De Campinas (SP)
Automóveis se valem da aparência e, principalmente, da imagem que passam. No clube do status têm cadeira cativa os SUVs importados, como Audi Q5, BMW X3 e, recentemente, o Volvo XC60. Outro que chega ao mercado brasileiro é o Mercedes-Benz GLK 280, modelo menor do que o conhecido ML.
O GLK se inspira nas linhas da classe G, com ângulos retos e visual pendente para o fora-de-estrada, que o difere dos concorrentes. Equipado com motor V6 a gasolina e câmbio sequencial automático de sete velocidades, além da tração integral nas quatro rodas, que movimenta com tranquilidade os 1.830kg.
Um sistema chamado pela marca de Agility Control regula a rigidez dos amortecedores de acordo com o piso e o estilo de pilotagem. Isso deixa a suspensão mais macia em pisos suaves, como o trecho de rodovia entre Campinas e São Paulo, no qual Veículos dirigiu o GLK. Já no trecho fora-de-estrada, montado pela Mercedes, com inclinações, ondulações e trechos alagados, o ideal é usar calibragem mais firme nos amortecedores. O mesmo processo de adaptação ao meio ocorre com a direção: mais firme no asfalto e macia em condições severas e manobras, devido à assistência hidráulica progressiva.
Essa capacidade de adaptação é o ponto forte do veículo, que é equipado com uma série de itens de segurança: airbags duplo frontal, laterais nos bancos dianteiros, que são opcionais no banco traseiro, e de janela da coluna A (dianteira) até a coluna C (traseira). O modelo é equipado com sistema de assistência de frenagem, que encurta a distância e pode evitar ou, pelo menos, atenuar um acidente.
O interior tem detalhes em alumínio nos revestimentos das portas e no painel, e é marcado pela sobriedade e boa qualidade dos materiais. O ajuste dos bancos está localizado na porta, em forma de miniatura do banco, além de ter ajuste lombar. O porta-malas tem capacidade de 450 litros, e os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente, o que eleva o volume do compartimento de carga para 1.550 litros.
* Jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
Veja a ficha técnica e o preço do Mercedes no Veja Também, no canto superior direito desta página