Avaliação técnica
Vão do motor
Mesmo sem ter isolantes acústicos no painel de fogo e na parte interna do capô, o resultado do isolamento acústico é muito bom para o seu segmento de mercado, favorecido pela montagem longitudinal do motor, filtro de ar eficiente no som da aspiração e conjunto de correias/polias trabalhando na parte frontal do vão. O acesso à manutenção em geral é ótimo e o ângulo de abertura do capô é bom. A sistematização dos vários componentes é funcional e prática.
Altura do solo
Não tem proteção inferior para o cárter, mas, com a elevação das suspensões, não houve interferências com o solo.
Climatização
O veículo avaliado não tinha ar-condicionado. Existe ventilação interna forçada, com quatro velocidades da caixa de ar e vazão satisfatória pelos difusores de ar do painel, que têm formato circular e o corpo gira 360°, mas falta ar quente. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável.
Freios
Pedal de freio tem boa sensibilidade, sem ser imediato demais. O conjunto no eixo dianteiro e traseiro apresentou bom comportamento dinâmico, em função do peso do veículo e rendimento do motor. As reações foram equilibradas e a desaceleração satisfaz pela manutenção da trajetória e espaço percorrido até a imobilização. Não tem ABS. O freio de estacionamento atuou normalmente.
Câmbio
A qualidade de engate é muito boa, em precisão, maciez, curso, posicionamento da alavanca e pega no pomo. As relações de marchas/diferencial atendem bem a dirigibilidade no uso misto. O nível de ruídos de funcionamento do trambulador é baixo.
Motor
A potência e torque satisfazem na condução do veículo no uso urbano e em rodovias. Apresentou boa aceleração e retomadas de velocidade, para a cilindrada (veículo sem ar-condicionado). O sistema flex atuou normalmente e o ganho com álcool é mínimo. Mesmo com o torque máximo atuando em alta rotação (4.250rpm), apesar da arquitetura do cabeçote com oito válvulas, a dirigibilidade é satisfatória em baixos regimes de rotação. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável.
Vedação
Boa contra água.
Suspensão
A elevação das suspensões e a adoção de pneu de uso misto não prejudicaram a estabilidade, e o carro tem boa precisão em curvas de raios variados, apesar do aumento da inclinação da carroceria nas de raio curto e médio, feitas no limite da aderência lateral e em piso seco. O conforto de marcha está coerente com a proposta dessa versão, com boa absorção a impactos, e das imperfeições do solo, com transferência aceitável para o habitáculo.
Direção
A coluna de direção é fixa e um pouco descentralizada para a esquerda. As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso na cidade e em rodovias. O diâmetro de giro atende, assim como a velocidade do efeito/retorno. Os pneus homologados satisfazem em conforto, aspereza de rolagem e precisão na reta e em curvas de terra batida e asfalto seco.
Iluminação
Não há luzes de cortesia. Os faróis têm refletor único e a eficiência é normal no baixo e no alto. Não há auxílio de faróis de neblina. No habitáculo há uma lanterna simples na parte anterior do teto, com resultado aceitável para proposta dessa versão. O quadro de instrumentos, console central e interruptores elétricos instalados nos painéis de porta têm boa identificação noturna.
Limpador do para-brisa
Ao esguichar água no para-brisa, o sistema de varredura é automático, feito por palhetas de qualidade que limpam uma boa área. No vidro traseiro, o esguicho único, de baixo para cima, tem boa vazão e pressão e a área limpa satisfaz. A reposição de água no reservatório, instalado dentro do vão do motor, é fácil.
Estepe/macaco
O estepe roda e pneu iguais aos de uso e está instalado dentro do porta-malas, no fundo do assoalho e, debaixo dele, está o kit de troca. A operação de troca é normal.
Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 285
litros, o mesmo encontrado na nossa medição, com a tampa do bagagito
fechada e o banco traseiro na posição normal.
Regular
Acabamento da carroceria
A qualidade da pintura é boa. As quatro portas estão desniveladas entre si e a carroceria. O capô e a tampa traseira estão descentralizados e desnivelados. As molduras plásticas das curvaturas dos para-lamas têm boa montagem.
Alarme
A chave de ignição é codificada e não tem proteção perimétrica das partes móveis nem volumétrica, dentro do habitáculo.
Negativo
Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre piso de calçamento, terra com costelas e asfalto em má conservação, surgem vários ruídos no habitáculo.
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
Veja mais do Volkswagen Gol Titan 1.0 8V flex!
Equipamentos de série
Conforto/conveniência – Regulagem de altura do banco do motorista e espelhos nos para-sóis.
Aparência – Faixas decorativas nas laterais, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas e molduras na caixas de roda (foto).
Segurança – Terceira luz de freio e regulagem de altura dos cintos de segurança dianteiros.
Opcionais
Retrovisores com comando elétrico; comando elétrico dos vidros dianteiros, travas e retrovisores; ar-condicionado; direção hidráulica; CD Player com MP3, USB, SD Card e Bluetooth; e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 999cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 68cv (gasolina) e 71cv (álcool) a 5.750rpm e torques máximos de 9,4kgfm (gasolina) e 9,7kgfm (álcool) a 4.250rpm
Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades
Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
Suspensões/rodas/pneus
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, interdependente, com braço longitudinal / 5 x 14 polegadas, em aço / 175/70 R14
Freios
Disco de freio ventilado na dianteira e tambor na traseira, sem ABS (nem como opcional)
Tanque
55 litros
Capacidade de carga (passageiros e bagagem)
440 quilos
Veja mais do Volkswagen Gol Titan 1.0 8V flex!