentro.
Motor/desempenho
Stepway 9 CrossFox 7
A elasticidade do motor Renault com cabeçote multiválvulas é evidente em todas as situações e tem também mais potência. Porém, os torques são equivalentes e o Fox leva ligeira vantagem quando abastecido com gasolina. O do Volks não tem o mesmo brilho, principalmente em rotações elevadas. O torque do motor VW aparece em rotações baixas por causa do cabeçote de duas válvulas por cilindro . Ambos funcionam bem com etanol e gasolina.
Estilo
Stepway 8 CrossFox 8
Quesito subjetivo. A nova geração do CrossFox ficou melhor nos apliques aventureiros em relação à anterior. O Sandero agrada e o adesivo tatuagem na coluna C (traseira) pode ser ou não aplicado.
Ergonomia
Stepway 6 CrossFox 8
É melhor no Volkswagen, devido à localização dos comandos dos vidros no puxador da porta e por ter regulagem em altura e distância da coluna de direção. O Renault tem comandos dos vidros localizados no centro inferior do painel central e o volante tem apenas regulagem em altura. Além disso, a retirada do estepe, que fica sob o assoalho no lado externo, no caso do Sandero, é um estorvo.
Conforto/tecnologia
Stepway 7 CrossFox 9
Outro ponto para o CrossFox, que tem comandos de som e do computador no volante, além dos sensores de chuva e crepuscular, todos opcionais. O Sandero é bem mais simples nesse aspecto. Em compensação, os bancos do Stepway são mais confortáveis.
Consumo
Stepway 7 CrossFox 7
Depende muito da maneira de dirigir. Basta pesar o pé sobre o pedal da direita para que o nível do tanque desça mais rápido.
Acabamento
Stepway 6 CrossFox 8
O do Sandero é mais simples, com plásticos rústicos. Afinal, a proposta original do carro é o despojamento. O do CrossFox melhorou muito e é um dos pontos fortes do carro.
Segurança
Stepway 8 CrossFox 7
Melhor para o Sandero, que tem apoios de cabeça para todos no banco traseiro. Airbags frontais e freios ABS são opcionais nos dois carros. Mas os cintos traseiros centrais são abdominais nos dois carros.
Custo/benefício
Stepway 8 CrossFox 7
A maioria dos carros custa caro no país por causa dos impostos gananciosos do governo e da margem de lucro muito mais generosa das montadoras do que em partes civilizadas do planeta. A garantia de três anos no Sandero pesa na balança.
Resultado
Stepway 92
Crossfox 91
Veja as fichas técnicas e de equipamentos do Sandero Stepway e do Crossfox.