O Renault Sandero começou a ser vendido recentemente e o VW Fox já está no mercado há alguns anos. Ambos têm em comum o motor 1.6 de oito válvulas. O Sandero é montado sobre a plataforma do Logan e herda do sedã o ótimo espaço interno, pois a largura e a altura são as mesmas. O Fox é versátil, com banco traseiro corrediço - tem regulagem longitudinal, como os dianteiros -, e os ocupantes ficam em posição mais elevada. Fox e Sandero são equipados com muitos itens de segurança, conforto, mas pecam por não ter apoio de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro do meio. Confira o duelo e saiba por que o Sandero vence.
Espaço interno
Sandero tem largura, altura e distância entre-eixos de carro médio. Por isso, o espaço interno é excelente e três adultos se acomodam bem no banco traseiro. Isso não acontece no Fox, que tem espaço mais acanhado e conforto apenas para dois adultos.
Sandero 5 x 2 Fox
Veja mais fotos do Sandero!
Porta-malas
Outra vantagem do Renault. A diferença de capacidade do porta-malas é significativa. O Sandero tem 60 litros a mais de capacidade. Espaço para carga também de carro médio.
Sandero 5 x 3 Fox
Câmbio
A relação de transmissão está mais bem escalonada no Sandero, em que não há queda de rotação entre uma marcha e outra. Isso significa melhor aproveitamento de potência e força do motor. No Fox, em quinta marcha, o conta-giros registra 4.000 rpm contra pouco mais de 3.000 rpm no Renault. Rotação alta implica ruído interno elevado. Em compensação, os engates do câmbio do VW são referência. Macios, precisos e leves. Os do Sandero são precisos, mas nem sempre leves.
Sandero 3 x 3 Fox
Suspensão
Um dos destaques do Sandero é a suspensão, a mesma do Logan, que tem relação excepcional entre conforto e estabilidade. É difícil encontrar conjunto tão acertado. O Fox tem ótima estabilidade, mas a suspensão tem calibragem dura e transfere para o habitáculo as imperfeições do solo. Além disso, o VW usa pneus de perfil baixo, o que prejudica o conforto em piso irregular.
Sandero 5 x 3 Fox
Motor/desempenho
O Fox pesa menos e o motor tem mais torque e potência em relação ao do Sandero. Velocidade máxima é maior e a aceleração até 100 km/h, feita em menos tempo. Porém, o motor do Renault é bastante elástico e proporciona bom desempenho em todas as situações. Na prática, a sensação é de que o Sandero anda mais.
Sandero 3 x 4 Fox
Estilo
Os dois agradam, mas o Sandero é criticado pelas linhas retilíneas das laterais em contraste com a dianteira arredondada. O Fox não é um primor de estilo e o desenho da carroceria remete a monovolume compacto. Mas o quesito é subjetivo. Os dois agradam.
Sandero 3 x 3 Fox
Ergonomia
O Fox tem comandos mais bem posicionados e ao alcance das mãos, o senão do VW são os números pequenos do quadro de instrumentos, que dificultam a leitura. Um dos pontos negativos do Sandero é a ergonomia, com comandos em lugares indevidos.
Sandero 2 x 3 Fox
Conforto/tecnologia
Enquanto no Sandero há apenas itens básicos de conforto, além do rodar macio, o Fox tem mais tecnologia. Modelo é equipado com pen drive, entrada USB e coluna de direção com regulagens em altura e distância.
Sandero 3 x 4 Fox
Consumo
Motores de cilindrada média não apresentam consumo elevado. Gastar mais ou menos no posto está diretamente relacionado à pressão sobre o pedal do acelerador. O consumo dos dois modelos está dentro do previsto.
Sandero 3 x 3 Fox
Acabamento
O acabamento do Renault é simples, sem rebuscamento, mas não há desleixo. O Fox evoluiu bastante, embora não seja referência, mas ganha do Sandero.
Sandero 2 x 3 Fox
Segurança
O pecado desses modelos é não ter apoio de cabeça e cinto de três pontos para o ocupante do assento central traseiro. O Fox tem na lista de opcionais sistema ABS de freios e airbags frontais. O Sandero, somente airbags.
Sandero 3 x 4 Fox
Resultado
Sandero 37 x 35 Fox
Leia mais sobre a disputa no Veja Também, no canto superior direito desta página. Aproveite para ver os testes do Sandero 1.6 8V e do 1.6 16V, além do comparativo entre C3 e Punto, que também são concorrentes de Fox e Sandero.