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Testamos: novo Sentra consegue fazer frente ao Corolla?

Antes de optar pelo sedan médio da Nissan, é preciso saber de um detalhe fundamental

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Visual do sedan fez sucesso nas ruas
Visual do sedan fez sucesso nas ruas Fotos: Visual do sedan fez sucesso nas ruas
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

O Sentra 2023 chegou ao Brasil em março, aproveitando o espaço deixado pelo Civic, que deixou de ser fabricado no Brasil e ganhou nova geração importada, com motorização híbrida e muito mais caro que o segmento que costumava "frequentar". Esta posição colocou o modelo da Nissan de frente para o Corolla. Tanto que, hoje, os dois são os sedans médios mais vendidos do país.

Apesar de ter sido lançado em 2019, o visual do novo Sentra ainda agrada bastante, tendo ganhado vários elogios nas ruas durante o período de teste com a versão de topo Exclusive. A dianteira é bem agressiva, lembrando a "pegada" da última geração do Civic. A grade com formato em V tem a nova logomarca da Nissan.

Os faróis são em LED, assim como os auxiliares alocados no para-choque, que tem visual bem recortado. O capô tem vincos que dão "musculatura" à dianteira, que é muito aerodinâmica. Porém, é preciso ter cuidado em rampas e buracos, já que a parte de baixo do Sentra 2023 raspa com facilidade.

Nas laterais, o novo Nissan Sentra traz rodas de 17 polegadas em dois tons. A unidade testada tinha pintura perolizada, com os retrovisores e o teto em preto, customização que custa R$ 3 mil. Os vincos bem marcados acima das caixas de roda também deixam o carro "musculoso". Porém, o maior charme desse sedan está na descaída do teto. Já a traseira é mais neutra, trazendo apenas um arremate esportivo no "extrator". Faltou só uma ponteira de escape.

Por dentro do Nissan Sentra 2023

Quem for optar pela versão de topo do Sentra 2023 deve considerar seriamente em pagar os R$ 1.700 cobrados pelo interior com os detalhes em couro caramelo (oficialmente denominado Sand), que fica bem diferenciado. Mas, se quiser "passar batido", fique com o tradicional couro preto.

O padrão de acabamento do Sentra 2023 é muito satisfatório, a começar pelo aplique em couro no painel, que segue para as portas, apoio de braço, console central e, claro, os bancos. No mais, o visual interno é bem limpo, com a telinha de 8 polegadas do multimídia e um display de 7 polegadas no quadro de instrumentos.

O console central tem bons nichos, incluindo um bem grande abaixo do apoio de braço. Porém, o Sentra 2023 fica devendo carregador de celular sem fio, trazendo as tradicionais tomadinhas USB e de 12V. Outras mancadas são o freio de estacionamento no pé e modo “um toque” apenas para a janela do motorista. Os mimos ficam por conta do banco do motorista com ajustes elétricos, incluindo lombar, e o teto solar.

O banco de trás do Sentra 2023 tem bom espaço para dois ocupantes, com o mesmo padrão de acabamento da frente, apoio de braço, tomada USB e iluminação. Mas, faltaram saídas de ar exclusivas, erro grave para o segmento. A descaída do teto pode penalizar passageiros mais altos, mas só se preocupe com isso se tiver mais de 1,80m. O porta-malas tem bom espaço, com 466 litros de volume.

Ao volante do sedan médio: qual é a do motor aspirado?

Ao volante do Sentra 2023, o motor 2.0 aspirado proporciona uma dirigibilidade muito agradável, onde o motorista fica bem no controle da situação. O propulsor funciona apenas a gasolina (não é flex), entregando 151cv de potência e 20kgfm de torque. Na cidade, a entrega de torque em baixa rotação é boa. Na estrada, o veículo ganha desempenho rapidamente, com boas retomadas.

O câmbio é um CVT que simula 8 marchas e tem uma gestão muito boa. Ao mesmo tempo que ele procura estar em baixa rotação para poupar combustível, logo reconhece quando o motorista quer desempenho e entrega tudo rapidinho.

Com as aletas atrás do volante, faz falta um modo apenas manual no câmbio, já que o modo automático costuma voltar quando fica um tempo sem trocar marchas. Em compensação, o câmbio tem o modo L para usar em descidas longas e não deixar o veículo ganhar velocidade, preservando os freios, ou para usar em subidas, evitando que o carro suba marchas.

O consumo de combustível é apenas ok para um 2.0, passando longe da economia. Já a suspensão traseira tipo multilink dá muita confiança nas curvas, mas repassa um pouco além da conta as irregularidades do piso.

Funções semiautônomas

A versão de topo do Sentra 2023 custa R$ 174.990. Além dos equipamentos que já citamos o pacote Exclusive traz como destaque:

  • Ar-condicionado automático digital Dual Zone
  • Chave presencial
  • Airbags frontais, laterais e de cortina
  • Controle de Tração e Estabilidade
  • Piloto automático adaptativo
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistente de Frenagem
  • Monitoramento de Ponto Cego

Ele faz frente ao Corolla?

Como o Civic passou para outra categoria, o Sentra 2023 se tornou o antiCorolla da vez. Lançado em março, o modelo já é o segundo sedan médio mais vendido no país, mas ainda não faz nem cócegas no modelo da Toyota.

O novo Sentra agradou em todos os quesitos, apesar de algumas escorregadas. Os preços das versões dos dois modelos são bem semelhantes, assim como o conteúdo (comparando apenas os veículos a combustão, já que o Corolla tem pacotes híbridos). Assim, o modelo da Nissan não fica devendo ao campeão da Toyota.

Porém, antes de "bater o martelo" agora, é preciso considerar que uma reestilização do sedan médio da Nissan já foi apresentada no mercado americano. Como a origem do novo Sentra vendido nos Estados Unidos é a mesma do Brasil, o México, está claro que, em breve, o modelo também vai mudar por aqui.

Ficha técnica: Nissan Sentra 2023 Exclusive 2.0 CVT

MOTORDianteiro, quatro cilindros em linha, 1.997cm³, 16V, a gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve 151cv a 6.000rpm e 20kgfm a 4.000rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira com câmbio automático do tipo CVT que simula oito marchas
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUSDianteira, independente, tipo McPherson; traseira, multlink / de liga leve de 17 polegadas / 215/50 R17
FREIOSDiscos ventilados nas quatro rodas, com ABS e EBD
DIREÇÃOPinhão e cremalheira com assistência elétrica variável
CAPACIDADESDo tanque de combustível, 47 litros; do porta-malas, 466 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 375 quilos
PESO1.405 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,64m; largura, 1,81m; altura, 1,45m; distância entre-eixos, 2,70m
PERFORMANCEAceleração: 9,4 segundos
Velocidade máxima: 200 km/h
CONSUMO (*)Na cidade: 11 km/l
Na estrada: 13,9 km/l
Dados do fabricante; (*) Inmetro

Equipamentos: Nissan Sentra 2023 Exclusive 2.0 CVT

DE SÉRIERodas de liga leve de 17” diamantadas; acabamento premium na cor sand; ar-condicionado automático digital dual zone; banco do motorista com regulagem elétrica; bancos dianteiros aquecidos; chave presencial; faróis automáticos; modo de condução econômica, manual e sport; painel de instrumentos com display de 7"; partida remota do motor; piloto automático inteligente; porta USB (Tipo A + tipo C); porta USB traseira (Tipo A); retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores com regulagem e rebatimento elétricos; teto solar; paddle shifts; vidros dianteiros e traseiros elétricos; volante com regulagem de altura e distância; volante multifuncional; ajuste interno de altura dos faróis; faróis full LED; airbags frontais, laterais e de cortina; alerta avançado de colisão frontal; alerta de objetos no banco traseiro; alerta de tráfego cruzado traseiro; alerta Inteligente de atenção do motorista; alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa; assistente de frenagem; controle dinâmico de chassi; controle de tração e estabilidade; faróis de neblina em LED; indicador de pressão dos pneus; monitoramento de ponto cego; sensor de estacionamento traseiro e dianteiro; assistente de partida em rampa; visão 360º; sistema premium de som com 8 alto-falantes; central multimídia com display colorido de 8,0”.
OPCIONALPintura (R$ 3 mil).