De Oaxaca ? México Tem uma estrada que vai da Argentina até os EUA chamada Panamericana. Quando todo o trecho mexicano foi asfaltado, o governo do país decidiu organizar uma corrida em seus mais de 3 mil quilômetros, para incentivar o turismo e os investimentos. Ela se chamou "Carrera Panamericana", foi disputada de 1950 a 1954 e ganhou repercussão internacional, atraindo carros de marcas famosas como Mercedes, Jaguar e Porsche, entre outras.
A primeira 300 SL, depois conhecida como "Asa de Gaivota", foi desenvolvida pela Mercedes em 1951 só para as competições e foi vitoriosa na edição de 1952 da "Panamericana". A repercussão foi tamanha que a fábrica decidiu produzir o carro em série e foi comercializado entre 1954 e 1957, quando a substituíram pela versão conversível até 1964.
Veja mais fotos da Mercedes-Benz 300SL em um ensaio atual e na Panamericana da década de 50!
Agora, para apresentar sua sucessora, a Mercedes convidou mais de 100 jornalistas de vários países para conhecer o carro num trecho da mesma estrada, os 420 quilômetros de Oaxaca (pronuncia-se Oarraca) até Puebla.
Aliás, assim como no projeto da 300 SL, a SLS também ganha, no próximo ano, uma versão conversível. Além de uma asa "ecológica", com motores elétricos...
E já está pronta a versão para correr na categoria GT3.
Leia a matéria sobre o SLS GT3 .
Ficha técnica
SLS AMG
Motor - De oito cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, 6.208cm³, 571cv de potência a 6.800rpm e torque de 58,2kgfm a 4.750rpm
Transmissão - AMG Speedshift, dupla embreagem de sete marchas
Rodas - Dianteiras 9,5x19 e traseiras, 11x20
Pneus - 265/35 R19 e 295/30 r20
Dimensões (metros) - Comprimento, 4,64; largura, 1,93; altura, 1,26 e entre-eixos, 2,68
Tanque - 85 litros
Peso - 1.620kg
Desempenho - Velocidade máxima, 317km/h (limitada eletronicamente) e aceleração até 100km/h em 3,8 segundos
300SL
Motor - De seis cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, 3.103cm³, 180cv de potência e torque de 28,2kgfm
Transmissão - Manual de quatro marchas
Rodas - Aro 15
Pneus - 215/70 R15
Dimensões (metros) - Comprimento, 4,22; largura, 1,78; altura, 1,26 e entre-eixos, 2,40
Tanque - 100 litros
Peso - 1.131kg
Desempenho - Velocidade máxima, 240km/h e aceleração até 100km/h em 8,5 segundos
(*) Jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz do Brasil
Leia também
Sketches do SLS AMG Roadster.
SLS AMG vira safety car.