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Fiat Uno Attractive 1.4 - Uno em minúcias

Itens de conforto, praticidade, desempenho, posição de comandos e comportamento dinâmico do novo modelo da Fiat são analisados por especialistas. Leia o resultado

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Foto:

Sedução do lado de dentro - o interior convence em desenho e funcionalidade

AVALIAÇÃO TÉCNICA

POSITIVO

Vão do motor

Há isolantes acústicos em parte do painel de fogo e na zona central do capô, com resultado em insonorização aceitável para o seu segmento de mercado. A sistematização dos vários componentes está benfeita, tem um aspecto organizado e os itens de verificação permanente têm fácil identificação e manuseio. O radiador e condensador do ar-condicionado ficam encobertos pelo painel dianteiro. As mangueiras, tubulações e chicotes estão bem fixados e tem proteção contra interferência mecânica. Os reservatórios de fluidos têm suportes de fixação eficientes. O ângulo de abertura do capô é muito bom.

Altura do solo
Não tem de série chapa em aço para toda a zona inferior do motopropulsor, sendo o ponto mais baixo em relação ao solo a abraçadeira da tubulação de descarga primária na sua curvatura logo após o catalisador. Não ocorreram interferências com o solo.

Freios
Estão muito bem dimensionados e calibrados com ABS eficiente. As suas reações são equilibradas e o pedal de freio tem boa relação e sensibilidade. O freio de estacionamento atuou normalmente. Apresentaram uma boa resistência térmica após uso mais severo em longa descida sinuosa com frenagens fortes na entrada das curvas.

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Motor
A sua performance satisfaz, mas não tem muito brilho pela sua cilindrada e curva, e em relação ao peso de 925kg desta versão, apesar dos opcionais. As retomadas de velocidade e aceleração são normais, e com carga máxima e ar-condicionado ligado é apenas aceitável a sua dinâmica numa topografia irregular como BH e algumas rodovias. O seu rendimento é praticamente igual com álcool ou gasolina, e o sistema flex atuou bem. A rumorosidade de funcionamento é razoável.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Suspensão
A inclinação da carroceria em curvas numa utilização mais esportiva é um pouco acentuada, mas não compromete no contorno delas. O conforto de marcha não tem o belo acerto do Punto 1.4, porém o nível das transferências das imperfeições do solo para dentro é aceitável. A estabilidade agrada bem pela boa precisão, rapidez e manutenção da trajetória em curvas de raios variados.

Iluminação
Os faróis que são com refletor único apresentaram uma eficiência normal no baixo e no alto. Há auxilio de faróis de neblina embutidos no para-choque, mas não tem regulagem elétrica de altura em função da carga transportada, porém é fácil a alteração do facho pela chaveta atrás do corpo dos faróis. Há luz de cortesia somente no porta-luvas e na zona do teto há uma lanterna simples junto ao retrovisor com resultado razoável em iluminação. O quadro de instrumentos tem fácil leitura noturna.



Limpador do para-brisa
São seis jatos os esguichos no para-brisa, que quando acionados ativam automaticamente o sistema de varredura, feitas por palhetas de boa qualidade que limpam uma boa área. No vidro traseiro o sistema é também eficiente, com esguicho único de cima para baixo com boa vazão. O reservatório d?água instalado dentro do vão motor tem fácil identificação e manuseio.

Estepe/ macaco
O estepe não está instalado no vão motor como na antiga versão do Uno. O aro do estepe é em aço, mas o pneu é igual aos de uso. O kit de troca está encaixado abaixo do aro, no fundo do assoalho, dentro do porta-malas. A operação de troca é normal.

Alarme
A chave de ignição é codificada, mas os símbolos de travar e destravar as portas estão invertidos, em função da extremidade da chave no uso e pega usuais. O veículo testado estava dotado de proteção perimétrica das partes móveis, e volumétrica dentro do habitáculo. A porta do condutor tem função de abertura e fechamento por um toque, mas não tem sistema antiesmagamento.

REGULAR

Acabamento da carroceria
As quatro portas estão desniveladas entre si e em relação à carroceria em vários pontos. A tampa traseira está descentralizada e desnivelada (lado direito). O capô tem montagem satisfatória, assim como os vários itens (frisos, faróis, lanternas, para-choques, pestanas, adesivos, retrovisores, que tem ótimo campo de visão, etc). A pintura tem qualidade razoável. Obs.: Deve-se levar em conta que é um veículo pré-série, chassi nº 222.

Climatização
É por comando manual, e os comandos são fáceis de operar, mas no veículo testado o sistema de acionamento (botão) do A/C e opções de velocidade da caixa de ar apresenta grande folga axial. Os quatro difusores de ar do painel tem formato circular, giram 360º e apresentaram boa vazão e angulação das aletas direcionais. O sistema é eficiente com baixo tempo para climatizar todo o habitáculo e está bem vedado, mas é um pouco rumoroso, sendo de fácil percepção auditiva o seu funcionamento do mecanismo dentro da caixa de ar.

Câmbio
Tem inibidor de marcha a ré. O trambulador tem rumorosidade de funcionamento razoável, e o curso da alavanca é longo, característica da Fiat. A pega no pomo é aceitável, mas poderia ser mais anatômica. As relações de marchas/ diferencial satisfazem numa dirigibilidade usual na cidade e em rodovias. A 110km/h em quinta marcha o motor atua próximo do torque máximo, o mesmo a 60km/h em terceira marcha no uso urbano. A embreagem é macia, tem boa progressividade e curso, mas nota-se uma ressonância no pedal, transferindo ao pé do condutor, ao acioná-la em algumas faixas de rotação do motor.

Direção
O diâmetro de giro com 9,8 metros é muito bom, e a velocidade do efeito/retorno agrada. As suas reações são homogêneas com ótima leveza e conforto (assistência hidráulica) no uso urbano, e segura, boa sensibilidade e firmeza em rodovias. Os pneus especiais, visando a minimizar o atrito com o solo para melhorar o consumo de combustível, apresentaram-se um pouco rumorosos além do normal esportiva sobre asfalto seco, além de uma maior transferência para o habitáculo conforme o estado do solo.

NEGATIVO


Nível interno de ruídos

O habitáculo não é silencioso quando se trafega sobre piso de terra, asfalto ruim e paralelepípedo. O efeito aerodinâmico é notório e crescente a partir de 100km/h, chegando a incomodar em alta velocidade.

ITEM EXTRA

Volume do porta-malas

O declarado é de 280 litros, e o encontrado foi 250 litros com a tampa do bagagito fechada, banco traseiro na posição normal e mantendo o triângulo de segurança dentro do vão de carga.

A moda de personalização abrange pacotes de adesivos temáticos que podem ser espalhados pela carroceria




Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan

FICHA TÉCNICA
Motor

Dianteiro, transversal, de
quatro cilindros em linha, 1.368cm³ de cilindrada, oito válvulas, 85cv
(g) e 88cv (a) de potência máxima a 5.750rpm e torque de 12,4kgfm (g) e
de 12,5kgfm (a) a 3.500rpm

Transmissão
Tração dianteira, câmbio manual de cinco marchas

Suspensão/Rodas/Pneus
Dianteira,
independente, McPherson, com braços oscilantes inferiores e barra
estabilizadora; traseira, eixo de torção e rodas semi-independentes;
5,5 x 14 em aço; 175/65 R14

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)

Freios
Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira

Capacidades
Peso, 925kg; tanque, 48 litros; carga (passageiros e bagagem), 400kg; porta-malas, 290 litros

DESEMPENHOS
Velocidade
máxima (km/h)(**) 170 (g) e 172 (a); aceleração até 100 km/h (s)(**),
11,8 (g) e 10,8 (a) consumo (cidade) (km/l)(**)14,7 (g) e 10,8 (a);
consumo (estrada) (km/l) (**), 19,4 (g) e 12,8 (a)

EQUIPAMENTOS
Série
Conforto/conveniência
?
Banco traseiro rebatível, cobertura do porta-malas, tomada de 12 volts,
regulagem de altura dos cintos dianteiros, relógio digital, espelho de
cortesia lados motorista e passageiro, bolsa porta-objetos nas portas
dianteiras, ganchos para retenção de carga, revestimento do
porta-malas, porta-luvas com tampa e luz, comandos internos de abertura
de porta-malas e tanque, console de teto, console central longo (dois
porta-copos porta-objetos), porta-óculos, retrovisores externos com
comando manual, vidro traseiro térmico temporizado, volante com
regulagem de altura.

Aparência ? Calotas,
vidros verdes, revestimento preto das colunas das portas, para-choques,
maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria,
frisos laterais nas portas, soleiras dianteiras e traseiras e apoia pé.


Segurança ? Imobilizador eletrônico de motor,
terceira luz de freio, dois apoios de cabeça traseiros rebaixados com
regulagem de altura, limpador/lavador do vidro traseiro com
intermitência.

Opcional
Apoio de cabeça
central no banco traseiro, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag
frontal duplo e cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador,
ABS, faróis de neblina, rodas em liga leve, rádio CD / MP3 player
Bluetooth via-voz USB predisposição para iPod, travas elétricas vidros
elétricos dianteiros e banco do motorista com regulagem em altura,
desembaçador com ar quente e pintura metálica, apoio de cabeça central
traseiro, travamento automático das portas.

NOTAS (0 A 10)
Desempenho 8
Espaço interno 7
Porta-malas 6
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 7
Segurança 8
Estilo 10
Consumo 8
Tecnologia 7
Acabamento 7

QUANTO CUSTA
A versão básica do Novo Uno Attractive 4p tem preço sugerido de R$ 31.080 e, com todos os opcionais, R$ 40.160.