O Honda City fabricado no Brasil e de origem japonesa enfrenta o importado coreano Cerato. Os sedãs de estilos semelhantes se caracterizam pela capacidade do porta-malas. Já o espaço interno é maior no Cerato, que tem motor mais potente, mas o do City é flex. O Kia tem garantia de cinco anos. O City carrega o estigma da confiabilidade e qualidade de construção Honda, mas não precisava custar tão caro no Brasil. O preço é ponto negativo. Leia o teste e saiba por que o Kia vence o combate.
Espaço interno
Os dois modelos têm bom espaço para as pernas nos bancos dianteiros e traseiro. Porém, o Cerato leva vantagem por ser mais largo, o que acomoda melhor três ocupantes no banco traseiro. O City é mais estreito e apenas dois passageiros desfrutam de conforto atrás.
City 3 Cerato 4
Porta-malas
Empate técnico. O City leva vantagem de apenas cinco litros, o que é insignificante pelas dimensões. Apesar de levar muita bagagem, a abertura pequena, característica de sedã limita a colocação de objetos maiores.
City 4 Cerato 4
Câmbio
Ambos têm engates precisos, macios e muito bem definidos, o que torna mais prazeroso o ato de dirigir. As relações de transmissão estão adequadas nos dois carros, apesar de o City ter ligeira queda de rotação entre a primeira e segunda marchas, o que não compromete.
City 4 Cerato 4
Suspensão
Tanto Cerato quanto City transferem com intensidade as imperfeições do solo para o habitáculo, penalizando o conforto dos ocupantes do banco traseiro, principalmente com carga máxima. Pneus de perfil baixo sacrificam muito o conforto em pisos irregulares, como na maioria das ruas e estradas brasileiras.
City 2 Cerato 2
Motor/desempenho
Se o City leva vantagem por ser flex, o propulsor do Cerato tem mais potência e torque, o que significa melhor desempenho. Nem Honda nem Kia divulgam dados de desempenho. Mas ambos têm boa performance em todas as situações, com vantagem perceptível para o Cerato.
City 3 Cerato 4
Estilo
Quesito é subjetivo e ambos agradam bastante. Se o Cerato é inspirado no City, a cópia ficou melhor do que o original pelas linhas mais limpas e rejuvenescidas.
City 3 Cerato 4
Veja mais fotos do Honda City e do Kia Cerato!
Ergonomia
Não é o ponto forte dos dois modelos, com problemas em volante e bancos. Mas nada que desabone os carros e que não sejam encontrados em outros.
City 2 Cerato 2
Conforto/tecnologia
Há muitos itens de conforto e conveniência em ambos, como entrada USB, MP3, computador de bordo, ar-condicionado eletrônico. Mas o Cerato não tem regulagem de distância do volante.
City 4 Cerato 3
Consumo
Apesar de os fabricantes não declararem consumo oficial, é possível perceber que os motores não são beberrões. Maior ou menor consumo depende muito da maneira de dirigir e da topografia. Subidas íngremes, como Belo Horizonte, implicam maior gasto de combustível por exigir sempre marchas fortes, primeira e segunda.
City 3 Cerato 3
Acabamento
Muito bom nos dois modelos com encaixes e arremates benfeitos. Não há rebarbas de plástico e a montagem dos componentes é boa.
City 4 Cerato 4
Segurança
Melhor para o Honda, que tem apoios de cabeça e cintos de três pontos retráteis para todos os ocupantes. ABS e airbags frontais são de série em ambos. O coreano não tem nem cinto de três pontos nem apoio de cabeça central no banco traseiro.
City 4 Cerato 3
Resultado
City 36 Cerato 37
1 ? ruim; 2 ? regular; 3 ? bom; 4
? muito bom; 5 ? ótimo
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Leia o teste completo do Kia Cerato 1.6 16V.