Além da elegância das linhas da carroceria, exceto o mal resolvido para-choque dianteiro com jeitão de Astra, o primeiro Classe C Coupé se destaca pelo acerto da suspensão e desempenho muito bom. O acabamento interno é impecável com arremates benfeitos e plásticos sem rebarbas. Incomoda a ausência de itens de conveniência e conforto nos bancos dianteiros, pois não há regulagens lombar e de inclinação do assento. E a regulagem longitudinal é manual, o que é inaceitável para um carro de mais de R$ 125 mil. Leia o teste.
Segurança e qualidade
O consumo da Mercedes C Coupé é coerente com motor 1.8 turbo. Teto solar elétrico, ótimo acabamento e quatro bancos individuais, mas sair dos de trás exige contorcionismo.
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O que mais chama a atenção da C Coupé é a elegância, sobriedade e beleza das linhas da carroceria. Destoa do conjunto o desenho retilíneo do para-choque dianteiro e os faróis semelhantes aos do Chevrolet Astra, que nada têm a ver com o restante do conjunto arredondado. Nem mesmo os pneus de perfil muito baixo (45) tiram o brilho da suspensão. O acerto é incrível e as imperfeições não são transferidas para os ocupantes. Até parece que os pneus têm perfil 80. O dilema é a facilidade com que pneus de perfil baixo sofrem avarias no piso tupiniquim recheado de panelas.
INTERIOR Ao entrar no carro, percebe-se logo o padrão de qualidade da marca de origem alemã. Interior requintado e muito bem acabado, com quadro de instrumentos de desenho dinâmico, volante multifuncional e tela colorida de 11,4 centímetros. Impressiona visualmente o acabamento denominado piano laqueado porcelanado no painel. O teto solar do tipo panorâmico é outro apelo desse cupê. Entretanto, causa estranheza uma Mercedes com bancos sem regulagens lombar e de inclinação do assento. Além disso, a regulagem longitudinal dos bancos dianteiros é manual. Elétricas são apenas as regulagens de altura do assento e do encosto do banco.
Entrar e sair do banco traseiro não é tarefa agradável. Baixo, ele torna desconfortável sair do carro e é quase proibitivo para idosos. As portas dianteiras são enormes e muito pesadas, o que cria dificuldade para abrir e fechar, além de exigir cuidado redobrado para não esbarrá-las no carro estacionado ao lado ou na parede da garagem.
DESEMPENHO O câmbio automático de sete marchas, acoplado ao motor 1.8 turbo, proporciona desempenho muito bom e trocas suaves. Há modos de condução normal e esportivo, quando as marchas são trocadas em rotação mais elevada para otimizar desempenho. Se quiser andar muito rápido é só pisar fundo no acelerador que a resposta é imediata.
O consumo de gasolina varia de 5km/l a 6km/l no centro urbano e de 8km/l a 12km/l na estrada, ambos com ar-condicionado ligado. Os freios são eficientes. Além disso, existem sistemas que alertam o motorista sobre situações de risco para prevenir acidentes. Há também o dispositivo denominado assistência de atenção, que analisa o comportamento do motorista e envia sinais visual e sonoro sobre desatenção e sonolência.
CONCLUSÃO A Mercedes C Coupé é um ótimo automóvel e seria melhor ainda se não fossem os deslizes em ergonomia. A ausência de portas traseiras evidencia que se trata de carroceria para os sem-compromisso com a turma de trás. Para tanto, pode-se optar pela C de quatro portas, que custa R$ 10 mil a menos. Isso mesmo.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
Acabamento da carroceria
As duas portas têm pontos com desnivelamento em relação à carroceria. A qualidade da pintura é boa. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada. O capô tem boa montagem. REGULAR
Vão do motor
O acesso à manutenção é razoável, apesar de o motor e seus componentes externos preencherem bem o vão. Os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio. O resultado da insonorização é muito bom. POSITIVO
Altura do solo
Toda a parte inferior do motopropulsor tem proteção por chapa em alumínio. Houve interferência apenas da parte central em entrada/saída de garagem em rampa inclinada. Porém, não ocorreram interferências com o solo numa condução atenta quando sobre piso mais irregular, e ao transpor quebra-molas usuais. REGULAR
Climatização
É por comando manual com função automática. Tem opção de regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, e difusor de ar duplo, de boa vazão, no console central para os passageiros de trás. Apresentou um ótimo funcionamento com baixo tempo para climatizar o habitáculo com sensação de conforto, está bem vedado e a rumorosidade não incomoda. O revestimento perfurado, que encobre o teto solar e vidro panorâmico para os passageiros de trás não veda a incidência solar, causando maior sensação de calor nas cabeças e excesso de claridade. REGULAR
Freios
Apresentaram excelente comportamento dinâmico no uso misto. O pedal de freio tem boa sensibilidade e o conjunto nos dois eixos está bem dimensionado e calibrado para a massa do veículo (1.425kg) e rendimento do motor. O ABS atuou eficazmente. A desaceleração é uniforme e rápida. O freio de estacionamento é por comando a pedal. A resistência térmica foi satisfatória numa utilização severa do automóvel. POSITIVO
Câmbio
É automático de sete marchas, e tem opção de uso no modo manual seqüencial com toques na própria alavanca principal. As relações de marchas satisfazem no uso na cidade e na estrada, e proporcionam uma dirigibilidade eficiente com boas respostas em kick-down, ajudados pela ampla curva plana de torque do motor. Tem programação eletrônica para modo esportivo e econômico por meio de tecla junto à base da alavanca. POSITIVO
Motor
Proporciona condução prazerosa e segura do automóvel. A aceleração é brilhante pela cilindrada e massa do veículo e as retomadas de velocidade são muito eficientes. O turbo está bem dimensionado e calibrado, com entrada suave, sem trancos e distribuição de força progressiva e rápida. POSITIVO
Vedação
Boa contra água. POSITIVO
Nível interno de ruídos
É muito baixo o nível de ruídos internos, mesmo quando sobre piso irregular. O efeito aerodinâmico é satisfatório mesmo em alta velocidade. POSITIVO
Suspensão
O conforto de marcha surpreendeu pelo nível bem razoável das transferências das imperfeições do solo para dentro, apesar dos pneus de perfil muito baixos. A estabilidade é notável pela alta precisão, rapidez e manutenção da velocidade no contorno de curvas variadas, com mínima inclinação da carroceria. Os pneus também proporcionam bom comportamento dinâmico sobre asfalto seco/molhado em bom estado. POSITIVO
Direção
É do tipo direta e rápida, mas com reações precisas. A coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, com ótimo curso, e o volante, boa pega. A velocidade do efeito retorno é muito lenta e incomoda. Os pneus homologados para esta versão são bastante vulneráveis a buracos (comuns em várias ruas urbanas e algumas rodovias). O diâmetro de giro satisfaz, e a precisão na reta e em curvas é muito boa. REGULAR
Iluminação
Os faróis têm duplo refletor e regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. O resultado em iluminação é muito bom e existe sensor crepuscular. Há luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e para-sóis. O teto tem duas seções, sendo na dianteira com dupla lanterna de ótima dimensão, e outra grande para os passageiros de trás. Na base inferior do retrovisor há dois spots fixos de boa qualidade em iluminação. POSITIVO
Estepe/ Macaco
O estepe tem a roda em liga leve, e pneu igual aos de uso. Está dentro do porta-malas, no fundo do assoalho. A operação de troca é normal. POSITIVO
Limpador de para-brisa
O sistema de limpeza com palhetas de qualidade, esguichos com boa vazão e campo de visão pela área varrida, é muito bom. Tem sensor de chuva e é fácil o acesso ao reservatório de água
no vão motor. POSITIVO
Alarme
O sistema é completo. A chave de ignição é especial e há proteção perimétrica das partes móveis contra abertura forçada e a volumétrica dentro do habitáculo contra invasão pela quebra dos vidros. Ao dar comando para travar as portas, os vidros só sobem se a tecla continuar sendo pressionada. A função antiesmagamento atuou com precisão. POSITIVO
Volume do porta-malas
O declarado é 450 litros, e o encontrado foi 360 litros, com o banco traseiro na posição usual e fechamento normal da tampa do porta-malas.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Palavra de especialista
Na medida certa
DANIEL RIBEIRO FILHO
ENGENHEIRO
É um automóvel que satisfaz plenamente quem gosta de um cupê esportivo. A curva do motor com 156cv de potência máxima e torque linear de 25,5kgfm sobra no prazer da condução e é fácil, mais coerente e inteligente do que um V6/V8 ao administrar as velocidades controladas por radar de 60km/h na cidade e máxima de 110km/h nas rodovias. Destaque para o ótimo nível do conforto de marcha para um automóvel de estilo esportivo equipado com pneu da série 45 aliado à alta estabilidade.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.796cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta, de 156cv de potência máxima a 5.000rpm e 25,5kgfm de torque máximo entre 1.600rpm e 4.200rpm.
TRANSMISSÃO
Tração traseira, com câmbio automático (7G-Tronic Plus) de sete marchas.
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, com braços transversais e longitudinais; e traseira, independente, multilink, com barra estabilizadora / rodas de liga leve de 7,5 x 17 polegadas / 225/45 R17.
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica.
FREIOS
A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BAS (de auxílio à frenagem de emergência).
CAPACIDADES
Tanque, 67 litros; de carga (ocupantes e bagagem), 575 quilos; porta-malas (***), 360 litros.
DIMENSÕES (AxBxCxDxE)
4,59 x 1,77 x 1,41 x 2,76 x 1,96.
DESEMPENHO
Velocidade máxima, 223km/h; aceleração até 100km/h, 8,9 segundos.
CONSUMO (km/l) (**)
Cidade, 11,4; estrada, 19,6.
(*) A: comprimento, B: largura, C: altura, D: entre-eixos e E: medida de conforto (distância entre o encosto do banco traseiro e o pedal de freio)
(**) Dados dos fabricantes
(***) Medição do caderno Vrum
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Ar-condicionado digital de duas zonas, controle automático de velocidade, rádio CD player, bancos dianteiros com regulagens elétricas de altura e do encosto, computador de bordo, coluna de direção com regulagem manual de altura e distância, bancos revestidos em couro, volante com comandos do som, voz e do computador de bordo, teto solar panorâmico com comando elétrico, sistema multimídia com tela central para som, navegação, música por bluetooth.
Segurança – Freios ABS, controles de tração e estabilidade, sistema que detecta se o motorista está com sono, luz de freio ativas, airbags frontais, laterais e de cortina, regulagem elétrica de facho dos faróis e suspensão sensível à velocidade.
Aparência – Acabamento do teto em preto e acabamento em piano laqueado porcelanado.
OPCIONAIS
Não tem.
QUANTO CUSTA
A Mercedes-Benz C180 Coupé tem preço sugerido de
R$ 126.500 e o de quatro portas C180 CGI, de R$ 116.900.
NOTAS (0 a 10)
Desempenho 9
Espaço interno 7
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 6
Itens de série/opcionais 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 8