Avaliação técnica
Positivo
Altura do solo
Não há chapa protetora para cárter e caixa de marchas, tendo apenas prolongamento plástico de pouca espessura abaixo da extremidade do para-choque de eficiência muito limitada em eventual descuido do condutor. Não houve interferências com o solo sobre piso de terra batida, calçamento e quebra-molas normais.
Climatização
É por comando manual. Não tem a opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusores de ar específicos ajustáveis para os passageiros de trás. Apresentou ótimo funcionamento com baixa rumorosidade e está bem vedado. O tempo gasto para dar a sensação de conforto em todo o habitáculo é baixo com o veículo trancado sob o sol por meia hora.
Freios
O ABS tem boa calibração. Apresentaram bom comportamento dinâmico no uso misto e o pedal de freio tem boa sensibilidade. O freio de estacionamento tem acionamento manual. Numa utilização bem esportiva apresentou boa desaceleração com espaço percorrido até a imobilização coerente com a velocidade, além de manter a trajetória imposta. É boa, também, a resistência térmica após uso mais severo em longa descida sinuosa.
Câmbio
O ruído de funcionamento do trambulador é aceitável. A qualidade de engate é boa em maciez, precisão, curso/ posição da alavanca e pega no pomo. As relações de marchas/ diferencial atendem à dinâmica, proporcionando dirigibilidade agradável na cidade e na estrada. A embreagem é macia, tem bom curso e progressividade.
Motor
O sistema flex funcionou bem com os dois combustíveis, sendo que quando há somente álcool no tanque apresentou uma partida a frio imediata, com boa manutenção da marcha lenta e aceleração limpa. Desempenho é praticamente igual com somente álcool ou gasolina. A rumorosidade de funcionamento é aceitável mesmo somente com álcool, além de boa elasticidade. As retomadas de velocidade e aceleração são boas e o pedal do acelerador é sensível ao menor toque.
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Vedação
Boa contra água e poeira.
Suspensão
O conforto de marcha é razoável e satisfaz seja com somente condutor ou com carga máxima. A estabilidade agrada bem no uso normal e numa condução mais esportiva, pela boa precisão, rapidez e pouca inclinação da carroceria em curvas de raios variados.
Direção
A pressão dos pneus é a mesma com o veículo vazio ou carregado. O diâmetro de giro é bom em manobras de estacionamento, assim como a velocidade do efeito retorno. A assistência é elétrica com cargas bem definidas para o uso urbano com boa leveza e conforto, sendo firme, segura e com boa sensibilidade na estrada. A precisão na reta e em curvas é boa, e é baixa a rumorosidade do conjunto em curvas sobre o piso de terra e paralelepípedo.
Limpador de para-brisa
As palhetas têm construção e fixação no braço bem diferenciada do usual. Elas trabalham cruzadas, são eficientes, e varrem uma boa área. É fácil o acesso para reposição d?água no reservatório dentro do vão motor e os dois esguichos são do tipo spray em "V" com boa vazão e abertura.
Estepe/macaco
O estepe está instalado dentro do porta-malas sob o assoalho. A roda não é em liga leve, mas o pneu é igual aos de uso. O macaco está acondicionado no painel traseiro e a chave de rodas/extensão de acionamento estão encaixadas em base de isopor ao lado do estepe. A operação de troca é normal, tendo o auxílio de cinco prisioneiros fixos por cubo para o melhor apoio e centragem da roda.
Ferramentas
Há uma chave de fenda conjugada com Philips.
Regular
Acabamento da carroceria
O acabamento da pintura é razoável. As quatro portas estão desniveladas. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada. O capô tem montagem satisfatória.
Vão do motor
O capô tem ângulo de abertura satisfatório. O motor preenche todo o vão, que é pequeno e invade a zona superior do painel de fogo, limitando bastante o acesso à manutenção de vários componentes. O isolamento acústico é aceitável para o seu segmento de mercado, pois em alta rotação a transferência de ruído de funcionamento do motor é significativa e incomoda.
Iluminação
Não tem sensor crepuscular. Existe luz de cortesia no porta-malas, porta-luvas e base inferior das portas dianteiras. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente dia/noite. A luz do habitáculo é composta por duplo spot fixo na frente e uma lanterna na zona central com resultado satisfatório. O farol tem dois refletores e é eficiente no baixo e no alto, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Não há faróis auxiliares de neblina.
Alarme
A chave de ignição é codificada e tem controle remoto integrado na mesma com as funções de destravar/ travar as portas, e para abertura do porta-malas. Ao dar comando para travar as portas os vidros não sobem automaticamente. Na porta do condutor existe a opção de fechamento/abertura do vidro por um toque e o sistema antiesmagamento funcionou bem. Há proteção perimétrica das partes móveis, mas não tem proteção volumétrica contra invasão do habitáculo pela quebra de vidros.
Negativo
Nível interno de ruídos
Não tem o habitáculo silencioso, com vários pequenos ruídos, quando sobre piso de paralelepípedo, terra e asfalto em má conservação. O efeito aerodinâmico é contido até 120km/h.
Item extra
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 340 litros, o que foi confirmado pela nossa medição.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Notas (0 A 10)
Desempenho 9
Espaço interno 7
Porta-malas 6
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 8
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.794cm³ de cilindrada que desenvolve potências de 138cv (gasolina) e 140cv (álcool) a 6.200rpm e torques máximos de 17,5kgfm (g) a 5.000rpm e 17,7kgfm (a) a 4.300rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
Suspensão/Roda/Pneu
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, do tipo Wishbone (triângulos sobrepostos), com barra estabilizadora/ 6,5 x 16 polegadas (em liga leve) / 205/55R16
Direção
Eletroassistida progressiva
Freios
Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS e distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD)
Capacidades
Tanque, 50 litros; carga (passageiros e bagagem), 420kg; peso, 1.238 quilos
Equipamentos
De série
Conforto/conveniência - Ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos, coluna de direção regulável em altura e distância, comandos internos de abertura da tampa do tanque de combustível e do porta-malas com chave, descansa-braço dianteiro deslizante com dois compartimentos, porta-copos no console central, porta-revistas nos bancos dianteiros, rádio, MP3/WMA e tomada P2, retrovisores externos elétricos retráteis com indicadores de direção, travas e vidros elétricos, chaves com controle remoto embutido para abertura/fechamento de portas, retrovisores dobráveis, porta-copos no console central, porta-luvas com chave, para-sóis com espelhos, para-brisa degradê e vidros verdes, vidros elétricos com interruptores iluminados, vidro elétrico motorista com abertura/fechamento automático com sistema anti-esmagamento
Estética - Retrovisores e para-choques na cor da carroceria, vidros verdes, antena no teto, grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, volante revestido em couro
Segurança - Airbag frontal duplo, aviso sonoro do cinto do motorista e faróis acesos, terceira luz de freio, apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, desembaçador do vidro traseiro, alarme com controle remoto, imobilizador eletrônico de motor, travas elétricas com comando central para motorista e passageiros, freios ABS/EBD, alarme anti-furto
Opcionais
Forração em couro e transmissão automática
Quanto custa?
O Civic LXL tem preço sugerido de R$ 66.405 e com todos os opcionais, R$ 73.200.