UAI

Honda Accord EX 2.4 x Nissan Altima SL 2.5 - Japoneses no tatame

Os sedãs médios-grandes primam pelo espaço interno avantajado, conforto, segurança e bom acabamento. Eles têm em comum motorização de quatro cilindros e não há opcionais

Publicidade
Foto:

Carros japoneses são tidos como confiáveis. Honda Accord e Nissan Altima encarnam bem a filosofia oriental e a qualidade percebida se destaca nesses dois modelos.

 

 

Veja mais fotos do Honda Accord

 

Veja mais fotos do Nissan Altima

 

Acabamento benfeito, qualidade da montagem e transmissão automática são as principais qualidades tanto do Honda quanto do Nissan. O Accord tem motor de menor potência, mas a sensação é de que tem desempenho melhor, mas o habitáculo do Altima é mais espaçoso.

Espaço interno
A distância entre-eixos e a medida de conforto determinam o espaço no habitáculo. Eles empatam no primeiro quesito, mas o Altima leva vantagem no segundo. Porém, ambos são muito espaçosos.

Segurança básica para todos no banco traseiro forrado em couro no Honda

O apoio de cabeça central do Altima é prolongamento do encosto


Accord    9    Altima    10

Porta-malas

Outra vantagem do Altima, com 50 litros a mais. Ambos têm alças para segurar a tampa do porta-malas, o que tira espaço da bagagem. Imperdoável em carros que custam mais de R$ 100 mil. Deveriam ter mola a gás.
Accord    8    Altima    9

Estilo

Quesito subjetivo, mas as linha do Accord são mais bonitas.
Accord    9    Altima    8

Linhas limpas na traseira com lanternas horizontais e barra cromada no meio da tampa do porta-malas

O Nissan tem estilo mais conservador, apesar da saída dupla do escape, e lanternas invadem a lateral

 

Câmbio
O Honda é equipado com câmbio automático de cinco marchas e o Nissan com o CVT de relações infinitas de transmissão. Não há trancos nas trocas do Accord.
Accord    8    Altima    9

Suspensão/direção

Os conjuntos estão bem acertados e têm eixo multilink na traseira, mas o Honda leva a melhor no conforto pelo uso dos pneus de perfil um pouco mais alto. Porém, ambos transferem as imperfeições do piso e o Honda é mais estável.
Accord    9    Altima    8

Ergonomia

A vantagem do Accord é a regulagem lombar nos bancos dianteiros, o que torna as viagens curtas ou longas muito mais confortáveis, evitando a retroversão da pelve.
Accord    8    Altima    7

Consumo

Motores de quatro cilindros de alta cilindrada têm vocação para consumir muito, mas o motorista pode diminuir a ida aos postos pesando menos o pé no pedal da direita.
Accord    7    Altima    7

Conforto/tecnologia

Ambos têm muitos itens de conforto, conveniência e tecnologia.
Accord    9    Altima    9



Acabamento/montagem

Eles são bem acabados, mas o Honda tem montagem mais caprichada.
Accord    9    Altima    8

Segurança

São seis airbags, ABS e controles de tração e estabilidade, além de freios a disco nos dois eixos. O Altima sinaliza pontos cegos no retrovisor na aproximação de outro carro.
Accord    8    Altima    9

Motor/desempenho

Ambos são ruidosos em altas rotações e o desempenho é coerente para quatro cilindros de alta cilindrada. Não são brilhantes, mas dão conta do recado. O Nissan tem mais torque e potência, além de pesar menos, mas o Accord dá a sensação de andar mais.
Accord    8    Altima    8

Custo-benefício

Eles são importados, têm todos os itens de série, mas o Nissan tem preço sugerido de R$ 13 mil a menos, quantia suficiente para pagar IPVA, seguro...
Accord    8    Altima    9

Resultado
Accord 100
Altima 101

 

 

FICHAS TÉCNICAS
NISSAN ALTIMA 2.5 SL
»  MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.488cm³ de cilindrada, que gera 182cv de potência (a 6.000rpm) e 24,7kgfm de torque (a 4.000rpm)

» TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio do tipo CVT (continuamente variável)

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, do tipo multilink / rodas de liga leve de 17 polegadas / 215/55 R17



» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

» FREIOS
Discos nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS

» CAPACIDADES
Do tanque, 68 litros; e de carga (passageiros e bagagem), 500 quilos

 

HONDA ACCORD EX 2.4
» MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 2.354cm³ de cilindrada, 16 válvulas, a gasolina, que desenvolve potência máxima de 175cv a 6.200rpm e torque máximo de 22,9kgfm a 4.000rpm

» TRANSMISSÃO

Tração dianteira e câmbio automático de cinco velocidades

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson; e traseira, independente, Multilink / 6,5 x 16 polegadas de liga leve/ 215/60 R16



» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica variável

» FREIOS

Discos nas quatro rodas, com ABS/EBD e Brake Assist (assistência de frenagem de urgência)

» CAPACIDADES
Do tanque, 65 litros; e de carga (ocupantes e bagagem), 454 quilos

 

Emílio Camanzi avaliou o Nissan Altima em seu lançamento. Assista: 

[embed]https://www.youtube.com/embed/Jip246gQb6Y[/embed]

 

Estefânia Farias acompanhou o lançamento do novo Honda Accord no Brasil; veja:

[embed]https://www.youtube.com/embed/SufmGLgJANQ[/embed]