Acabamento da carroceria
A pintura tem bom
acabamento final. A tampa do porta-malas e o capô estão
descentralizados. As portas não têm frisos protetores. A porta
dianteira direita está desnivelada e as outras têm montagem razoável,
mas as folgas são diferentes entre os dois lados.
Vão do motor
Tem
isolamento acústico somente em pequena área do painel de fogo e o
resultado da insonorização em relação ao habitáculo é ruim, causando
desconforto auditivo em rotações média/alta do motor. O motor preenche
bem o vão e o acesso à manutenção é limitado a vários componentes.
Altura do solo
Não
tem chapa protetora em aço para a base inferior do motopropulsor,
apenas um pequeno prolongamento plástico, de resistência limitada,
abaixo do para-choque. Em saídas de garagem com desnível, raspa
levemente a frente e em uma utilização normal ocorreram pequenas
interferências com o solo na zona central do chassi ao transpor
quebra-molas salientes e curtos e ao trafegar sobre piso irregular de
terra.
Climatização
É por comando manual.
A vazão de ar pelos quatro difusores do painel é boa, bem distribuída e
com rumorosidade de funcionamento satisfatória. Não tem saídas
especificas para os passageiros de trás nem opção de temperatura
diferenciada para condutor e passageiro. Apresentou bom funcionamento e
está bem vedado.
Freios
Apresentaram bom
comportamento dinâmico no uso misto, com reações equilibradas nos dois
eixos, e o pedal de freio tem boa sensibilidade. Não tem ABS. Depois de
uso constante em longa descida sinuosa não apresentou superaquecimento
com perda de eficiência frenante. Em frenagens de emergência, o espaço
percorrido até a imobilização é coerente com a velocidade e com
manutenção da trajetória imposta. O freio de estacionamento atuou
normal.
Câmbio
O câmbio é excepcional pela
dinâmica que proporciona em qualquer situação de uso (cidade/estrada,
carregado, ar-condicionado ligado e topografia). As relações de
marchas/diferencial são perfeitas e fazem com o motor um conjunto super
agradável e seguro de se conduzir. A qualidade de engate é boa em
precisão e maciez, inclusive nas trocas e reduções rápidas, além da
pega no pomo e curso da alavanca. A embreagem é macia, tem bom curso e
boa progressividade.
Motor
A sensação que
transmite na dirigibilidade no uso misto é que tem maior capacidade
volumétrica e em algumas situações de retomadas de velocidade parece
ter um turbo à baixa pressão, tal a resposta e rapidez na aceleração em
2ª, 3ª, 4ª e 5ª marchas. Isso se deve ao sistema de comando de válvulas
com variação de abertura por meio de variador de fase (CVVTCS) e ao
câmbio com escalonamento inteligente das seis marchas e o diferencial
certo. Mesmo com o torque máximo em rotação elevada, seu rendimento em
baixa rotação surpreende e é desprezível o efeito na dinâmica do
cabeçote com arquitetura de 16 válvulas. É muito prazerosa a
dirigibilidade. O sistema flex atuou bem e é baixa a rumorosidade
especifica de funcionamento do motor, apesar da alta transferência para
a o habitáculo em rotação média/alta devido ao isolamento acústico
mal-trabalhado.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Nível interno de ruídos
O
habitáculo não é silencioso, com vários pequenos ruídos e o efeito
aerodinâmico é baixo até 100km/h, sendo crescente com a velocidade.
Suspensão
A
estabilidade é boa em uma utilização normal, em curvas de raios
variados, com pouca inclinação da carroceria. Numa condução bem
esportiva, em curvas de raio curto e médio, em 3ª marcha, feitas no
limite da aderência lateral, tende a sair de frente e, ao aliviar o pé,
a traseira se manifesta bem, porém de fácil correção. O conforto de
marcha não é bom para um sedã com está motorização, pois são facilmente
sentidas as transferências das imperfeições do solo para dentro,
chegando a incomodar quando sobre piso mais irregular de terra,
calçamento e asfalto remendado. A suspensão dianteira apresentou
pequenos ruídos e não tem controle eletrônico de tração e estabilidade.
Direção
A coluna de direção tem ajuste
manual em altura, com bom curso. A direção com assistência elétrica
variável tem cargas que proporcionam um esforço muito baixo em manobras
de garagem e estacionamento, sendo segura e com boa sensibilidade no
uso na estrada. O diâmetro de giro e a velocidade do efeito retorno
satisfazem. A precisão na reta e em curvas é razoável e apresentou
baixa rumorosidade do conjunto em curvas sobre pisos irregulares.
Iluminação
O
farol (de parábola simples) tem eficiência normal no baixo e no alto e
não há regulagem elétrica em altura em função da carga transportada,
nem faróis de neblina. O quadro de instrumentos tem iluminação
permanente e existe luz de cortesia somente no porta-malas. Na zona
central do teto tem uma lanterna com resultado aceitável em iluminação
para a área do habitáculo.
Estepe/macaco
O
estepe está instalado dentro do porta-malas, no assoalho. Tem a roda e
o pneu iguais aos de uso. As calotas integrais são fixadas no aro sobre
pressão, são de fácil furto e para a sua retirada tem uma fenda na
extremidade da extensão de acionamento do macaco. A operação de troca é
normal e facilitada por ter quatro prisioneiros fixos por cubo para
melhor apoio e centragem da roda, principalmente numa troca noturna. Os
pontos de apoio do macaco estão bem identificados nas soleiras.
Limpador de para-brisa
Os
esguichos de água no para-brisa são do tipo spray em V, com boa vazão e
abertura. Ao ativá-lo, o sistema de limpeza atua automaticamente,
varrendo uma boa área, com palhetas de qualidade. Não tem sensor de
chuva e é fácil o acesso para reposição de água no reservatório
instalado dentro do vão do motor.
Alarme
Tem
chave de ignição codificada, com imobilizador do motor e proteção
perimétrica das partes móveis contra abertura forçada, mas não tem
proteção volumétrica contra invasão do habitáculo pela quebra dos
vidros. O vidro da porta do condutor tem função um toque, para abrir e
fechar, e o sistema ntiesmagamento atuou normal.
Volume do porta-malas
O
volume declarado pela fábrica é de 467 litros, o mesmo encontrado na
nossa medição, sendo prejudicado pelo mecanismo de sustentação da
tampa, que invade as laterais ao fechar o porta-malas.
Avaliações do engenheiro
Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Médio competitivo
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro,
transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina/álcool,
1.798cm³ de cilindrada, que desenvolve 125cv (g)/126cv (a) de potência
a 5.200rpm e torque máximo de 17,5kgfm (g/a) a 4.800rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de seis marchas
DIREÇÃO
Elétrica com assistência variável
FREIOS
Discos dianteiros e tambores traseiros
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira,
independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo
de torção com barra estabilizadora/roda de aço/5,5 x 15
polegadas/185/65 R15
CAPACIDADES
Tanque, 52 litros; porta-malas, 467 litros; de carga (passageiros e bagagem), 520 quilos; peso, 1.176kg
DIMENSÕES (A x B x C x D x E) (m) (*)
4,47 x 1,69 x 1,54 x 2,60 x 2,04
DESEMPENHO (**)
Velocidade máxima (km/h) 194 (g)/195 (a)
Aceleração até 100km/h (s) 9,7 (g)/ 9,6 (a)
CONSUMO (**)
Cidade (km/l) 11,7 (g)/7 (a)
Estrada (km/l) 16 (g)/9,6 (a)
(*)
A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos e E: medida de
conforto (distância entre o pedal do freio e o encosto do banco
traseiro)
(**) Dados dos fabricantes
QUANTO CUSTA
O Nissan Tiida Sedan 1.8 16V é vendido em versão única por
R$ 44.500.
Concorrentes
Com
o Tiida Sedan 1.8 16V, a Nissan conseguiu dar um nó no segmento de
sedãs médios. Foram retirados do modelo os principais itens de
segurança (airbag e ABS), e alguns de conveniência e praticidade,
deixando-o com preço bem inferior aos principais concorrentes, como
Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Vectra, Ford Focus, Citroën C4
Pallas, Kia Cerato, Fiat Linea, Renault Mégane e Peugeot 307. Nesse
segmento, o Tiida Sedan só não é mais barato que o Renault Logan 1.6 8V.
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 8
Espaço interno 10
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais
(custo/benefício) 6
Segurança 6
Estilo 6
Consumo 8
Tecnologia 7
Acabamento 8
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
- Abertura e fechamento das portas e acionamento do alarme por controle
remoto, ar-condicionado, computador de bordo, console central dianteiro
e tomada 12V, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, direção
elétrica com assistência variável, para-sol com espelho para o
passageiro, porta-copos dianteiro no painel e console central,
porta-luvas com chave, retrovisores externos retráteis e com regulagem
elétrica, revestimento interno em tecido, tampa do tanque de
combustível com abertura interna, travamento automático das portas e
porta-malas com o veículo em movimento, vidros elétricos com função um
toque para o motorista, volante com regulagem de altura e rádio
AM/FM/CD Player com função MP3, entrada auxiliar para iPod e quatro
alto-falantes, limpador de para-brisa intermitente e variável e sistema
elétrico de travamento central das portas.
Aparência -
Maçanetas, retrovisores externos e para-choques na cor da carroceria,
rodas de aço com calotas e acabamento cromado na moldura de placa da
tampa traseira.
Segurança - Alarme de advertência sonoro para
chave no contato, lanternas acesas, nível baixo de combustível e portas
abertas, alarme perimétrico, quatro apoios de cabeça com regulagem de
altura, bloqueio de ignição por meio de imobilizador do motor, cintos
de segurança dianteiros retráteis de três pontos e reguláveis em
altura.
OPCIONAIS
Não tem.