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Rampage é uma RAM legítima ou uma Fiat Toro de luxo?

Testamos a caminhonete que divide plataforma com a Toro. Confira impressões, vídeo, fotos, equipamentos, ficha técnica e concorrentes

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Dianteira da picape é imponente, ao melhor estilo RAM
Dianteira da picape é imponente, ao melhor estilo RAM Foto: Dianteira da picape é imponente, ao melhor estilo RAM
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

A Rampage é a resposta da RAM para quem sempre quis ter uma picape da "marca do carneiro", mas não tinha grana para comprar. A caminhonete de porte intermediário é fabricada na planta da Stellantis de Goiana (PE), usando a mesma plataforma da Fiat Toro. Por esse motivo, uma questão ficou no ar: a Rampage é uma RAM legítima ou uma Toro de luxo?

Bom, quanto ao design, é inegável que a porção central da Rampage é muito semelhante à Toro, sobretudo na inclinação da coluna A. No entanto, o porte da caminhonete da RAM é bem mais encorpado, principalmente na dianteira, com o capô alto e "musculoso", além das caixas de roda anabolizadas. No entanto, suas dimensões deixam a vida mais prática quando se compara com as médias.

Testamos a Rampage na versão de entrada Rebel equipada com motor a gasolina (com preço sugerido de R$ 250 mil), que tem uma "pegada" off-road. Sua grade é toda em preto, sem o cromado das versões mais sofisticadas. As rodas são de 17 polegadas, calçando pneus de uso misto, que fazem ruído no asfalto. Os faróis da caminhonete são full-LED, assim como os de neblina, que ainda acumulam a função cornering. Na traseira, destaque para a saída dupla de escape, que é bem esportiva.

Caçamba é pequena

O para-choque traseiro tem uma descaída que forma um degrau para acessar a caçamba. A tampa do compartimento de carga da RAM Rampage tem função de amortecimento para abrir. O espaço tem iluminação e cobertura, mas a capota marítima não é de série. O espaço da caçamba é pequena, com maior parte do aproveitamento em altura, o que não resulta em muito espaço de fato. A capacidade de carga é de 750 quilos.

Interior é apertado, mas com acabamento caprichado

O interior da Rampage tem um acabamento superior, mantendo o padrão esperado para marca, com couro no painel, portas, e bancos. A versão Rebel tem as colunas e o teto em preto. O quadro de instrumentos digital tem 10,3 polegadas e é configurável. Já o multimídia tem tela de 12,3 polegadas, que pode ser conectado a dois celulares ao mesmo tempo, além de espelhamento sem fio.

Uma solução interessante da Rampage é que o carregamento do telefone sem fio possui uma função de resfriamento a partir do ar-condicionado. A oferta de tomadas USB na caminhonete é generosa, totalizando seis: duas em um compartimento abaixo do console central e quatro para o banco traseiro.

Porém, uma coisa que foge ao padrão da RAM é o espaço interno limitado. Nesse quesito, sim, a Rampage se iguala à Toro. Na frente o espaço é sempre bom, mas no banco traseiro a situação é diferente. Ao menos o espaço oferece saídas de ar exclusivas e tomadas USB. Mas, o acabamento ali dá uma "caída", com mais plástico e menos couro nas portas.

Rampage tem motor de 272cv de potência e tração 4x4

Curiosamente, na gama da Rampage, as versões equipadas com motor diesel são as de entrada. Porém, testamos a motorização mais divertida, que traz sob o capô o mesmo motor Hurricane do Jeep Wrangler. Trata-se de um 2.0 turbo, de quatro cilindros, com 272cv de potência e 40,8kgfm de torque, movido unicamente a gasolina.

Com esses números, fica claro que não falta "força" à caminhonete na cidade ou na estrada. Mesmo pesando 1.900 quilos, a Rampage acelera até os 100km/h em 7,1 segundos. Porém, o consumo de combustível é alto.

O câmbio automático de 9 marchas é comandado por um botão giratório e tem uma boa gestão. Trocas manuais podem ser feitas por aletas próximas ao volante, e ainda existe um modo esportivo, que permite subir as rotações. A transmissão ainda tem tração 4x4 sob demanda, com opção de reduzida acionada por botão.

Para completar a parafernália do fora de estrada, existe um assistente de descida. Outro destaque da caminhonete é a suspensão independente, com multilink na traseira, que alia conforto de rodagem - mesmo com o veículo descarregado, algo raro em uma picape - e bom comportamento dinâmico.

Equipamentos e concorrentes

A Rampage se garante na segurança básica – com seus 7 airbags, controle de estabilidade, sistema de mitigação de rolagem da carroceria –, mas o destaque da caminhonete nessa versão de entrada são os auxílios semiautônomos à condução:

  • Controle de velocidade adaptativo com Stop&Go;
  • Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência;
  • Monitoramento de pontos cegos;
  • Detecção de tráfego traseiro cruzado;
  • Alerta de saída de faixa com correção.

Com apenas R$ 30 mil de diferença entre o pacote de entrada e o de topo, entre R$ 240 mil e R$ 270 mil, a escolha da versão é bem mais pela preferência do cliente, e não pelo preço. Além da versão testada Rebel, a linha Rampage tem um pacote com perfil mais clássico, o Laramie, e outro mais esportivo, o RT, este disponível apenas com o motor a gasolina.

A Rampage é uma caminhonete de porte intermediário com estrutura em monobloco. Dos concorrentes desse segmento, o modelo que mais se aproxima é a Ford Maverick, com dimensões e motorização aproximadas, mas com outra proposta de visual, mais espaço interno e acabamento bem mais simples. No entanto, devido ao preço, a Rampage “esbarra” com as versões de entrada das picapes médias, com chassis, se tornando interessante por ser bem mais vistosa e equipada.

Legítima RAM ou Toro de luxo?

Com visual próprio, em linha com o DNA da RAM, acabamento caprichado e motorização poderosa, no frigir dos ovos a Rampage é um produto digno de exibir a "marca do carneiro", tendo pouco da Fiat Toro.

Ficha técnica da RAM Rampage Rebel a gasolina

MOTORDianteiro, quatro cilindros, com 1.995cm³ de cilindrada, turbo, a gasolina, que desenvolve potência de 272cv a 5.200rpm e torque máximo de 40,8kgfm a 3.000rpm
TRANSMISSÃOTração 4x4 Auto e 4x4 reduzida com acionamento eletrônico, e câmbio automático de 9 marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUSDianteira, independente tipo McPherson; e traseira, independente, multlink / EM liga leve de 7 x 17 polegadas / 235/65 R17 (All Terrain)
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva, diâmetro de giro, 11,9m
FREIOSDiscos ventilados nas quatro todas, com ABS e ESC
CAPACIDADESDo tanque, 55 litros; de carga útil (passageiros mais bagagem), 750 quilos
DIMENSÕESComprimento, 5,02m; largura, 1,88m; altura, 1,78m; entre-eixos, 2,99m
CAÇAMBACapacidade volumétrica, 980 litros; comprimento com a tampa fechada, 1,05m; altura, 59cm; largura máxima, 1,38m; largura entre o vão das rodas, 1,05m
PESO1.906 quilos
ÂNGULOSDe entrada: 25,7 graus
De saída: 25,3 graus
De rampa: 23,9 graus
Vão livre do solo: 26,4cm
DESEMPENHOVelocidade máxima: 210 km/h
Aceleração até 100km/h: 7,1 segundos
CONSUMO (*)Cidade – 7,9 km/l
Estrada – 9,7 km/l
Dados do fabricante (*) Dados do Inmetro

Equipamentos da RAM Rampage Rebel a gasolina

DE SÉRIEAbertura remota da tampa traseira; acendimento automático dos faróis; ajuste elétrico de altura do farol; alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência; antena tubarão; ar-condicionado digital dual zone; banco elétrico do motorista; câmera de ré; multimídia com tela de 12,3"; comutação automática do farol alto; controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go; controle de estabilidade; desembaçador da janela traseira; escapamento duplo; estepe emergencial; farol de neblina em LED com função cornering; farol Full-LED; freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; controle de descida; iluminação interna de caçamba; chave presencial; modo esportivo; protetor de cárter; quadro de instrumentos digital de 10,3"; carregador de celular sem fio; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores com ajustes e rebatimento elétricos; revestimento dos bancos em couro; revestimento da caçamba; saídas de ar traseiras; sensor de chuva; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; alerta de saída de faixa; detecção de tráfego traseiro cruzado; monitoramento de ponto cego; monitoramento da pressão dos pneus; mitigação de rolagem da carroceira; assistente de partida em aclives; volante com regulagem de altura e distância; airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho.
OPCIONAISPack Elite (R$ 6 mil), com luz ambiente, som premium e banco do passageiro com ajustes elétricos; Pintura sólida preto Diamond (R$ 2 mil)