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Ford Fiesta Pulse Class 1.6 - Na linha de tiro

Compacto da Ford mostra suas qualidades e problemas ao passar por prova de fogo

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Foto:

AVALIAÇÃO TÉCNICA

Positivo

Altura do solo
Raspa levemente a aba inferior do para-choque dianteiro em saídas de garagem com desnível. Não ocorreram interferências com o solo no nosso percurso misto de provas, numa condução normal do automóvel.

Climatização
É por comando manual. Apresentou bom funcionamento, seja pelo tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo, seja pela boa vazão de ar e angulação dos difusores que giram 360 graus, além da caixa de ar com boa vedação, quando se usa a opção com somente recírculo interno de ar.

Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação. Sistema apresentou bom comportamento dinâmico no uso misto, mesmo sem ABS. O freio de estacionamento sustenta bem o automóvel, mas no veículo em prova estava desregulado, com 10 dentes para blocar sobre piso inclinado. É bom o espaço percorrido até a imobilização, sem alteração da trajetória, inclusive em alta velocidade. Não apresentou superaquecimento, depois de uso mais constante na entrada de curvas, numa longa descida sinuosa.
Acabamento da carroceria

Câmbio
A embreagem está bem dimensionada e suportou a série de arrancadas sequenciais em subida, mas o pedal está um pouco alto. As relações de marchas/diferencial estão muito bem definidas, proporcionando uma dinâmica eficiente no uso na cidade e estrada. O pomo tem boa pega, a qualidade de engate é muito boa em precisão e maciez e a alavanca tem curso curto e boa altura.

Motor
É o tradicional e confiável 1.6 RoCam, que tem acionamento por corrente e balancins roletados com ajuste hidráulico, que dispensam manutenção. O motor é elástico e apresentou pequena aspereza de funcionamento quando se usa somente álcool, a partir das 3.000rpm. O sistema flex funcionou muito bem e, quando está com apenas álcool no tanque, apresentou partida a frio instantânea, com excelente progressão na aceleração e marcha lenta linear. A performance é bem melhor com etanol (106,6cv e 15.3kgfm), com eficientes retomadas de velocidade e aceleração, proporcionando uma condução prazerosa no uso cidade/estrada, inclusive quando carregado e com ar-condicionado ligado. Com gasolina, perde em potência e torque, mas é razoável o seu rendimento. Apesar de ter cabeçote com oito válvulas, o torque máximo atua em 4.250rpm, mas a sua condução não é ruim no uso urbano.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
A precisão na reta e em curvas é muito boa e as cargas do sistema assistido hidraulicamente estão bem definidas para o uso misto. A velocidade do efeito-retorno e o diâmetro de giro satisfazem. Em alta velocidade, apresentou boa sensibilidade e reações uniformes. O nível de ruídos do conjunto em curvas sobre piso de terra e calçamento é razoável. A coluna de direção é fixa, mas está numa boa posição.

Iluminação
O novo grupo óptico anterior é eficiente no baixo e no alto, tem construção com dupla parábola, mas não tem regulagem elétrica de altura, em função da carga transportada. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente dia/noite. As luzes de cortesia estão presentes no porta-malas e porta-luvas. No teto, tem uma lanterna na zona anterior com duplo spot fixo integrado, com resultado aceitável em iluminação. Tem auxílio de faróis de neblina embutidos no para-choque.

Limpador do para-brisa
Ao esguichar água (quatro jatos) no para-brisa, as palhetas atuam automaticamente. As áreas de varredura anterior e posterior são boas, assim como a qualidade das palhetas. O acesso ao reservatório, que fica dentro do vão do motor, é fácil. É bom o esguicho no vidro traseiro, com ótima vazão e pressão de cima para baixo.

Estepe/ macaco
O estepe fica dentro do porta-malas, no fundo do assoalho. A roda é em aço, mas o pneu é igual aos de uso. O kit de troca está instalado em uma base, que fica abaixo do aro. A operação de troca é simples devido aos cubos de roda terem prisioneiros, o que ajuda muito na centralização e apoio do roda, principalmente numa troca noturna.

Alarme
A chave de ignição é codificada. Tem proteção perimétrica contra arrombamento das partes móveis e volumétrica dentro do habitáculo contra invasão, através da quebra dos vidros. Ao dar comando por controle remoto, inserido na própria chave de ignição, para travar as portas, os vidros sobem automaticamente, mas é necessário continuar pressionando a tecla. Tem sistema de abertura/fechamento por um toque e a proteção antiesmagamento atuou bem nas quatro portas.

Regular

Vão do motor
Mangueira do fluido da direção hidráulica, que não tem proteção extra, interfere com a chapa cortante do painel dianteiro, já apresentando desgaste e futuro rompimento, com risco de incêndio, pois está acima do alternador. Tem isolantes acústicos na parte interna do capô e parte do painel de fogo, com resultado em isolamento acústico aceitável, em relação ao habitáculo, para o seu segmento de mercado. O acesso à manutenção é razoável e a sistematização dos vários componentes está bem feita, com fácil identificação dos itens de verificação permanente.

Suspensão
A suspensão dianteira apresentou barulho em alguns tipos de solos com imperfeições usuais. O conforto de marcha não está bem definido, com significativa transferência das imperfeições do solo para dentro, rodando apenas com o condutor. Quando carregado, a situação piora, principalmente na suspensão traseira. A estabilidade é muito boa, com excelente precisão e rapidez no contorno de curvas de raios variados, com o veículo em velocidade, além de moderada inclinação da carroceria.


Negativo


Acabamento da carroceria
Qualidade da pintura em geral é boa, porém, o veículo em prova apresentava uma trinca com desfolhamento da tinta/verniz no para-lama dianteiro esquerdo. As quatro portas estão desniveladas e têm folgas fixas diferentes, em relação aos dois lados. A tampa traseira está descentralizada e o capô, desalinhado, em relação ao farol do lado esquerdo. As portas não têm frisos protetores. Os retrovisores, para-choques, lanternas, faróis e pestanas das portas têm montagem satisfatória.

Nível interno de ruído
O efeito aerodinâmico é de fácil percepção auditiva a partir de 100km/h e os ruídos no habitáculo são vários, principalmente quando se trafega sobre pisos irregulares.

Apoio de cabeça traseiro e cinto de segurança de três pontos, apenas para quatro ocupantes



Ferramentas
Não tem.

Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 270 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal, a tampa do bagagito fechada e o triângulo de segurança dentro do vão de carga.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

Veja a galeria completa do Ford Fiesta Pulse Class 1.6!


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, oito válvulas, gasolina/álcool, 1.598cm³ de cilindrada, desenvolve 101cv (g)/107cv (a) de potência a 5.500rpm e torques máximos de 14,5kgfm (g) a 4.750rpm/15,3kgfm (a) a 5.000rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, hidráulica (opcional)

FREIOS
Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros, com ABS opcional

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, semi-independente, com corpo autoestabilizante Twist Beam/roda de aço/5,5 x 14 polegadas/175/65 R14

CAPACIDADES
Tanque de combustível de 55 litros; de carga útil, 426 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE

Conforto/conveniência - Controle remoto para a abertura das portas, do porta-malas e botão localizador, abertura elétrica do porta-malas no painel, banco do motorista com ajuste de altura, aviso sonoro de faróis acesos, alerta de manutenção programada, espelho de cortesia para o passageiro, retrovisores externos com ajuste interno, iluminação do porta-malas e porta-luvas, console central com porta-objetos, banco traseiro bipartido e rebatível, computador de bordo, ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros.

Aparência - Faróis cromados, antena no teto, vidros verdes; para-choques, molduras laterais, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria.

Segurança - Travas elétricas, alarme perimétrico, travamento automático das portas a 15km/h, terceira luz de freio, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, encostos de cabeça ajustáveis, sistema antifurto PATS e faróis de neblina.

OPCIONAIS
Airbag, CD Player com MP3, Bluetooth, entrada USB e iPod, rodas de liga leve e freios ABS.

NOTAS (0 A 10)
Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 7
Conforto/ergonomia 6
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 8
Segurança 8
Estilo 7
Consumo 7
Tecnologia 7
Acabamento 6

QUANTO CUSTA
O novo Ford Fiesta hatch 1.6 é vendido, na versão básica Fly, por preços a partir de R$ 34 mil. Já a versão Pulse, com o kit Class, tem preço de R$ 39.155, e a mais completa, Pulse Class Performer My Connection, chega a R$ 42.305.