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Mudanças no Ka deixaram modelo mais confortável

Ford aposta em tecnologia e conectividade a bordo do compacto

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Mudanças no Ka deixaram modelo mais confortável
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Ele já foi o "patinho feio" da Ford. Pequeno, com um visual estranho e que atraía olhares desconfiados, precisou de uma sobrevida para chegar no topo dos mais vendidos. Mais do que isso, o novo Ford Ka figura agora entre os modelos que contam com uma (boa) lista de itens de segurança visto antes em carros com valores superiores.



Mas se tem um item que o novo Ka dá um belo salto é em relação a sua funcionalidade. Além de ter melhorado (muito) em relação ao seu conforto interno, o hatch entrou na onda da conectividade. O Vrum testou o modelo com motor 1.0 na sua versão mais completa, a SEL. E é justamente nesta versão onde se encontram os melhores recursos.



O sistema de conectividade SYNC com AppLink surpreendeu. E a justificativa é simples. Sua funcionalidade é muito boa. Com um simples comando de voz, você pode fazer uma ligação sem tirar as mãos do volante. Ele ainda pode ler SMS. Se você possuir um smartphone, o leque de opções aumenta. A plataforma consegue se conectar com alguns aplicativos específicos. Com eles, é possível desde enviar sua localização exata à escutar a milhares músicas.



Entre esses aplicativos estão o Aupeo, Coca-Cola FM, Onde Parar, Bradesco Exclusive, Let's Park, Guia UOL, Rádio 69 FM, Rádio Alpha FM e o Glympse. Na prática, eles realmente funcionam (desde que sua cidade esteja englobada nos apps). Testamos o Glympse, que é um aplicativo que utiliza o sistema de geolocalização de seu aparelho para compartilhar o local em que você está com seus amigos, familiares e com quem mais você quiser. Conectado ao carro, evita que você tire as mãos do volante para utilizar o celular. Funcionou muito bem com o Vrum.

Mais mimos
O Ford Ka, na versão testada, também tem outros itens que merecem destaque. Entre ele está o assistente de partida em rampa (muito útil não deixar o carro "afogar" ou ir para trás ao arrancar o carro), controle eletrônico de estabilidade e tração, além do assistente de emergência, que liga automaticamente para o Samu em caso de acidente. Esse item, por sorte, não precisamos testar.



Já andamos e avaliamos o novo Ka em outras ocasiões. Mas não custa lembrar que o carro tem outros pontos positivos e negativos. De bom, o motor três cilindros flex, que rende 85 cavalos de potência e é muito econômico. Há conforto e o visual do Ka agrada. O que poderia melhorar seria o incremento de sensores de ré, ajuste elétrico dos retrovisores, porta-malas um pouco maior e o encosto de cabeça e cinto de três pontas para o terceiro passageiro traseiro.



Ficha técnica

Ka 1.0
Motor flex três cilindros, 12V
Potência: 80/85 cv
Torque: 10,2/10,7 kgfm
Transmissão: Manual de cinco velocidades, tração dianteira
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás
Pneus: 195/55 R15

Dimensões:
Comprimento 3,886 m
Largura 1,695 m
Altura 1,525 m
Entre-eixos 2,491 m

Capacidades:
Tanque 52 l;
Porta-malas 216 l
Peso: 1.007 kg

#Apps:
Aupeo: permite a busca de estações de rádio por gênero musical, locais ou em outros países.

Coca-Cola FM: conecta com a rádio digital com programação 24 horas.

Onde Parar: faz a busca de estacionamentos em locais próximos e também em outras cidades.

Let's Park: localização de estacionamento.

Guia UOL: guia com milhares de opções de bares, cinemas e restaurantes.

Glympse: utiliza o sistema de geolocalização de seu aparelho para compartilhar sua localização