Se a nova mortalha é o que primeiro salta aos olhos, o ponto alto do Ka Sport é seu comportamento na estrada, principalmente aquelas repletas de curvas. Os pneus posicionados nas extremidades da carroceria já sinalizam a boa estabilidade com o veículo ainda estático. E na prática isso se confirma, o carro é um verdadeiro papa-curvas. Os pneus na medida 195/55 ajudam a mantê-lo sob controle. Se por um lado a suspensão firme é uma aliada nessas condições, por outro ela também acaba repassando as saliências para os ocupantes.
Obviamente não se trata de um esportivo, mas o desempenho do motor 1.6, com 107cv de potência e 15,3kgfm de torque (com etanol), já garante muita diversão. Com 968kg, a relação peso/potência do Ka Sport é bem satisfatória para um veículo com motor 1.6 aspirado. O bom comportamento do carro é mais mérito do motor que do câmbio, cujas relações são um meio-termo entre desempenho e economia de combustível. Mesmo com o ar-condicionado ligado, o carrinho mostra bom fôlego, mas pede que o motorista trabalhe mais as marchas.
INTERIOR Como a proposta é esportiva, o interior merecia um cuidado maior. Os pedais e a manopla de câmbio poderiam, por exemplo, ter apliques em aço escovado. Além de receber tecidos em dois tons, preto e cinza, os bancos trazem o nome da versão bordada no encosto. A Ford forçou a barra ao divulgar que a versão traz bancos tipo concha, sendo que esses têm apenas discretos apoios no assento e encosto. Na versão sem airbag o volante tradicional recebe uma cobertura mais anatômica com o mesmo cubo. Mas não chega a ser um volante esportivo, como anuncia o fabricante.
O painel é minimalista, abrigando apenas velocímetro, conta-giros, nível de combustível, hodômetro total, parcial e relógio. Não conta nem com a luz que indica que o farol está ligado. Em compensação, o sistema de áudio MyConnection, com entrada auxiliar de iPod e USB, é de série. Como a coluna C é larga, a visibilidade traseira em manobras fica comprometida. Para as dimensões do compacto, o tamanho do porta-malas é bom. São 254 litros aferidos, facilitados pela entrada quase plana e a boa altura, que permite acomodar malas na vertical. Com o encosto do banco traseiro rebatido, aumenta-se a capacidade. O espaço para bagagem relativamente bom deve-se à localização do estepe embaixo do carro, mais exposto à sujeira e passível de furto.
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SEGURANÇA O único opcional do Ka Sport é o airbag duplo frontal, que acrescenta R$ 1 mil ao preço. Mas o carrinho merecia freios ABS, que segundo a Ford não estão disponíveis para sua plataforma. Não que os freios que equipam o Ka (disco no eixo dianteiro e lona no traseiro) sejam ruins, mas, sem dúvida, o ABS proporciona mais segurança. Assim como os dianteiros, os cintos de segurança traseiros laterais são de três pontos retráteis, o que estimula o uso. O passageiro do meio não foi contemplado com apoio de cabeça.
O laranja Ibiza, cor exclusiva desta versão, assim como o branco ártico e o prata geada é combinado com faixas pretas. Já o preto ebony e o vermelho bari vão com faixas brancas na tonalidade nude, que segundo a Ford acentuam o contraste com a carroceria.
AVALIAÇÃO TÉCNICA
ACABAMENTO DA CARROCERIA
Adesivo que encobre as colunas B tem bolhas. Já as faixas estão muito bem aplicadas, assim como a montagem do spoiler do teto. A junção das minissaias com a carroceria apresenta folga desigual. As portas estão desniveladas em relação à carroceria. A tampa traseira está descentralizada e desalinhada em relação à lanterna direita. A qualidade da pintura é razoável. O capô está descentralizado e tem grande folga fixa em relação ao centro do para-choque, aparentando não estar fechado. REGULAR
VÃO DO MOTOR
O acesso à manutenção é razoável e o resultado do isolamento acústico é limitado com o motor em alta rotação. REGULAR
ALTURA DO SOLO
Com carga máxima, ocorreram leves interferências com o solo. REGULAR
CLIMATIZAÇÃO
Apresentou bom funcionamento. O nível de ruído é satisfatório e está bem vedado. POSITIVO
FREIOS
O pedal de freio tem boa sensibilidade, mas o sistema não tem ABS. Apresentaram bom comportamento dinâmico com reações balanceadas nos dois eixos. POSITIVO
CÂMBIO
A qualidade de engate é boa e as relações de marchas/diferencial proporcionam um bom rendimento do automóvel, mas nos antigos XR e Action a dinâmica era superior. POSITIVO
MOTOR
As retomadas de velocidade e aceleração são satisfatórias. A performance é boa, mas com brilho esportivo discreto. O rendimento é superior com etanol, com ganho de 5cv e 0,8kgfm. POSITIVO
VEDAÇÃO
Boa contra água e poeira. POSITIVO
NÍVEL INTERNO DE RUÍDOS
O ruído é alto no habitáculo sobre paralelepípedo, asfalto ruim e estrada de terra. O efeito aerodinâmico é evidente já a 100km/h, sendo crescente com a velocidade. NEGATIVO
SUSPENSÃO
O conforto é limitado para um hatch leve com motor de baixa potência devido ao nível elevado de transferência das imperfeições do solo para dentro, piorando significativamente quando o veículo está carregado. A estabilidade é boa no contorno de curvas de raios variados com inclinação moderada da carroceria. REGULAR
DIREÇÃO
As cargas do sistema assistido estão bem definidas para o uso misto, e a precisão na reta e em curvas é muito boa. O sistema apresentou uma boa sensibilidade com reações equilibradas. O efeito-retorno tem boa velocidade e o diâmetro de giro é aceitável pelas dimensões do conjunto roda/pneu. Para condutores de estatura média/alta a posição de dirigir é incômoda pela posição baixa da coluna de direção (que é fixa) e a altura elevada do assento, que não tem regulagem
de altura. REGULAR
Emílio Camanzi também testou o veículo. Veja o que ele achou:
ILUMINAÇÃO
Os faróis têm eficiência normal no baixo e no alto, e contam com auxílio dos auxiliares de neblina. Não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Há luz de cortesia somente no porta-malas e a iluminação na zona do teto é discreta. REGULAR
ESTEPE/MACACO
O estepe, que tem a roda em aço e o pneu (175/65 R14) diferente dos de uso (195/55 R15), está instalado abaixo do vão de carga. A operação de troca não é simples nem limpa, mas tem auxilio de prisioneiros fixos nos cubos, porém é necessário soltar as tampas plásticas de acesso do macaco nas minissaias que encobrem as soleiras. Não há em nenhum local na carroceria a etiqueta informando a pressão dos pneus, somente no manual. Ao utilizar o estepe em viagem, o veículo terá o seu comportamento dinâmico bastante alterado, obrigando o breve reparo do conjunto roda/ pneu danificado (aro 15), que cabe no suporte basculável com pneu murcho sem o espaçador superior de espuma. NEGATIVO
LIMPADOR DE PARA-BRISA
As áreas varridas são boas no para-brisa e no vidro traseiro. Ao esguichar água, palhetas de boa qualidade atuam automaticamente e os comandos são fáceis de operar. O reservatório d’água instalado dentro do vão motor tem fácil manuseio, mas a tampa poderia ser na cor azul. POSITIVO
ALARME
A chave de ignição é codificada e há proteção volumétrica e perimétrica. Ao dar comando para travar as portas, se o botão continuar sendo pressionado, os vidros sobem automaticamente. O sistema antiesmagamento funcionou bem. POSITIVO
VOLUME DO PORTA-MALAS
O declarado é de 263 litros, e o encontrado foi de 254.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
Palavra de especialista
O antigo era melhor
Daniel Ribeiro Filho
Engenheiro
As antigas versões XR e Action tinham uma dirigibilidade bem mais prazerosa para a proposta esportiva. O câmbio tinha relações de marchas/diferencial mais bem definidas, proporcionando uma dinâmica surpreendente para a cilindrada de 1.6 litro no uso misto. A direção era direta, com ótima sensibilidade, posição correta da coluna de direção e volante com melhor pega, além da altura mais baixa do banco do condutor. As suspensões tinham um melhor conforto de marcha e excelente estabilidade, mesmo com pneus na medida 185/60 R14 (esteticamente mais condizentes para este automóvel e dimensões da carroceria), além de uma altura do solo coerente. O motor, mesmo com potência inferior (95cv) em relação ao atual (107cv álcool), com o câmbio homologado, formava um belo par que realmente dava prazer numa condução usual e esportiva, também favorecido pelo menor peso em ordem de marcha (%2b/- 40kg). A tubulação de descarga tinha o terminal aparente com sonoridade agradável e ponteira aletada. Apesar de gostar mais da antiga carroceria pelo seu traço diferenciado, as novas faixas decorativas e o novo spoiler do teto agradam, assim como o formato de revestimento
dos bancos.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 102,4cv (gasolina) e 107,3cv (etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 14,6kgfm (gasolina) e 15,3kgfm (etanol) a 4.250rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson, com braços inferiores; e traseira, semi-independente, com eixo autoestabilizante Twist Beam / 6 x 15 polegadas, em liga leve / 195/55/R15
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Disco na dianteira e tambor na traseira, sem ABS (nem como opcional)
CAPACIDADES
Tanque, 45 litros; de carga (passageiros e bagagem), 442 quilos
PESO
968 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência – Travas elétricas; controle remoto para abertura das portas e do porta-malas; abertura elétrica do porta-malas no painel; alça interna para auxílio de fechamento do porta-malas; banco traseiro com encosto bipartido; console central com porta-objetos e porta-latas integrado; espelho retrovisor externo do passageiro com controle manual interno; ar-condicionado; direção hidráulica; vidros elétricos; luz no porta-malas; limpador do para-brisa com temporizador; luz no teto; porta-objetos nas portas dianteiras; quatro alto-falantes; travamento das portas aos 15km/h; retravamento depois de 45 segundos sem abertura da porta; tomada de energia 12 volts; som MyConnection.
Segurança – Botão de “pânico” (que produz um bip e pisca as luzes do veículo quando acionado); alarme volumétrico; sistema antifurto PATS; apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura; cintos laterais traseiros de três pontos; desembaçador do vidro traseiro; alça dianteira no teto no lado do passageiro.
Aparência – Vidros verdes escurecidos; antena de teto; retrovisores externos, para-choques na cor da carroceria; maçanetas internas e anéis de saídas de ar-condicionado na cor cinza; painéis de porta com revestimento em tecido; régua do porta-malas na cor do veículo; rodas em liga leve aro 15 polegadas.
OPCIONAL
Airbag duplo.
Notas (0 a 10)
Desempenho 8
Espaço interno 6
Porta-malas 7
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 5
Itens de série/opcionais 8
Segurança 7
Estilo 9
Consumo 7
Tecnologia 7
Acabamento 6
Custo/benefício 7
QUANTO CUSTA
O Ford Ka Sport 1.6 tem preço sugerido de R$ 35.900. Com airbag, único opcional disponível, o preço sobe para R$ 36.900.