O Discovery chama a atenção por onde passa. O jipe de origem inglesa é imponente e as linhas retilíneas da carroceria remetem aos desenhos infantis na primeira escola, principalmente pelo capô longo. Embora se assemelhe a um caixote, o utilitário, com capacidade para sete ocupantes, é imponente e transmite sensação de força e segurança. São 10 airbags - frontais, laterais e cortina para proteção da cabeça -, além de sistema ABS de freios, cintos de três pontos e apoios de cabeça eficientes até nos bancos suplementares no porta-malas.
CONFORTO
Os bancos têm anatomia aceitável e cinco ocupantes desfrutam de bom espaço interno. Os dois bancos suplementares acomodam adultos em percursos curtos e são mais apropriados às crianças. Os dianteiros têm regulagem elétrica e o do motorista, três memórias. Sistema de som é sofisticado, com 12 alto-falantes e subwoofer, além da possibilidade de fone de ouvido para os passageiros das extremidades do banco traseiro. Ar-condicionado é separado e automático também no banco traseiro. Mesmo com toda sofisticação, ruídos internos incomodam. Além disso, o uso do ar-condicionado é compulsório, pois a temperatura interna fica muito elevada e causa desconforto.
ELETRÔNICA
É até exagero a parafernália eletrônica do Discovery. Causa espanto à primeira vista a quantidade de comandos, mas basta abrir o manual e constatar que o manejo é muito simples. Todos os comandos de tração e para trafegar em terrenos acidentados estão em um único botão giratório no console central e que podem ser acompanhados na tela colorida no painel. No console central ficam os comandos da reduzida e bloqueio de diferencial, além da alavanca para baixar a altura do carro, o que facilita a entrada e saída de passageiros.
A tração é permanente nas quatro rodas e dificilmente algum obstáculo detém o Discovery. Nas descidas há comando eletrônico que freia o carro e mantém a velocidade constante. Tudo para que os menos habilidosos em terrenos acidentados possam trafegar sem problemas. A altura em relação ao solo pode ser aumentada ou diminuída conforme o caminho a ser vencido.
SUSPENSÃO
É pneumática e absorve como poucos veículos as imperfeições do piso, contribuindo para o conforto. A eletrônica se faz presente e predomina sobre a vontade do motorista. A estabilidade é limitada, mas coerente com dimensões e proposta do carro. O rodar é macio e suave mesmo sobre superfícies irregulares. Os freios são muito eficientes, com discos nas quatro rodas e sistema ABS sofisticado.
MOTOR/DESEMPENHO
O motor a diesel surpreende pelo funcionamento suave e pouco comum. Percebe-se apenas leve sibilar. As relações de transmissão estão bem escalonadas e contribuem para o bom desempenho. Câmbio é automático de seis velocidades, com opção de troca manual. A única ressalva é a lentidão para tirar o carro da inércia afinal, são 2,5 toneladas de peso. Mas em movimento, o Discovery desliza no asfalto. Os freios são muito eficientes e o de estacionamento é eletrônico. A direção está bem calibrada e o diâmetro de giro é satisfatório. Há muitos comandos no volante e chama a atenção o comando da buzina, em posição vertical e de acionamento fácil.
Trata-se de um aventureiro muito sofisticado, que decepciona em alguns aspectos, convence na maioria deles e tem vocação como poucos para o fora-de-estrada radical.
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