Esqueça o visual sólido dos jipes tradicionais, como grandes blocos com cortes planos. Com arremates e linhas suaves, o Evoque está mais para uma escultura. Seus traços mais marcantes são os faróis e lanternas delgados, as grandes rodas de 20 polegadas em contraste com a carroceria baixa e a pequena área envidraçada, característica que compromete drasticamente a visibilidade. Para tentar corrigi-la, o fabricante adotou grandes retrovisores externos, além de um sistema de câmeras de 360 graus, sensores de estacionamento e detector de veículos nos pontos cegos.
A chave fica no bolso. Para entrar basta tocar a maçaneta. Aperte o botão de ignição e o barulho será suave. No melhor estilo downsize, para empurrar o esbelto crossover foi escolhido um motor 2.0 litros de quatro cilindros, porém vitaminado com o uso de turbo e injeção direta de combustível. O resultado são 243cv de potência e 34,6kgfm de torque. A transmissão automática de 6 velocidades tem funcionamento suave e trocas precisas. A tração é integral.
PROATIVO Apesar do porte poderoso, o Evoque é um veículo relativamente baixo (igual à altura de uma Palio Adventure), ponto para sua boa performance em curvas, característica reforçada pela tração integral, o uso de pneus largos e anjos da guarda eletrônicos como controle de estabilidade e tração. Mas a cereja do bolo é a suspensão ativa, que “lê” as condições de rodagem e fica mais rígida (privilegiando a estabilidade) ou elástica (mais confortável). A direção elétrica é precisa e ganha peso em velocidades mais elevadas. Para esse estilo de tocada o câmbio tem o modo esportivo, que troca as marchas em rotações mais elevadas, e, no sistema Terrain Response, um modo dinâmico deixa-o mais estável e com respostas mais rápidas.
NA TERRA As dimensões relativamente reduzidas são um grande aliado do Evoque no fora de estrada. Escolher qual é o perfil mais adequado para cada trecho no sistema Terrain Response é essencial para não enterrar o veículo. O sistema controla eletronicamente e adapta as configurações de tração, torque, suspensão e aceleração. O sistema que ajuda a frear na descida pode ser acionado no painel.
Os pneus de passeio com perfil baixo não são adequados para a aplicação fora de estrada. O perfil baixo também obriga que em terreno pedregoso a velocidade tenha que ser diminuída. Se isso ocorrer, o estepe disponível é o de emergência. A altura máxima para atravessar trechos alagados é de 50cm. Os ângulos de entrada e saída, bem como o vão central, também se mostraram eficientes, não esbarrando o fundo do veículo em sulcos mais profundos.
MAIS QUE CONFORTO Se o estilo Land Rover de encarar o fora de estrada não abre mão do padrão primeira classe, nesse urbanoide a filosofia é a mesma. Os passageiros da frente acham a melhor posição nos assentos com ajustes elétricos. O acabamento tem couro para tudo quanto é lado. A tela central reúne um centro de comunicação e entretenimento, sendo responsável por comandar a telefonia (Bluetooth), áudio, vídeo, televisão, câmeras e navegação.
O único inconveniente é que a captação da televisão digital não funciona em alguns locais do Brasil. De acordo com a Land Rover essa captação pode ser ampliada nas concessionárias. Por meio da tecnologia Dual View, motorista e passageiro enxergam na mesma tela funções diferentes. Duas telas estão à disposição dos passageiros traseiros, que também podem escolher sua própria programação. O sistema de som Meridiam, com 11 alto-falantes, tem 380 watts de potência.
SEGURANÇA Os ocupantes usufruem de bom espaço no Evoque. A queda do teto não compromete o conforto em altura de passageiros de até 1,85m. A partir daí é preciso ficar de olho. A única ressalva são as pequenas portas traseiras, que não tornam o acesso tão bom. O espaço para bagagem não é dos maiores, 330 litros de capacidade, onde os volumes podem ser colocados com a abertura e fechamento automático da tampa traseira. Outra facilidade disponível nessa versão é o Park Assist, que faz a baliza em vagas paralelas. O pacote de segurança é completo.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
A pintura contém pontos com impurezas. As quatro portas têm pontos com desnivelamento entre si e a carroceria. A tampa traseira está desalinhada e descentralizada. O capô tem boa montagem. NEGATIVO
VÃO DO MOTOR
O motor e seus componentes laterais preenchem todo o vão, limitando bastante o acesso à manutenção. O resultado do isolamento acústico em relação ao habitáculo é razoável. O capô tem ângulo de abertura satisfatório e, quando aberto, é sustentado por duas molas a gás. REGULAR
ALTURA DO SOLO
Não foram notadas interferências com o solo no percurso misto de provas. Os ângulos de ataque e saída satisfazem. Toda a parte inferior do motopropulsor tem proteção por chapa plástica, de resistência limitada. O automóvel tem cinco opçõses de ajuste eletrônico para trafegar no uso mais dinâmico, normal, grama/neve, lama/sulcos e areia. O acionamento é feito por meio de teclas no console central e o sistema se adapta às configurações de tração, motor (torque) e suspensões de acordo com o tipo de solo que o carro roda. POSITIVO
CLIMATIZAÇÃO
Sistema é automático digital e apresentou ótimo funcionamento em geral. A vazão de ar pelos quatro difusores do painel é boa e, junto com a do final do console central, distribuem bem o ar climatizado no habitáculo em um tempo satisfatório. O nível de ruído de funcionamento é baixo. O conjunto apresentou-se bem vedado. Existe a opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. POSITIVO
FREIOS
Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto e estão bem dimensionados e calibrados. O pedal de freio tem ótima sensibilidade, sem ser imediato demais. O ABS atuou com eficiência sempre que solicitado. O freio de estacionamento é do tipo eletrônico, com comando no console central. A desaceleração é rápida, progressiva e mantém a trajetória imposta, sem afundamento exagerado do eixo dianteiro. POSITIVO
CÂMBIO
A tração é permanente nas quatro rodas. O câmbio automático de seis marchas não tem alavanca seletora principal, e sim comando giratório. Para as trocas manuais sequenciais, o motorista pode usar as aletas incorporadas ao volante. As relações de marchas/diferencial estão bem definidas para o uso misto (cidade/estrada/trilhas). As trocas são suaves e rápidas e a função kick-down tem boa sensibilidade. O quadro de instrumentos tem display informando a opção de condução e a marcha selecionada. POSITIVO
MOTOR
As retomadas de velocidade e aceleração são excelentes. O carro proporciona uma dirigibilidade prazerosa e segura no uso urbano, em rodovias e sobre piso de baixo atrito. O nível de ruídos de funcionamento é baixo e o turbo está muito bem dimensionado e calibrado. POSITIVO
VEDAÇÃO
Boa contra água. POSITIVO
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
O efeito aerodinâmico é contido, mesmo em alta velocidade, e ao trafegar sobre piso de terra, paralelepípedo e asfalto ruim, surgem vários ruídos no habitáculo.REGULAR
SUSPENSÃO
O conforto de marcha é limitado, pois a transferência das imperfeições do solo são evidentes quando o carro roda sobre piso mais irregular. Os pneus de perfil baixo são vulneráveis para um veículo de uso misto. A estabilidade (asfalto liso e terra batida seca) surpreendeu pela precisão, rapidez e manutenção da velocidade em curvas de raios variados, auxiliada pela tração permanente nas quatro rodas. Por prevenção, o carro tem auxílio de controle eletrônico de estabilidade e tração. REGULAR
DIREÇÃO
A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com bom curso. A velocidade do efeito retorno e o diâmetro de giro são aceitáveis. A precisão na reta e em curvas é muito boa. As cargas do sistema assistido estão muito bem definidas para o uso urbano e em estradas, com reações homogêneas. POSITIVO
ILUMINAÇÃO
O sistema tem sensor crepuscular. Os faróis são bixênon e direcionais, com ótima eficiência no baixo e no alto, e têm auxilio de faróis de neblina. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e de fácil visualização, assim como o console central e as teclas incorporadas ao volante. Existem luzes de cortesia no porta-malas, porta-luvas, base inferior dos retrovisores, zona dos pés do condutor e passageiro e nos para-sóis. No teto há uma lanterna com duplo spot fixo junto ao retrovisor e duas lanternas nas zonas laterais para os passageiros de trás, com ótimo resultado em iluminação. POSITIVO
ESTEPE/MACACO
O estepe é do tipo temporário, com velocidade máxima de 80km/h, e está instalado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho (o kit de troca fica embaixo dele). A operação de troca é normal, mas ao utilizar o estepe em rodovias o veículo terá o seu comportamento dinâmico totalmente alterado e não poderá rodar por muito tempo com o pneu reserva. Outro incômodo é o fato de o pneu (e roda) danificado (o de uso normal) não se encaixar no compartimento destinado ao estepe, roubando espaço no porta-malas. NEGATIVO
LIMPADOR DE PARA-BRISA
O sistema tem sensor de chuva. As palhetas do para-brisa e vidro traseiro varrem uma área que proporciona um bom campo de visão. Os esguichos são do tipo spray, com boa vazão e abertura. O acesso ao reservatório de água dentro do vão do motor é fácil. POSITIVO
ALARME
Não tem chave convencional de ignição. Ela é do tipo que pode ficar no bolso do condutor e o sistema reconhece a sua proximidade. Para ligar e desligar o motor, há um botão no painel. Existem proteções perimétrica e volumétrica. As quatro portas têm função um toque e o sistema antiesmagamento atuou com precisão. Ao dar comando para travar
as portas, os vidros sobem automaticamente se continuar pressionando a tecla. POSITIVO
VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado pela fábrica é de 420 litros, e o encontrado foi 330 litros, com o banco traseiro na posição normal e com a tampa do bagagito fechada.
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
Palavra de especialista
Questão de estilo
DANIEL RIBEIRO FILHO
ENGENHEIRO
Impressionam as linhas arrojadas e futuristas da carroceria em todos os lados, inclusive visto por cima. A qualidade do acabamento interno e o bom gosto são difíceis de explicar. A fidelidade do áudio é de escutar de joelhos. O seu comportamento dinâmico é impressionante pela versatilidade, segurança e dirigibilidade. O campo de visão no vidro traseiro é crítico, mas tem auxílio de eficientes retrovisores externos e câmeras de ré. O estepe temporário é uma cultura pouco resolvida no Brasil, devido à péssima qualidade e manutenção de nossas vias. Os pneus de uso (aro 20, da série 45) são lindos esteticamente e muito funcionais em curvas numa condução esportiva, mas, ao cair em um buraco, ou tracionar sobre pedras com pontas em trilhas e/ou curvas, ele pode ser facilmente danificado e o custo elevado da sua reposição (se for achado) acaba com todo o seu charme. O motor de 2 litros com turbo nada fica a dever a um V6 em dirigibilidade e empurra o Evoque com presteza. Destaque para a altura em relação ao solo, funcionamento do câmbio, freios, calibragem da direção e sistema de tração.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.999cm³ de cilindrada, turbo, injeção direta de combustível, a gasolina, que desenvolve potência de 243cv e torque máximo de 34,6kgfm a 1.750rpm
TRANSMISSÃO
Tração integral e câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais por aletas no volante
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Ativa. Dianteira tipo McPherson e traseira multilink/8 x 20 polegadas, em liga leve (opcional) / 245/45/R20 (opcional)
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS
A disco ventilados na dianteira e disco sólido na traseira
CAPACIDADES
Tanque, 70 litros; de carga (passageiros e bagagem), 500 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Sistema de som Meridiam com 11 alto-falantes de 380W, entrada para iPod e duas saídas USB; Pak Assist; bancos dianteiros elétricos; ar-condicionado automático; sistema de navegação; bluetooth; tela touch screen de 8 polegadas; tela informativa para o motorista; freio de estacionamento com acionamento elétrico; controle de velocidade; Terrain Response; controle de descida em ladeira; direção elétrica; botão para ignição; faróis adaptativos em xênon; acendimento automático dos faróis; câmeras 360°; sensores dianteiros e traseiros de estacionamento; sensores de chuva; faróis de neblina dianteiros.
Segurança –Pontos de fixação Isofix para assento de criança; airbags dianteiros, de joelho, laterais e de cortina; luzes de emergência para frenagens severas; aviso de cinto de segurança; freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD); assistência de frenagem de emergência; controle de tração e estabilidade; tração integral; sistema anticapotamento; apoios de cabeça e cintos de três pontos para os cinco passageiros; cintos dianteiros com pré-tensionadores.
Aparência – Acabamento cromado na grade frontal, nas saídas de ar laterais e nos faróis de neblina; rodas em liga leve de aro 19 e pneus 235/55/R19; soleiras das portas cromadas; acabamento interno em couro, madeira e alumínio escovado.
OPCIONAIS
O pacote Tech Pack tem sistema de entretenimento com duas telas LCD independentes nos encostos dos bancos dianteiros, sistema de câmeras 360°, Dual View e rodas de liga leve aro 20.
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 6
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais 9
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento
Custo/benefício 8
QUANTO CUSTA
O Range Rover Evoque custa a partir de R$ 178 mil na versão de entrada Pure. A versão testada Prestige custa R$ 196 mil. Com o pacote Tech Pack o modelo é vendido por R$ 249 mil.