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Sandero Stepway 1.6 16V x CrossFox 1.6 - Aventura na lama

Hatches compactos em trajes para estripulias discretas se enfrentam. O Renault tem motor mais potente e melhor espaço interno e o Volkswagen, acabamento e tecnologia

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Foto:

O CrossFox conquista os amantes do estepe pendurado na tampa traseira e tem estilo dos aventureiros urbanos, com licença para traquinagens em caminhos enlameados. O bisturi foi eficiente e o visual melhorou consideravelmente na reestilização. O Sandero Stepway agrada pelo estilo e o estepe, diferentemente do concorrente, fica escondido sob o porta-malas. A boa altura do solo e as dimensões de carro médio fazem a diferença.

Espaço interno
Stepway 9 CrossFox 7


Vantagem nítida do Renault, que acomoda três adultos no banco traseiro sem apertos. Afinal, o modelo é o hatch do Logan, que se destaca pelo amplo espaço interno. A distância entre-eixos é 13 centímetros a mais em relação à do Volkswagen. Além disso, o Sandero é mais largo. No banco traseiro do CrossFox três adultos não desfrutam do mesmo conforto. A regulagem longitudinal do banco traseiro amplia ou diminui o espaço para as pernas, mas a largura é a mesma.

Veja mais do Renault Sandero Stepway e do VW Crossfox!


Porta-malas
Stepway 9 CrossFox 7


Outra vantagem nítida do Renault. São 60 litros a mais de capacidade, em relação ao CrossFox, que tem opcionalmente banco traseiro com regulagem longitudinal, o que aumenta a capacidade do porta-malas, diminuindo o espaço para passageiros. Além disso, o aproveitamento do espaço para bagagens no Renault é na horizontal, o mais adequado. No CrossFox, as bagagens têm que ser colocadas umas sobre as outras porque o espaço é na vertical. Pouco prático.

Câmbio
Stepway 7 CrossFox 8


Os engates são bons nos dois modelos, com precisão e maciez, mas o do Volkswagen convence mais. As relações de transmissão estão bem escalonadas em ambos.

Suspensão
Stepway 7 CrossFox 8


O balanço da suspensão nessa versão do Sandero incomoda e até assusta inicialmente, mas depois, como tudo na vida, acostuma-se. A do CrossFox é mais firme e a carroceria se inclina menos nas curvas. Porém, a calibragem do Renault é melhor, favorecendo o conforto dos ocupantes, pois transfere menos as imperfeições do piso para dentro.


Motor/desempenho
Stepway 9 CrossFox 7


A elasticidade do motor Renault com cabeçote multiválvulas é evidente em todas as situações e tem também mais potência. Porém, os torques são equivalentes e o Fox leva ligeira vantagem quando abastecido com gasolina. O do Volks não tem o mesmo brilho, principalmente em rotações elevadas. O torque do motor VW aparece em rotações baixas por causa do cabeçote de duas válvulas por cilindro . Ambos funcionam bem com etanol e gasolina.

Estilo
Stepway 8 CrossFox 8


Quesito subjetivo. A nova geração do CrossFox ficou melhor nos apliques aventureiros em relação à anterior. O Sandero agrada e o adesivo tatuagem na coluna C (traseira) pode ser ou não aplicado.


Ergonomia
Stepway 6 CrossFox 8


É melhor no Volkswagen, devido à localização dos comandos dos vidros no puxador da porta e por ter regulagem em altura e distância da coluna de direção. O Renault tem comandos dos vidros localizados no centro inferior do painel central e o volante tem apenas regulagem em altura. Além disso, a retirada do estepe, que fica sob o assoalho no lado externo, no caso do Sandero, é um estorvo.


Conforto/tecnologia
Stepway 7 CrossFox 9


Outro ponto para o CrossFox, que tem comandos de som e do computador no volante, além dos sensores de chuva e crepuscular, todos opcionais. O Sandero é bem mais simples nesse aspecto. Em compensação, os bancos do Stepway são mais confortáveis.

Lançado em 2008, o estilo do Sandero Stepway ainda é agradável




Consumo
Stepway 7 CrossFox 7


Depende muito da maneira de dirigir. Basta pesar o pé sobre o pedal da direita para que o nível do tanque desça mais rápido.

Acabamento
Stepway 6 CrossFox 8


O do Sandero é mais simples, com plásticos rústicos. Afinal, a proposta original do carro é o despojamento. O do CrossFox melhorou muito e é um dos pontos fortes do carro.

Segurança
Stepway 8 CrossFox 7


Melhor para o Sandero, que tem apoios de cabeça para todos no banco traseiro. Airbags frontais e freios ABS são opcionais nos dois carros. Mas os cintos traseiros centrais são abdominais nos dois carros.

Custo/benefício
Stepway 8 CrossFox 7


A maioria dos carros custa caro no país por causa dos impostos gananciosos do governo e da margem de lucro muito mais generosa das montadoras do que em partes civilizadas do planeta. A garantia de três anos no Sandero pesa na balança.

Resultado

Stepway 92

Crossfox 91


Veja as fichas técnicas e de equipamentos do Sandero Stepway e do Crossfox.