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Revirando o A3: Avaliação técnica

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Foto:

Porta-malas tem boa capacidade, aproveitamento é bom por não ter arestas. Interior tem cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes

BOM

Climatização
Os difusores de ar do painel têm formato circular, ótima vazão e angulação das aletas. Mesmo na velocidade máxima, o nível de ruídos de funcionamento é baixo. Sistema apresentou-se bem vedado, e o tempo gasto para climatizar todo o habitáculo, após meia hora trancado ao sol, foi bom.

Freios
Sistema está muito bem dimensionado e calibrado, proporcionando ótimo comportamento dinâmico na cidade e na estrada. As suas reações são uniformes, com excelente desaceleração, sem alterar a trajetória. No uso mais severo, em longa descida sinuosa, não apresentou superaquecimento. O freio de estacionamento atuou de forma normal.

Câmbio
Apresentou ótimo funcionamento, com trocas muito rápidas, com mínima perda de rotação do motor. O quadro de instrumentos tem display, informando o modo e a opção da marcha selecionada. As respostas em kick-down (pressionando-se o pedal do acelerador até o fundo) são imediatas e eficientes.

Motor
A performance é brilhante, com notável aceleração e excelentes retomadas de velocidade. Tem sofisticado sistema de injeção direta de combustível e turbo (com intercooler) muito bem calibrado. A dirigibilidade é prazerosa, com ótima progressividade e sem trancos. É muito rápido e seguro na estrada. O nível de ruídos de funcionamento é baixo.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
É do tipo direta e rápida, com reações balanceadas e ótima sensibilidade. A precisão na reta e em curvas é excelente, com nível baixo de ruídos do conjunto, em curvas sobre paralelepípedo e estrada de terra. A velocidade do efeito retorno é boa, assim como o diâmetro de giro em manobras.

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe


Iluminação
Os faróis são muito eficientes, com luz de xenônio no baixo e no alto, e têm regulagem automática de altura e faróis de neblina, embutidos no pára-choque. O habitáculo tem um plafoniê, na parte da frente do teto e uma lanterna na parte acima dos passageiros de trás, com resultado satisfatório em iluminação. Porta-malas, porta-luvas e pára-sóis têm luzes de cortesia.

Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas, na bunha do assoalho. O kit de troca fica encaixado dentro do aro. A roda e o pneu são diferentes dos de uso, sendo apenas para pequenos percursos, em baixas velocidades. A operação de troca é normal e conta com porca auto-adaptadora antifurto.

Limpador de pára-brisa
O sistema tem sensor de chuva. Ao esguichar quatro jatos no pára-brisa, as palhetas (de boa qualidade) varrem uma área satisfatória, automaticamente. No vidro traseiro, o sistema também é eficiente, com esguicho acoplado ao braço do limpador. O reservatório de água, instalado dentro do vão do motor, tem fácil acesso.

Ferramentas
Tem chave de fenda, combinada com Philips.

Alarme
A chave de ignição é codificada, com imobilizador do motor. Sistema tem proteção perimétrica, das partes móveis, e volumétrica, dentro do habitáculo.

REGULAR

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é boa. As portas do lado direito e a traseira, do lado esquerdo, estão desniveladas. A tampa traseira está descentralizada e o capô, desnivelado e descentralizado.

Vão do motor
O motor e seus componentes externos preenchem todo o vão, limitando o acesso à manutenção de vários itens. O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo é bom.

Altura do solo
Toda a parte de baixo do conjunto motor/câmbio tem proteção em chapa integral de aço. Com carga útil de cinco adultos, mais bagagem, ocorreram pequenas interferências com o solo, nas partes da frente e central do chassi, ao transpor quebra-molas salientes, saídas de garagem em desnível e ao trafegar em estradas de terra com imperfeições.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico é contido, mas, ao trafegar sobre estrada de terra, paralelepípedo e asfalto malconservado, surgem vários ruídos que incomodam no habitáculo.

Suspensão
Merece destaque a estabilidade, pela alta precisão em curvas de raios variados, feitas em velocidades elevadas, com o mínimo de inclinação da carroceria. No limite da aderência lateral e direcional, entra o eficiente sistema de controle eletrônico da estabilidade e tração. O conforto de marcha para um automóvel esportivo e com pneus de alta performance é razoável, apesar das evidentes transferências das imperfeições do solo.

EXTRA

Volume do porta-malas
O valor declarado pela fábrica é de 370 litros, o mesmo encontrado em nossa medição.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.