BOM
Climatização
É automático digital. A rumorosidade é contida. Não há saídas reguláveis para o banco traseiro. O tempo gasto para proporcionar sensação de conforto em todo o habitáculo foi bom, com o veículo sob o sol por meia hora. Não há opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. O sistema está bem vedado a gases/fumaça. Tem comandos (teclas) no volante da velocidade de ventilação da caixa de ar e do controle de temperatura.
Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados. O ABS tem boa sensibilidade e atua com precisão. O freio de estacionamento funciona normalmente. Não ocorre superaquecimento após uso mais constante em longa descida sinuosa.
Motor
É um projeto moderno, com comando variável de válvulas e bloco em alumínio. Com carga útil de 400kg e ar-condicionado ligado, o desempenho satisfaz bem. Ao atingir 180km/h, o motor tem limitador eletrônico.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Suspensão
O conforto de marcha satisfaz, seja com somente condutor ou com o veículo carregado, e a estabilidade surpreende para um sedã grande, pela boa precisão em curvas de raios variados e pouca inclinação da carroceria.
Limpador de pára-brisa
São oito jatos dos esguichos que atingem todo o pára-brisa, facilitando bem a área de contato das palhetas e a de varredura sem riscar o vidro. O reservatório de água para reposição tem fácil acesso e identificação. Não tem sensor de chuva.
MÉDIO
Acabamento da carroceria
Qualidade final da pintura é razoável. As portas estão com pequeno desnivelamento. A tampa do porta-malas está desnivelada e descentralizada. O capô tem montagem aceitável.
Vão do motor
O motor preenche bem o vão, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. Os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio. Os isolantes acústicos no capô e no painel de fogo têm resultado apenas aceitável em insonorização em relação ao habitáculo, com o motor em alta rotação.
Altura do solo
Não tem chapa protetora para o cárter e caixa de marchas. Com carga máxima, ocorrem leves raspadas na base inferior do párachoque dianteiro e na zona central do chassi ao transpor quebra-molas salientes e, também, em estrada de terra com imperfeições.
Câmbio
As relações de marchas atendem bem o uso misto e as trocas são suaves.
Nível interno de ruídos
Os ruídos no habitáculo existem, mas não incomodam e o efeito aerodinâmico é muito contido, mesmo em alta velocidade.
Direção
O diâmetro de giro não é bom em manobras de estacionamento e as reações são uniformes, com boa definição das cargas do sistema assistido. A precisão na reta e em curvas é muito boa e apresentou baixa rumorosidade sobre pisos irregulares, inclusive em curvas.
Iluminação
Existem luzes de cortesia no párasóis, porta-malas, porta-luvas e base inferior dos retrovisores externos. O grupo óptico anterior, com dupla parábola, é eficiente no baixo e no alto, mas não tem regulagem elétrica em altura. Os faróis auxiliares de neblina não têm lente plástica protetora contra pedras. No teto, tem plafoniê na zona central, com duplo spot fixo integrado, com ótima iluminação.
Estepe/macaco
A roda é em aço e o pneu diferente dos de uso (145/80 16”), sendo apropriados apenas para pequenos percursos, limitado a 80km/h. A operação de troca é normal e são cinco os prisioneiros fixos por cubo para melhor apoio e centralização da roda.
Alarme
A chave de ignição é codificada. É equipado com proteção perimétrica, mas não tem proteção volumétrica e, ao dar comando, por controle remoto, para travar as portas, os vidros não sobem automaticamente.
RUIM
Ferramentas
Não tem.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
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