Até as décadas de 1950 e 1960, um jovem apaixonado por esportivos dificilmente dispunha de saldo bancário para comprá-los. E, quando as finanças melhoravam, ele já tinha família para levar. Em sedãs caretas.
As coisas começaram a mudar na década de 1960. A Jaguar foi pioneira nos sedãs esportivos. O Mark I tinha motorzão de seis cilindros, freios a disco nas quatro rodas, suspensão caprichada.
A BMW seguiu a mesma trilha e no final dos anos 1960 lançou modelos atrevidos com motores de quatro e seis cilindros que faziam poeira para muito esportivo europeu e norte-americano. E sua arqui-rival, Mercedes-Benz, para não ficar para trás, tratou de aplicar um motorzão V8 de 6.3 litros para fazer arrastar as rodas de seus pesados banheirões de quatro portas.
A disputa entre as duas alemãs continua. Hoje, a BMW tem a própria "preparadora", a Motorsport. Se você avistar no retrovisor uma série 3 ou 5 com a letra "M" agregada, pode dar passagem. A menos que você esteja ao volante de uma Mercedes com o logotipo AMG, uma antiga empresa independente de preparação que acabou sendo adquirida pela Daimler Benz.
A M3 é a versão apimentada da BMW série 3. A C63 AMG é a Classe C pronta para a pista. Aliás, só mesmo acelerando as duas "meninas" numa pista (no caso, a da Goodyear em Americana, São Paulo) de ótimo asfalto para uma análise comparativa. Ossos do ofício...
Desempenho
A Mercedes "anda" mais que a BMW. Também pudera, a M3 tem um motor V8, 4.0 litros, de “apenas” 414 cv para enfrentar um V oitão de 6.2 litros com 451 puros-sangues sob o capô da AMG. A Mercedes arranca mais e tem melhores retomadas. Você pisa e sente a força bruta empurrando as quase duas toneladas de solidez germânica.
C63 AMG: 10 X M3: 8
Mecânica
É inegável que a Mercedes tem um motorzão sob o capô. E sete marchas. E muito mais torque, pois sua cilindrada é 50% superior. Mas a BMW tem mecânica mais refinada. É mais leve. Tem melhor distribuição de peso entre os eixos, por exemplo. Reparem nos detalhes: a faixa vermelha do conta-giros é variável, de acordo com a temperatura do motor. Enquanto o ponteiro da Mercedes pára em 7.200 rpm, o da BMW vai a surpreendentes 8.400 giros. A engenharia da BMW uniu o útil ao agradável: o teto é de fibra de carbono, lindo esteticamente, além de reduzir peso e baixar o centro de gravidade. Além de alumínio na suspensão traseira e no capô. Que tem reais entradas de ar para o motor.
C63 AMG: 9 X M3: 10
Ao volante
Ganha a BMW. Sistemas eletrônicos ajustáveis com comandos no console para o motor, amortecedores e controle de estabilidade deixam o carro ao gosto do freguês. Em estradas com curvinhas mais apertadas, seu comportamento é perfeito. A Mercedes é a potência bruta, selvagem, com suspensão excessivamente firme e sem regulagens. Bancos dianteiros excepcionais. Mas para quem quer puro prazer e não se importa com o conforto.
C63 AMG: 8 X M 3: 10
Por dentro
A Mercedes ganha em ergonomia, espaço interno e porta-malas. Por outro lado, a BMW tem acabamento mais requintado.
C63 AMG: 9 X M 3: 8
Por fora
Gosto não se discute. Mas as modificações de estilo da AMG são excessivamente rebuscadas. A BMW é mais elegante, discretamente esportiva e o teto em fibra de carbono dá um charme incomparável.
C63 AMG: 8 X M 3: 10
Custo/Benefício
Enquanto o dólar esteve estável e barato, a Mercedes era tabelada em U$ 199 mil e custava R$ 320 mil, contra R$ 409 mil da BMW. Apesar da recente desvalorização do real, a BMW manteve seu preço e hoje é mais barata do que a Mercedes, que passou a custar quase R$ 450 mil.
C 63 AMG: 8 X M 3: 9
TOTAL
Mercedes C63 AMG: 52 X BMW M 3: 55
Resumo da ópera
A BMW M3 é mais leve, confortável e agradável de dirigir. A Mercedes C 63 é mais rápida, e veloz, porém desconfortável se não estiver rodando em asfalto de primeira
É briga boa e antiga, sempre para quem tem muito saldo no caixa. As Mercedes sempre foram presa fácil para as M3. A coisa agora mudou com o motorzão AMG V-8 de 6,2 litros. Quem quer um carro muito bravo, pronto para a pista, leva a Mercedes. A BMW tem um conjunto mais agradável, tanto em termos de estilo como na mecânica e no conforto ao dirigir. Virou parada torta entre as duas e questão de puro gosto pessoal.
FICHA TÉCNICA C63
Motor
De oito cilindros em V, 6.2 litros, 457cv de potência 6.800 rpm e torque máximo de 61,2 mkgf a 5.000 rpm
Transmissão
Tração traseira, automática de sete velocidades
Roda/pneu
Dianteira: 8 x 18 235/40 R18 e traseira: 9 x 18 255/35 R18
Capacidades
Peso, 1.730kg; porta-malas, 475litros; tanque, 66 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 250km/h (limitada eletronicamente); aceleração até 100km/h: 4,5 segundos; consumo médio: 7,8km/l
Dimensões
Comprimento: 4,61m; largura: 1,80m; altura: 1,42m; distância entre os eixos: 2,76m
FICHA TÉCNICA M3
Motor
De oito cilindros em V, 4 litros, 420 cv de potência 8.000 rpm e torque máximo de 40,8 mkgf a 3.900 rpm
Transmissão
Tração traseira, manual de seis velocidades
Roda/pneu
Dianteira: 8,5 x 19 245/35 R19 e traseira: 9,5 x 19 265/35 R19
Capacidades
Peso, 1.580kg; porta-malas, 430litros; tanque, 63 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 280km/h; aceleração até 100km/h: 4,8 segundos; consumo médio: 8km/l
Dimensões
Comprimento: 4,61m; largura: 1,80m; altura: 1,42m; distância entre os eixos: 2,76m
VEJA O COMPARATIVO ENTRE OS BÓLIDOS ALEMÃES FEITO PELO PROGRAMA VRUM DO SBT:
BMW M3 X Mercedes-Benz C63 AMG - Parte 1
Item | C63 | M3 |
Segurança | 9 | 9 |
Desempenho | 10 | 8 |
Mecânica | 9 | 10 |
Espaço interno/Conforto | 7 | 9 |
Porta-malas | 8 | 7 |
Estilo | 7 | 9 |
Custo/Benefício | 9 | 6 |
TOTAL | 59 | 58 |
BMW M3 X Mercedes-Benz C63 AMG - Parte 2