O Jeep Commander ganhou uma nova versão de entrada na linha 2023: a Longitude T270, equipada com motor 1.3 turbo, câmbio automático de seis velocidades e tração 4x2. Para torná-lo mais “competitivo” – o preço sugerido é de R$ 232.290 –, a montadora retirou principalmente sistemas de auxílio à condução. Apesar disso, o SUV de sete lugares ainda é uma opção interessante, embora tenha concorrentes com preços mais baixos. Confira o teste.
Indo direto ao ponto, o Jeep Commander Longitude T270 não traz o sensor de colisão frontal com frenagem de emergência, sensor de mudanças de faixa, comutação automática dos faróis, detector de fadiga do motorista, piloto automático adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, airbag de joelho, carregador wireless e o sistema Adventure Intelligence, itens oferecidos na antiga versão de entrada.
Apesar desse corte na lista de equipamentos, a versão Longitude T270 ainda oferece boa lista de equipamentos, que inclui painel de instrumentos digital configurável de 10,25 polegadas, central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas, ar-condicionado de duas zonas com saídas para os bancos traseiros, detector de ponto cego, park assist e seis airbags de série.
O Jeep Commander Longitude T270 mantém o mesmo visual das demais versões, com a tradicional grade frontal de sete fendas e faróis full LED com luz diurna também em LED. Nas laterais, destaque para as rodas de liga leve de 18 polegadas com belo desenho e rack de teto. As lanternas traseiras também são em LED.
Acabamento e o espaço interno do Commander Longitude T270
Um dos pontos fortes do Jeep Comander é o acabamento interno. E na versão Longitude T270 o modelo não perde pontos nesse quesito. O revestimento dos bancos é em imitação de couro e suede, que conferem certa sofisticação ao SUV. Outros materiais de qualidade ajudam a compor o interior confortável do modelo, que tem bancos dianteiros anatômicos, sendo o do motorista com ajustes elétricos.
A central multimídia tem tela tátil de 10,1 polegadas, com conectividade por Android Auto e Apple CarPlay sem cabo, além de GPS nativo e câmera de ré, que auxilia bastante nas manobras de estacionamento. Para isso, o Jeep Commander Longitude T270 ainda conta com sensores de estacionamento e o Park Assist.
A segunda fileira de bancos se move longitudinalmente e tem o encosto rebatível e reclinável, proporcionando conforto em viagens mais longas. Ali, os passageiros contam com entradas USB e saída do ar-condicionado com ajuste da ventilação. Já a terceira fileira de bancos é o famoso quebra-galho, pois o espaço é tão apertado que só mesmo crianças pequenas conseguem se acomodar ali.
Se as três fileiras de bancos estiverem montadas, o espaço do porta-malas é reduzido drasticamente para 233 litros, comportando apenas sacolas ou pequenos objetos. Já com a terceira fileira de bancos rebatida, o volume do porta-malas vai para 661 litros, suficiente para acomodar a bagagem da família.
O Jeep Commander Longitude T270 traz ainda freio de estacionamento eletrônico, além do modo de condução Sport, que deixa o SUV grandalhão mais esperto nas arrancadas e retomadas de velocidade. E para fazer as mudanças de marchas no câmbio automático de seis velocidades, o motorista tem a opção das aletas atrás do volante ou na própria alavanca.
Motor dá conta do recado
A versão Longitude é equipada com o motor T270 turbo flex, que entrega 185cv de potência e 27,5kgfm de torque. Apesar do peso do SUV (1.685 qilos), o propulsor dá conta do recado e consegue proporcionar bom desempenho. As arrancadas são ágeis e as retomadas de velocidade seguras, embora não haja qualquer sugestão de esportividade no desempenho do modelo.
No nosso percurso de teste, mesclando trechos de cidade e estrada, e com a mistura de etanol e gasolina no tanque, o computador de bordo do Jeep Commander acusou consumo médio de 7,5km/l. A direção com assistência elétrica tem as cargas bem definidas e as suspensões foram bem calibradas, proporcionando boa estabilidade e conforto ao rodar.
O sistema de freios, com discos nas quatro rodas e auxílio da eletrônica, atuou de forma eficiente, segurando o grandalhão sem sustos. O único problema do Jeep Commander, principalmente no trânsito urbano, são as suas dimensões avantajadas. Não é fácil encontrar vaga para estacioná-lo. O modelo só vale mesmo a pena para quem tem família grande e vai fazer uso das três fileiras de bancos.
E nesse segmento o Jeep Commander Longitude T270 tem um concorrente de peso, com preço um pouco mais acessível. Trata-se do Caoa Chery Tiggo 8, SUV de sete lugares que tem motor 1.6 turbo de 187cv e câmbio automatizado de dupla embreagem de sete velocidades, que custa R$ 201.070 e traz pacote de equipamentos semelhante. Uma diferença de mais de R$ 30 mil, que pode ser crucial na decisão da compra.
FICHA TÉCNICA
MOTOR Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³, 16V, turbo, flex, com injeção direta, que desenvolve potências de 180cv (gasolina)/185cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 27,5kgfm (g/e) a 1.750rpm TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS Dianteira, McPherson, independente, barra estabilizadora; traseira, McPherson, independente/de liga leve, 7,5 x 18 polegadas/235/55 R18 DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica FREIOS Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS/ESC CAPACIDADES Do tanque, 61 litros; porta-malas, 233 litros (sete lugares) e 661 litros (cinco lugares); e de carga útil (passageiros mais bagagem), 540 quilos DIMENSÕES Comprimento, 4,76m; largura, 1,86m; altura, 1,68m; e distância entre-eixos, 2,79m; altura livre do solo, 20,9cm PESO 1.685 quilos ÂNGULOS Entrada, de 20,5 graus
Saída, de 22,8 grausPERFORMANCE Velocidade máxima de 202km/h
Aceleração até 100km/h em 9,5 segundosCONSUMO (*) Cidade: 9,8km/l (g)/ 6,9km/l (e)
Estrada: 11,8km/l (g)/ 8,3km/l (e)
Quanto custa o SUV grande da Jeep?
O Jeep Commander Longitude T270, modelo 2024, tem preço sugerido de R$ 232.290.
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE:
- Monitoramento da pressão dos pneus (TPMS);
- Acendimento automático dos faróis;
- Ajuste do volante em altura e distância;
- Aletas para trocas de marcha no volante;
- Apoia-braço central com logo Jeep 1941 e porta objetos;
- Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio;
- Ar-condicionado de duas zonas e ajuste de intensidade para as fileiras traseiras;
- Banco do passageiro rebatível;
- Banco elétrico para o motorista com ajuste em oito posições;
- Bancos revestidos em couro e suede na cor preta;
- Bolsa porta objetos atrás dos bancos dianteiros;
- Câmera de estacionamento traseira;
- Central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas;
- Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Enter 'n Go;
- Computador de bordo;
- Controle de estabilidade (ESC);
- Controle de tração;
- Controle eletrônico anti capotamento;
- Estepe de uso emergencial;
- Faróis de neblina em LED;
- Faróis dianteiros full LED;
- Luzes diurnas em LED;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Ganchos de fixação de carga no porta-malas;
- Hill Start Assist (HSA);
- Iluminação do porta-malas;
- Isofix;
- Lanterna traseira em LED;
- Limitador de velocidade;
- Modo Sport;
- Monitoramento de pontos cegos;
- Painel de instrumentos Full Digital e HD de 10,25 polegadas;
- Piloto automático;
- Portas USB nas três fileiras de assentos;
- Rack do teto com acabamento cromado;
- Partida remota;
- Retrovisores externos elétricos com rebatimento automático;
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
- Sensor de chuva;
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Sistema Auto Hold;
- Sistema de áudio com seis alto falantes , USB e Bluetooth;
- Sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist);
- Sistema de navegação GPS;
- Sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor);
- Tomada 12V;
- USB Tipo C;
- Volante com acabamento em couro;
- 2ª fileira de assentos reclináveis e com deslocamento longitudinal de 14cm;
- 3ª fileira de assentos reclináveis.
OPCIONAIS
Não tem.
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