A linha 2013 da picape Strada começa a chegar às revendas Fiat nas próximas semanas com pequenas mudanças no visual, frustrando o público que esperava uma nova geração completamente nova, a exemplo do que ocorreu com o Palio no ano passado.
Enquanto a rede não recebe os modelos 2013, concessionárias de todo o Brasil liquidam o estoque 2012/2012. Um exemplo é a revenda Strada, de Belo Horizonte, que possui cinco unidades da versão cabine estendida e quatro da picape cabine dupla, com valores que variam entre R$ 45 e R$ 52 mil.
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A Strada Adventure foca o público jovem, que usa a picape como um carro de passeio comum. Com uma diferença de quatro mil reais entre as versões com cabine simples e cabine dupla, vem a dúvida: qual comprar? O Vrum colocou as duas opções frente a frente.
Lançada em 1998, a picape Strada ganhou a versão Adventure apenas em 2001. A cabine dupla só veio em 2009, para conquistar os que sempre gostaram do estilo da Strada mas, vez ou outra, precisa levar um 3º ou 4º ocupante.
Espaço
Para o motorista e para quem vai ao lado, o espaço é o mesmo nas duas configurações. Na cabine dupla, vão quatro pessoas. Os dois passageiros traseiros não encontram o mesmo conforto de um automóvel, mas se o motorista e passageiro dianteiro não forem muito altos, a vida lá trás até que não é muito difícil. O vão de carga da Strada cabine estendida comporta 830 litros, enquanto a dupla teve a capacidade reduzida para 580 litros, cedendo lugar à cabine, que foi alongada em 20 cm para levar mais duas pessoas. Quando o assunto é o peso suportado, a dupla carrega 650 kg e a estendida pode transportar até 35kg a mais.
Se você pretende uma picape para levar a moto de trilha, esqueça a cabine dupla, que comporta apenas uma bicicleta, mesmo assim só tirando a roda dianteira. A cabine estendida comporta bem duas bikes sem precisar retirar as rodas e até uma moto é possível levar, mas com a roda traseira apoiada na tampa da caçamba, que deverá estar sempre fechada.
Suspensão
Para aproximar ao máximo a Strada cabine dupla de um automóvel de passeio (Desde que as caminhonetes pequenas passaram a ser usadas como carros de passeio, o objetivo dos fabricantes é esse), a Fiat recalibrou todos os amortecedores. Na traseira, as molas são mais flexíveis, privilegiando o conforto. Na prática é perceptível a diferença. Enquanto a Adventure cabine estendida pula muito no solo irregular, a cabine dupla é mais suave e faz curvas com mais segurança.
Se no asfalto ela parece ser desajeitada, é na terra que a Adventure se encontra. Longos trechos de lama, cascalho, pedras, terra e eté terrenos alagados são superados com certa facilidade. Por R$ 1.430 é possível levar o opcional Locker, um bloqueio de diferencial, que faz com que a roda com menos aderência gire rapidamente porque absorve toda a força (torque) do sistema, enquanto a outra fica parada. O sistema Locker anula o funcionamento do diferencial, o torque se iguala entre os dois semi-eixos. Isso possibilita que a roda com mais aderência gire e o carro saia do atoleiro.
Para ativar o sistema, basta pressionar a tecla no painel. Para isso, é preciso que o veículo esteja parado e o motorista com o pé no freio. O sistema é usado em situação extrema e até a velocidade máxima de 20 km/h. Acima disso, a desativação ocorre de maneira automática. Porém, como as picapes pequenas são cada vez mais usadas como carros de passeio, vai ser difícil um 'aventureiro urbano' precisar desse recurso.
Câmbio
O sistema é o mesmo nas duas configurações, com bons engates, mas longe de ser referência em prazer ao dirigir, como é o da concorrente Saveiro.
Estilo
A Strada Adventure é um projeto desenvolvido pelo Centro Estilo Fiat para a América Latina, único da marca fora da Itália. Quando lançaram a última geração, a versão Adventure caiu como uma luva, com desenho harmônico. A ideia de uma cabine dupla parecia colocar toda a genialidade dos designers da Fiat no lixo, mas quando o esboço virou realidade, o resultado surpreendeu, e a Strada cabine dupla agradou no visual.
Ergonomia
Não é o forte da Strada. O projeto da picape é antigo, de 1999, baseado no Palio, de 1996, e não melhoraram a posição de dirigir até hoje. O assento elevado pode agradar os mais baixinhos, mas quem tem mais de 1,80m sofre pela falta de regulagem de altura do banco.
Desempenho
Desde que ganhou o motor E.torQ 1.8 16V, a picape esbanja potência, em muitas situações dá a impressão de até sobrar fôlego. São 132 cv quando abastecida com etanol e 130 cv com gasolina, atingindo o torque máximo de 18,4 Kgfm (gasolina) e 18,9 Kgfm (etanol) aos 4.500 rpm.
Toda essa disposição não vem de graça. Mesmo com um propulsor que chegou prometendo consumir menos do que o antigo 1.8 GM, economia não é a palavra certa para defini-lo. Com gasolina, a Adventure roda em média 8,5 km/l, já com etanol, faz míseros 6,5 km/l no trânsito urbano.
Segurança
Airbag duplo frontal e freios com sistema ABS são de série na linha Adventure e todos os ocupantes contam com cintos de segurança retráteis de três pontos. Com o centro de gravidade elevado por causa da suspensão alta, a carroceria inclina demais nas frenagens da versão cabine estendida.
Valores
Pagar até R$ 58 mil em uma picape compacta quando a nova Chevrolet S10 custa a partir de R$ 56 mil pode fazer alguns interessados mudarem de ideia. Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o valor de tabela da Adventure parte dos R$ 47 mil na versão cabine estendida e chega aos R$ 55,7 mil com todos os opcionais disponíveis. A cabine dupla parte dos R$ 51,4 mil e vai aos 59,3 mil com todos os equipamentos. O câmbio automatiazado dualogic, opcional apenas para a versão cabine dupla, aumenta R$ 2.570 no valor final. Nesse caso, há também aletas atrás do volante para trocas de marchas manuais.
Entre os opcionais disponíveis pela fábrica estão teto solar (R$ 827), bancos de couro (R$ 1.189 para a cabine estendida e R$ 1.913 para a cabine dupla), kit high tech (sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e sensor crepuscular - R$ 672), entre outros itens.