O Uno sobrevive e é um dos carros mais vendidos no mercado nacional. Espaço interno, visibilidade e praticidade são os principais atributos deste hatch compacto. As alterações de estilo são facilmente perceptíveis e, segundo o fabricante, dão novo fôlego ao modelo. Mas as alterações mecânicas é que tornaram o carro mais ágil e consumindo pouco combustível. Para começar, a quinta marcha foi alongada para que o consumo seja menor em estradas e grandes avenidas.
Foi também utilizado óleo de motor (5W30) de menor viscosidade para reduzir atrito entre as partes móveis do motor. A suspensão dianteira teve a geometria alterada para diminuir resistência ao rolamento e contribuir para menor consumo. Foi adotado também pneu de baixa resistência ao rolamento. A banda foi projetada para tal. E segundo a Fiat, proporciona redução à resistência ao rolamento de 30%. Veja mais fotos do Mille Economy!
. Veja detalhes do futuro lançamento da Fiat!
Econômetro
A alteração interna mais perceptível é o dispositivo que mostra consumo instantâneo incorporado ao painel de instrumentos, indicando ao motorista a forma mais econômica de dirigir. Funciona eletronicamente e leva em consideração consumo instantâneo e velocidade. As informações são fornecidas pela central eletrônica. O ponteiro do instrumento percorre as faixas verde e amarela, conforme a pressão exercida sobre o pedal do acelerador. Poderia até ser denominado de educador. Prato cheio para os que adoram economizar. E uma prova incontestável de que usar ponto morto em descida implica mais consumo do que se estivesse engrenado. Basta conferir o ponteiro do econômetro.
Motor
Perdeu um pouco de torque e potência em relação ao anterior por causa da redução de consumo, mas mantém o desempenho pelas novas soluções. O Uno é apropriado para os centros urbanos pelas suas dimensões reduzidas, o que facilita manobras de estacionamento em vaga apertada. Além disso, tem bom comportamento dinâmico previsível nas curvas.
Valores atualizados (17/7/09) | |
Modelo | Preço (R$) |
Fiat Mille Economy 2p | 21.960 |
Fiat Mille Economy 4p - básico | 23.590 |
Fiat Mille Economy 4p - completo | 29.898 |
Chevrolet Celta Life 2p | 24.963 |
Chevrolet Celta Life 4p | 26.447 |
Chevrolet Celta Spirit 2p | 26.363 |
Chevrolet Celta Spirit 4p | 28.128 |
Fiat Palio Fire Economy 2p | 24.490 |
Fiat Palio Fire Economy 4p | 26.090 |
Volkswagen Gol G4 2p | 24.630 |
Volkswagen Gol G4 4p | 26.220 |
Segurança
A mancada da Fiat é equipar esse modelo com cintos laterais traseiros de três pontos não-retráteis, o que dificulta a colocação e ajuste do mais importante, simples e barato item de segurança. Não satisfeito, o fabricante coloca os dois apoios de cabeça traseiros na lista de opcionais. Falta de bom senso e desleixo em relação à segurança. Lamentável que isso ainda ocorra. O cinto traseiro central é de três pontos e apoio de cabeça central não é disponibilizado nem como opcional. A regulagem dos encostos dos bancos dianteiros não é do tipo contínua, o que exige paciência.
Mas a proposta do Uno é essa mesma, carro pequeno, prático, despojado. A unidade testada não era equipada com direção hidráulica, o que exige esforço apenas em manobras de estacionamento. Um carro para a cidade, mas que encara estrada sem cerimônia. O desempenho surpreende para motor 1.0. É muito bom, com motorista e passageiro da frente.
Veja a avaliação técnica, os equipamentos de série, os opcionais, o preço e a ficha técnica do Mille Economy no Veja Também, no canto superior direito desta página.