No segmento de sedãs de luxo, nível de sofisticação extrapola o imaginário. Mercedes-Benz Classe E500 e Volvo S80 V8 fazem parte desse seleto grupo e, em um confronto direto, mostram por que custam caro. Modelo sueco pode não ter o peso da tradição do concorrente da marca alemã, mas tem todos os requisitos exigidos em um automóvel de luxo.
ESPAÇO INTERNO Quando se pensa em sedãs grandes, vem à mente espaço interno de sobra. E nesses modelos realmente não há aperto. O Mercedes-Benz tem bancos dianteiros confortáveis e o traseiro acomoda bem apenas duas pessoas, já que o túnel central no assoalho rouba espaço para as pernas e o apoio de braço embutido no encosto incomoda. O banco traseiro do Volvo tem mais espaço para as pernas, mas o assento é baixo e também ideal para duas pessoas.
Classe E500 ???
S80 V8 ???
PORTA-MALAS Têm boa capacidade volumétrica e luz de cortesia. O E500 leva a vantagem por oferecer 50 litros a mais de capacidade, mas tem pouca altura, detalhe que pode dificultar na hora de transportar volumes grandes. O da Volvo, apesar de ser menor, atende.
Classe E500 ???
S80 V8 ??
TRANSMISSÃO O câmbio do Mercedes-Benz é automático de sete velocidades e tem ainda as opções de modo conforto e esporte, além de trocas manuais, limitando em seis marchas. As trocas de marchas são extremamente suaves, sem trancos. Já o Volvo conta com tração integral e câmbio automático, com opção de trocas manuais, mas tem seis marchas. As mudanças ocorrem de forma suave e o escalonamento das marchas favorece o bom aproveitamento da força do motor.
Classe E500 ????
S80 V8 ???
SUSPENSÃO Ambos têm controle eletrônico de tração e estabilidade, o que garante total segurança em curvas e em condução esportiva. O Classe E500 tem suspensões pneumáticas Airmatic, sistema que permite o motorista escolher entre o modo esportivo ou confortável. Mas mesmo assim transferem as irregularidades do solo para o interior do carro. A suspensão do Volvo é ainda mais áspera e os pneus de perfil mais baixo contribuem para tornar o carro desconfortável sobre pisos irregulares.
Classe E500 ???
S80 V8 ??
MOTOR/DESEMPENHO São propulsores V8, mas o da Mercedes-Benz tem maior cilindrada e, conseqüentemente, maiores potência e torque. Na prática, proporciona arrancadas e retomadas muito eficientes e o nível de ruídos de funcionamento é quase imperceptível. O motor do S80 também proporciona desempenho esportivo, com respostas imediatas.
Classe E500 ????
S80 V8 ????
ESTILO O S80 não lembra em nada as linhas ultrapassadas de antigos modelos da Volvo. O carro tem desenho moderno, que sugere esportividade, mas consegue ser mais discreto. Já o Classe E500 tem beleza agressiva, com linhas suavemente arredondadas, que chamam a atenção a distância. Os faróis arredondados e a imponente grade cromada se destacam na frente do Mercedes.
Classe E500 ???
S80 V8 ???
CONFORTO Além de terem bom espaço interno, os sedãs contam com ampla lista de equipamentos de conforto, que inclui ajustes elétricos para os bancos dianteiros, volante com comandos para o som, ar-condicionado com controles, dutos individuais etc. O Classe E500 tem ainda a sofisticação de bancos dianteiros com aquecimento e ventilação. Ambos têm excesso de ruídos internos, principalmente quando se trafega sobre pisos irregulares.
Classe E500 ???
S80 V8 ???
CONSUMO Não se pode esperar que o consumo de um motor V8 seja baixo. As montadoras declaram números muito parecidos, mas na prática os resultados foram um pouco diferentes. O computador de bordo do Volvo apontou consumo médio na cidade de 3,4km/l e o do Mercedes, 4,6 km/h.
Classe E500 ???
S80 V8 ??
ACABAMENTO É um dos pontos fortes de ambos. O Volvo tem acabamento primoroso, com materiais de boa qualidade e revestimento interno de couro bege, que proporciona visual agradável. O painel tem instrumentos analógicos e digitais, todos de fácil visualização. No Classe E500, o acabamento também é impecável, luxuoso, com couro macio nos bancos e detalhes de madeira no painel. Os instrumentos com fundo branco também facilitam a visualização. Empate.
Classe E500 ????
S80 V8 ????
SEGURANÇA A Volvo sempre foi referência quando o assunto é segurança e o S80 segue à risca o padrão da marca. Além da sopa de letrinhas, com freios ABS e EBD, controles de tração e estabilidade, airbags frontais, laterais e de teto, bancos especiais para crianças, o modelo tem sensores que indicam a aproximação de outros veículos pelas laterais e alerta sobre a possibilidade de colisão frontal, preparando as pastilhas de freio para uma possível emergência. O Mercedes-Benz também tem um bom pacote de itens de segurança, com vários airbags, encostos de cabeça que se movem para a frente em caso de colisão e podem ser rebatidos.
Classe E500 ???
S80 V8 ????
Foto: