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Renault Fluence GT x Citroën C4 Lounge THP - A briga dos franceses turbinados

Os dois entraram na era dos sedãs turbinados, oferecem conforto para toda a família e têm uma condução prazerosa e esportiva. Qual deles é merecedor de ocupar uma vaga em sua garagem? Acompanhe o teste comparativo

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Renault Fluence GT x Citroën C4 Lounge THP - A briga dos franceses turbinados
Renault Fluence GT x Citroën C4 Lounge THP - A briga dos franceses turbinados Foto: Renault Fluence GT x Citroën C4 Lounge THP - A briga dos franceses turbinados

Antigamente, a definição de um sedã era tipicamente de um carro familiar. Em nenhuma hipótese seria confundido com um carro esportivo e o alvo no mercado seriam os pais e mães de família. Este comparativo é a prova de que tudo mudou e que um carro de propostas familiares também pode ter um temperamento esportivo, sem perder o conforto e o estilo executivo, características universais em um sedã.

 

Veja mais fotos do C4 Lounge e Fluence GT

 

Renault Fluence GT e Citroën C4 Lounge THP Exclusive são dois representantes deste segmento. De origem francesa, os sedãs se destacam pelo conforto, praticidade e pelo excelente desempenho do motor turbo. O C4 tenta disfarçar sua vocação esportiva, mesmo com números de dar inveja a qualquer carro médio que se diz esportivo. Já o Fluence desenvolvido pela Renault Sports, a divisão esportiva da montadora, escancara a esportividade, não só pela roupagem, mas pelo ótimo desempenho do motor 2.0 turbo com torque descomunal.



Motor
O propulsor 2.0 16V turbo do Fluence GT, que rende 180 cv, é puro prazer, ainda mais acoplado ao câmbio manual de seis marchas de engates precisos, um legítimo esportivo. O bom desse motor é que 80% do torque está disponível aos 1.500 rpm, sendo o máximo (30,6 kgfm) aos 2.250 rpm, ou seja, já no arranque, o motorista sente a força do propulsor e as retomadas são ligeiras.

A versão testada do Citroën conta com o moderno bloco fruto de uma parceria do grupo PSA com a BMW. O THP 1.6 turbo a gasolina rende 165 cv de potência e mostra seu vigor tanto na cidade quanto na estrada, pois o os 24,5 kgfm de torque ficão inteiramente ao seu dispor aos 1.450 rpm. Na estrada, supera fácil os 200 km/h e deixa fácil motores 2.0 convencionais comendo poeira. Nenhum dos dois franceses 'gritam' como um esportivo nato e o 'espirro' do turbo é quase imperceptível.

C4 Lounge 8,0
Fluence GT 9,5



Câmbio
O Renault oferece apenas a opção do câmbio manual de seis marchas. Não há ressalvas para o sistema, que permite ao condutor sentir o carro na mão, algo importantíssimo para um esportivo. Há o sistema GSI (Gear Shift Indicator) que avisa o motorista o momento certo de trocar de marcha. Porém, quem escolhe um sedã de R$ 80 mil geralmente quer o conforto de um câmbio automático ou automatizado. Poderia ter essa opção também.

A Citroën fez o caminho inverso e disponibiliza o C4 Lounge 1.6 turbo apenas com o câmbio automático de seis velocidades. Há opção de troca manual, mas nada que se compare com a esportiva da caixa verdadeiramente manual do Fluence. Em um declive, o sistema mantém o câmbio travado em marcha forte, inclusive em estradas, o que prejudica o consumo e gera um incômodo ruído.

C4 Lounge 7,0
Fluence GT 9,0

 

 

 

Direção
Com assistência eletro hidráulica, a direção do C4 consegue manter melhor o equilíbrio entre conforto e rigidez, o que deixa a condução mais agradável sem fazer o motorista perder a sensibilidade. A coluna de direção em ambos tem ajuste de altura e distância.

 

O Fluence conta com assistência elétrica. Poupa energia do motor, mas às vezes passa a impressão de um joystick.

 

C4 Lounge 9,5
Fluence GT 9,0



Conforto e espaço interno
Folga para o motorista, para o passageiro, para quem vai atrás, folga para todos! Assim é o C4. O Renault também conquista famílias inteiras pelo bom espaço, mas o ambiente no C4 ainda é mais aconchegante e requintado. No caso do Renault, o ponto negativo é a altura. Como o carro é muito baixo, o embarque/desembarque pelas portas traseiras requer um certo contorcionismo para quem tem mais de 1,80m.

A chave-cartão do Fluence é uma tecnologia prática, útil e fácil de usar. Não é preciso tirá-la do bolso ou da bolsa para abrir as portas (ou porta-malas) e nem para dar a partida no motor. Todos os comandos estão ao alcance fácil do motorista e o excelente navegador Tom Tom integrado ao painel com uma tela de LCD multifunções é de manuseio descomplicado.



No Citroën, a quantidade de botões no volante acaba confundindo o motorista e o distrai do trânsito em algumas situações. Ao ganhar intimidade com o carro, logo percebemos que os comandos do som estão estrategicamente localizados na direção, com direito a roleta seletiva de estações de rádio, faixas e volume do som. A chave também pode ficar oculta, mas não tão prática quanto o cartão do concorrente.

Por ser um esportivo assumido, o Fluence GT tem uma suspensão mais firme e a carroceria quase não rola em curvas. A rigidez não chega a prejudicar o conforto em ruas mal pavimentadas. O C4, que dispensa o rótulo esportivo, faz jus à categoria de sedã médio e a Citroën preferiu manter o conforto adotando uma suspensão mais mole. O rodar só não é mais confortável por causa das rodas de aro 17 calçadas com pneus de perfil baixo.

C4 Lounge 8,0
Fluence GT 7,5



Ergonomia
Ambos contam com ajustes de altura e profundidade da coluna de direção, mas achar a melhor posição para guiar é mais fácil no Lounge, especialmente pelos ajustes elétricos. No GT, por ser muito baixo, a tarefa fica mais complicada, independentemente da altura do motorista.

A ignição do C4 lounge fica à esquerda do volante. Leva um tempinho a mais para se acostumar. Já o Renault não tem controles de áudio no volante: ficam numa haste atrás da direção e também requer um pouco de prática.

C4 Lounge 9,0
Fluence GT 8,0


Chave cartão do Fluence GT é o maior charme!


 

Consumo
Os dois sedãs apresentam consumo na cidade compatível com a categoria. O 2.0 turbo da Renault cobra no posto de gasolina a conta dos seus 180 cv, mas apresentou um bom resultado. A grande surpresa do teste foi o desempenho do C4 Lounge na estrada. O motor turbo garante bom desempenho com baixa rotação acima dos 110 km/h e apresentou um excelente índice! Mas no trânsito urbano, ficou aquém do esperado.

C4 cidade: 6,8 km/l
C4 estrada: 14,0 km/l

Fluence Cidade: 8,0 km/l
Fluence estrada: Não aferido


Estilo
O visual esportivo fez muito bem ao Fluence. Para-choques dianteiros e traseiros mais agressivos, spoilers laterais e aerofólio rejuvenesceram o sedã, tirando um pouco a cara de carro de tio. Rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento branco e preto têm desenho bonito. A versão também oferece faróis de xenon de série e só pode ser montada nas cores branco, preto e vermelho. O pacote faz com que o carro se destaque e chame bastante atenção onde anda.

No interior, os bancos dianteiros chamam atenção: são de couro com costura em vermelho e com o logo GT no encosto. Os assentos têm suporte lateral, semelhante aos carros de competição. O interior é basicamente preto, com detalhes em couro, costuras vermelhas no volante e manopla de câmbio. E claro, pedaleiras cromadas.



O Citroën C4 Lounge ficou muito bonito, com design contemporâneo e linhas fluidas. No entanto, faltou uma opção esportiva como na rival. A THP Exclusive é a versão topo de linha, mas sem diferenças externas expressivas das outras opções, com exceção das belas rodas de liga-leve de 17”. O sedã oferece luzes diurnas de LED e faróis direcionais de xenon.

Se o C4 Lounge não empolga com visual esportivo, dá o troco com requinte. O interior é rico em detalhes, começando com o volante com diversos controles de mídia e do veículo. O console central é em resolvido e termina na tela multimídia, que não é touch, um grande porém. Há ainda uma firula interessante: o motorista pode escolher as cores do fundo dos instrumentos.


C4 Lounge 8,5
Fluence GT 8,0



Segurança
Os dois modelos apresentam ótimo pacote de equipamentos de segurança, com seis airbags (motorista, passageiro, laterais e de cortina), controles eletrônicos de estabilidade (ESP), tração e freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD). Tanto C4 Lounge como Fluence GT possuem cintos de três pontos com pré-tensionadores e encostos de cabeça para todos os ocupantes, mas só sedã da Citröen oferece sistema IsoFix para cadeiras infantis.

Vidros e teto elétrico dos dois modelos têm o sistema One Touch com anti-esmagamento e as portas travam quando o veículo começa a andar. Os dois oferecem alarme de série, mas o C4 leva vantagem também em oferecer sensor de estacionamento, na dianteira e traseira e câmera de ré.

C4 Lounge 10,0
Fluence GT 9,0

 

Porta-malas

Além de comportar 80 litros a mais do que o compartimento de cargas do C4, o Fluence ainda conta com uma prática rede divisória que pode ser usada para transportar pequenos objetos. 

 

C4: 450 litros
Fluence: 530 litros


C4 Lounge 7,5
Fluence GT 10,0

 

 

 

Acabamento
Os dois modelos apresentam bom nível de acabamento, requisito essencial no segmento dos sedãs-médios. Os plásticos utilizados são de qualidade e os bancos recebem bem os ocupantes. O C4 Lounge, ao final, fica com aspecto superior, tanto pelos materiais empregados quanto nos arremates bem feitos.

 

C4 Lounge 9,0
Fluence GT 8,5



Relação custo/benefício

Situados em faixa de preço similar, ambos são topo de linha e chamam atenção por onde passam. O GT é manual e o C4 automático. O modelo da Renault custa R$ 85.599 e o Citroën R$ 83.790, incluídos como opcionais faróis de xenon e teto solar elétrico. Um condutor purista vai adorar domar os 180 cv do GT com seis marchas na mão, prazer que o rival não oferece, mesmo no modo manual. Se quiser um legítimo esportivo, vá de Fluence GT. Mas em relação ao mercado, um modelo câmbio automático pode valer mais no bolso e na revenda.

C4 Lounge 8,0

Fluence GT 7,0


Resultado final:

 

C4 Lounge: 84,5
Fluence GT: 85,5



Renault Fluence GT


 

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo (“twin scroll”), 1.998cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve 180cv de potência a 5.500rpm e 30,6kgfm de torque a 2.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de seis velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira independente, do tipo McPherson, com braço inferior triangular e barra estabilizadora; e traseira com eixo soldado em H, de deformação programada e barra estabilizadora / de liga leve de 17 polegadas/ 205/55 R17

 

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

FREIOS
A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS, acompanhado de auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD)

CAPACIDADES
Do tanque, 60 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 430 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE

Aberturas elétricas do bocal do tanque e do porta-malas, ar-condicionado de duas zonas, bancos esportivos, chave do tipo cartão, computador de bordo, direção elétrica, teto solar elétrico, coluna de direção com regulagem de altura e distância, airbags frontais, laterais e de cortina; alarme, controles de estabilidade e tração, regulagem automática de altura dos fachos dos faróis, freios ABS, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro; CD player com Bluetooth, comando na coluna de direção e conexões USB, iPod e auxiliar.

OPCIONAIS

Não tem.

Citroën C4 Lounge Exclusive THP


 

FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, 1.6, a gasolina, que desenvolve 165cv de potência a 6.000rpm e 24,5kgfm de torque a 1.450rpm

 

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; e traseira deformável e barra estabilizadora / de liga leve de 17 polegadas / 225/45 R17

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

FREIOS
A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS, acompanhado de auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica da força de frenagem (REF) e controles de estabilidade e de tração

CAPACIDADES
Do tanque, 60 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 410 quilos


EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Ar-condicionado de duas zonas, computador de bordo, teto solar, coluna de direção com regulagem de altura e distância, airbags frontais, laterais e de cortina; alarme, controles de estabilidade e tração, freios ABS, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro; CD player com Bluetooth, comando na coluna de direção e conexões USB, iPod e auxiliar, câmera de ré, navegador com tela colorida de 7 polegadas, sensor de ponto cego, entre muitos outros.

OPCIONAIS
Teto solar elétrico e faróis bixênon direcionais.



Veja mais fotos do C4 Lounge e Fluence GT