AVALIAÇÃO TÉCNICA
POSITIVO
Vão do motor
Há isolantes acústicos em parte do painel de fogo e na zona central do capô, com resultado em insonorização aceitável para o seu segmento de mercado. A sistematização dos vários componentes está benfeita, tem um aspecto organizado e os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio. O radiador e condensador do ar-condicionado ficam encobertos pelo painel dianteiro. As mangueiras, tubulações e chicotes estão bem fixados e tem proteção contra interferência mecânica. Os reservatórios de fluidos têm suportes de fixação eficientes. O ângulo de abertura do capô é muito bom.
Altura do solo
Não tem de série chapa em aço para toda a zona inferior do motopropulsor, sendo o ponto mais baixo em relação ao solo a abraçadeira da tubulação de descarga primária na sua curvatura logo após o catalisador. Não ocorreram interferências com o solo.
Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados com ABS eficiente. As suas reações são equilibradas e o pedal de freio tem boa relação e sensibilidade. O freio de estacionamento atuou normalmente. Apresentaram uma boa resistência térmica após uso mais severo em longa descida sinuosa com frenagens fortes na entrada das curvas.
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Motor
A sua performance satisfaz, mas não tem muito brilho pela sua cilindrada e curva, e em relação ao peso de 925kg desta versão, apesar dos opcionais. As retomadas de velocidade e aceleração são normais, e com carga máxima e ar-condicionado ligado é apenas aceitável a sua dinâmica numa topografia irregular como BH e algumas rodovias. O seu rendimento é praticamente igual com álcool ou gasolina, e o sistema flex atuou bem. A rumorosidade de funcionamento é razoável.
Vedação
Boa contra água e poeira.
Suspensão
A inclinação da carroceria em curvas numa utilização mais esportiva é um pouco acentuada, mas não compromete no contorno delas. O conforto de marcha não tem o belo acerto do Punto 1.4, porém o nível das transferências das imperfeições do solo para dentro é aceitável. A estabilidade agrada bem pela boa precisão, rapidez e manutenção da trajetória em curvas de raios variados.
Iluminação
Os faróis que são com refletor único apresentaram uma eficiência normal no baixo e no alto. Há auxilio de faróis de neblina embutidos no para-choque, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, porém é fácil a alteração do facho pela chaveta atrás do corpo dos faróis. Há luz de cortesia somente no porta-luvas e na zona do teto há uma lanterna simples junto ao retrovisor com resultado razoável em iluminação. O quadro de instrumentos tem fácil leitura noturna.
Limpador do para-brisa
São seis jatos os esguichos no para-brisa, que quando acionados ativam automaticamente o sistema de varredura, feitas por palhetas de boa qualidade que limpam uma boa área. No vidro traseiro o sistema é também eficiente, com esguicho único de cima para baixo com boa vazão. O reservatório d?água instalado dentro do vão motor tem fácil identificação e manuseio.
Estepe/ macaco
O estepe não está instalado no vão motor como na antiga versão do Uno. O aro do estepe é em aço, mas o pneu é igual aos de uso. O kit de troca está encaixado abaixo do aro, no fundo do assoalho, dentro do porta-malas. A operação de troca é normal.
Alarme
A chave de ignição é codificada, mas os símbolos de travar e destravar as portas estão invertidos, em função da extremidade da chave no uso e pega usuais. O veículo testado estava dotado de proteção perimétrica das partes móveis, e volumétrica dentro do habitáculo. A porta do condutor tem função de abertura e fechamento por um toque, mas não tem sistema antiesmagamento.
REGULAR
Acabamento da carroceria
As quatro portas estão desniveladas entre si e em relação à carroceria em vários pontos. A tampa traseira está descentralizada e desnivelada (lado direito). O capô tem montagem satisfatória, assim como os vários itens (frisos, faróis, lanternas, para-choques, pestanas, adesivos, retrovisores, que tem ótimo campo de visão, etc). A pintura tem qualidade razoável. Obs.: Deve-se levar em conta que é um veículo pré-série, chassi nº 222.
Climatização
É por comando manual, e os comandos são fáceis de operar, mas no veículo testado o sistema de acionamento (botão) do A/C e opções de velocidade da caixa de ar apresenta grande folga axial. Os quatro difusores de ar do painel tem formato circular, giram 360º e apresentaram boa vazão e angulação das aletas direcionais. O sistema é eficiente com baixo tempo para climatizar todo o habitáculo e está bem vedado, mas é um pouco rumoroso, sendo de fácil percepção auditiva o seu funcionamento do mecanismo dentro da caixa de ar.
Câmbio
Tem inibidor de marcha a ré. O trambulador tem rumorosidade de funcionamento razoável, e o curso da alavanca é longo, característica da Fiat. A pega no pomo é aceitável, mas poderia ser mais anatômica. As relações de marchas/ diferencial satisfazem numa dirigibilidade usual na cidade e em rodovias. A 110km/h em quinta marcha o motor atua próximo do torque máximo, o mesmo a 60km/h em terceira marcha no uso urbano. A embreagem é macia, tem boa progressividade e curso, mas nota-se uma ressonância no pedal, transferindo ao pé do condutor, ao acioná-la em algumas faixas de rotação do motor.
Direção
O diâmetro de giro com 9,8 metros é muito bom, e a velocidade do efeito/retorno agrada. As suas reações são homogêneas com ótima leveza e conforto (assistência hidráulica) no uso urbano, e segura, boa sensibilidade e firmeza em rodovias. Os pneus especiais, visando a minimizar o atrito com o solo para melhorar o consumo de combustível, apresentaram-se um pouco rumorosos além do normal esportiva sobre asfalto seco, além de uma maior transferência para o habitáculo conforme o estado do solo.
NEGATIVO
Nível interno de ruídos
O habitáculo não é silencioso quando se trafega sobre piso de terra, asfalto ruim e paralelepípedo. O efeito aerodinâmico é notório e crescente a partir de 100km/h, chegando a incomodar em alta velocidade.
ITEM EXTRA
Volume do porta-malas
O declarado é de 280 litros, e o encontrado foi 250 litros com a tampa do bagagito fechada, banco traseiro na posição normal e mantendo o triângulo de segurança dentro do vão de carga.
Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan
FICHA TÉCNICA
Motor
Dianteiro, transversal, de
quatro cilindros em linha, 1.368cm³ de cilindrada, oito válvulas, 85cv
(g) e 88cv (a) de potência máxima a 5.750rpm e torque de 12,4kgfm (g) e
de 12,5kgfm (a) a 3.500rpm
Transmissão
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas
Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira,
independente, McPherson, com braços oscilantes inferiores e barra
estabilizadora; traseira, eixo de torção e rodas semi-independentes;
5,5 x 14 em aço; 175/65 R14
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
Freios
Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira
Capacidades
Peso, 925kg; tanque, 48 litros; carga (passageiros e bagagem), 400kg; porta-malas, 290 litros
DESEMPENHOS
Velocidade
máxima (km/h)(**) 170 (g) e 172 (a); aceleração até 100 km/h (s)(**),
11,8 (g) e 10,8 (a) consumo (cidade) (km/l)(**)14,7 (g) e 10,8 (a);
consumo (estrada) (km/l) (**), 19,4 (g) e 12,8 (a)
EQUIPAMENTOS
Série
Conforto/conveniência ?
Banco traseiro rebatível, cobertura do porta-malas, tomada de 12 volts,
regulagem de altura dos cintos dianteiros, relógio digital, espelho de
cortesia lados motorista e passageiro, bolsa porta-objetos nas portas
dianteiras, ganchos para retenção de carga, revestimento do
porta-malas, porta-luvas com tampa e luz, comandos internos de abertura
de porta-malas e tanque, console de teto, console central longo (dois
porta-copos porta-objetos), porta-óculos, retrovisores externos com
comando manual, vidro traseiro térmico temporizado, volante com
regulagem de altura.
Aparência ? Calotas,
vidros verdes, revestimento preto das colunas das portas, para-choques,
maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria,
frisos laterais nas portas, soleiras dianteiras e traseiras e apoia pé.
Segurança ? Imobilizador eletrônico de motor,
terceira luz de freio, dois apoios de cabeça traseiros rebaixados com
regulagem de altura, limpador/lavador do vidro traseiro com
intermitência.
Opcional
Apoio de cabeça
central no banco traseiro, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag
frontal duplo e cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador,
ABS, faróis de neblina, rodas em liga leve, rádio CD / MP3 player
Bluetooth via-voz USB predisposição para iPod, travas elétricas vidros
elétricos dianteiros e banco do motorista com regulagem em altura,
desembaçador com ar quente e pintura metálica, apoio de cabeça central
traseiro, travamento automático das portas.
NOTAS (0 A 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 6
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 7
Segurança 8
Estilo 10
Consumo 8
Tecnologia 7
Acabamento 7
QUANTO CUSTA
A versão básica do Novo Uno Attractive 4p tem preço sugerido de R$ 31.080 e, com todos os opcionais, R$ 40.160.