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Ford Focus GLX 1.6 flex - Tradição mantida

Ford Focus conserva qualidades da primeira geração e nova motorização proporciona desempenho satisfatório, mas suspensão multilink e sensação de solidez são o melhor do carro

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Foto:

Avaliação técnica

Positivo


Altura do solo

Não ocorreram interferências com o solo sobre estrada de terra com algumas imperfeições, na transposição de quebra-molas e no uso urbano em saídas de garagem com desnível. Não há proteção inferior por chapa em aço.

Climatização
É por comando manual. É boa a vazão de ar pelos difusores do painel, que tem formato oval e boa angulação das aletas, sendo satisfatória a rumorosidade de funcionamento. Está bem vedado. O sistema não tem regulagem de temperatura diferenciada para condutor e passageiro, nem difusor de ar específico para os passageiros de trás.

Freios
Estão muito bem dimensionados nos dois eixos para esta nova motorização. O pedal de freio tem boa relação e ótima sensibilidade. O ABS atuou com eficiência sobre piso de baixo atrito. Apresentaram uma desaceleração eficiente e não ocorreu alteração da trajetória em frenagens fortes na entrada de curvas estando o veículo em alta velocidade. O freio de estacionamento atuou normalmente.

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Câmbio
A qualidade de engate é boa em precisão, maciez, pega no pomo e curso da alavanca. As relações de marchas/ diferencial proporcionam uma dirigibilidade agradável no uso misto, e são responsáveis pela dinâmica bem satisfatória deste veículo em função do peso e cilindrada do motor. A embreagem é macia, tem bom curso e progressividade, além de boa resistência térmica.

Motor
Tem boa curva de potência e torque em função da rotação do motor e arquitetura do cabeçote. Já à baixa rotação (1.500rpm), tem boa força disponível. É evidente o ganho na dinâmica no uso misto com o etanol. A aceleração é boa, e as retomadas de velocidade satisfazem. A rumorosidade de funcionamento é baixa.

Vedação

Boa contra água.

Nível interno de ruídos
O nível interno de ruídos e o efeito aerodinâmico são aceitáveis.

Suspensão
A engenharia de experimentação conseguiu um belo acerto em conforto e handling. Merece destaque a estabilidade. Contorna com muita precisão e com inclinação quase neutra da carroceria, curvas de raios variados no limite da aderência lateral em velocidade elevada. Numa condução bem esportiva com curvas sequenciais (raio curto e médio), e em simulação de desvios consecutivos de cones, é prazerosa e segura a sua condução, além de rápida. O conforto de marcha é bom, absorvendo bem as transferências das imperfeições do solo para dentro.

Direção
O volante tem boa pega e a coluna de direção tem regulagem angular em altura e distância com ótimo curso. Está muito bem definida e calibrada com reações muito equilibradas e com ótima sensibilidade. É do tipo direta, mas com suavidade. A precisão na reta e em curvas é excelente e o conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra irregular. O diâmetro de giro é bom, assim como a velocidade do efeito/retorno.

Limpador do para-brisa
Ao esguichar quatro jatos de água no para-brisa palhetas eficientes varrem uma área satisfatória automaticamente. No vidro traseiro, o esguicho lateral de jato único tem boa vazão e pressão, e a área varrida é boa. Dentro do vão motor é fácil a identificação e manuseio para reposição de água no reservatório. Não tem sensor de chuva.

Alarme
A chave de ignição é do tipo canivete, codificada, e tem integradas as teclas de abrir e fechar as portas, e uma específica para destravar o porta-malas. Os vidros sobem automaticamente ao travar as portas, mas é necessário continuar pressionando a tecla. Há proteção perimétrica das partes móveis contra arrombamento e volumétrica dentro do habitáculo contra invasão pela quebra dos vidros.

Regular

Vão do motor

O novo motor 1.6 Flex, que tem duplo comando de válvulas, e seus componentes laterais (filtro de ar, reservatório de expansão, bateria, radiador, condensador do ar-condicionado, etc.) preenchem bem o vão, limitando o acesso à manutenção. Os itens de verificação permanente têm fácil visualização e manuseio, menos ao reservatório de fluido de freio. A insonorização é boa.

Iluminação
O quadro de instrumentos tem iluminação permanente, de fácil leitura, assim como a identificação e manuseio dos comandos no console central e interruptores elétricos nos painéis de porta. Há luz de cortesia nos para-sois, porta-luvas e porta-malas. Não tem sensor crepuscular. Na zona do teto há uma lanterna no centro e outra na dianteira com dois spots fixos integrados. O farol tem construção com dupla parábola, sendo eficiente no baixo e no alto e não conta de série com regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Não tem faróis auxiliares de neblina. As lanternas (seta, farolete, freio) incorporam a coluna C, sendo que a luz de ré está embutida na base direita do para-choque e a de advertência para piso molhado/ neblina do outro lado.

Estepe/ macaco
O estepe é do tipo para pequenos deslocamentos e a baixa velocidade (máximo 80km/h). Está instalado dentro do porta-malas no assoalho. Esta solução não é prática para o Brasil, devido à baixa qualidade da manutenção de várias estradas, e em trechos no perímetro urbano. O pneu/ roda de uso quando danificado não cabe em altura em relação ao plano superior do porta-malas, sendo necessário tirar a base de isopor que apoia o estepe original e colocá-la junto com a bagagem. A operação de troca é normal e tem auxílio de ter cinco prisioneiros fixos por cubo para melhor apoio e centragem da roda.

Negativo

Acabamento da carroceria
As quatro portas estão desniveladas e têm folgas fixas diferenciadas. O capô está desnivelado/ descentralizado, e a tampa do porta-malas, descentralizada. A qualidade da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas.

Item extra

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é de 328 litros, o mesmo encontrado na nossa medição com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada.

O painel da porta é empobrecido pelo aspecto simples das maçanetas




Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Ficha técnica

Motor

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.596cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máximas de 109cv (gasolina) a 6.250rpm e 116cv (álcool) a 5.500rpm e torques máximos de 15,4kgfm (gasolina) e 16,3kgfm (álcool) a 4.250rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Suspensões/rodas/pneus
Dianteira, rodas independentes, do tipo McPherson, e barra estabilizadora; e traseira, multilink e barra estabilizadora / em liga leve de 16 polegadas / 205/55 R16

Freios
Disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, com ABS (opcional) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC)

Capacidades
Peso, 1.290 quilos; tanque, 55 litros; carga (passageiros e bagagem), 400kg

Equipamentos

Série

Conforto/conveniência ? Ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros e traseiros com acionamento um toque, CD-player/MP3, console central com descansa-braço, abertura e fechamento global das portas

Aparência ? Rodas de liga aro 16, volante revestido em couro, retrovisores, maçanetas, régua do porta-malas e aerofólio pintados na cor do veículo

Segurança ? Airbag duplo frontal, alarme, três apoios de cabeça e três cintos de segurança de três pontos retráteis no banco traseiro,

Opcional
Freios ABS e pintura metálica.

Notas (0 a 10)

Desempenho 7
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 10
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 9
Segurança 9
Estilo 8
Consumo 7
Tecnologia 8
Acabamento 8

Quanto custa

O Focus 1.6 Sigma flex tem os seguintes preços: GL, R$ 49.900 e GLX, R$ 51.400 e R$ 52.400 (com ABS).