Desde que as picapes compactas derivadas de modelos hatches começaram a ser usadas como automóveis, os fabricantes se esmeram cada vez mais em itens de conforto e conveniência para tornar agradável a vida a bordo. Prova disso é que a Volkswagen conseguiu calibragem de suspensão muito próxima à de automóvel. A Fiat preocupa-se mais com a desenvoltura no fora de estrada leve e equipa o seu modelo cabine estendida com bloqueio eletrônico do diferencial e a Strada tem também mais altura em relação ao solo. Leia o comparativo das pequenas aventureiras com cabine estendida.
Espaço interno
Strada 8 Saveiro 7
Cabines estendidas possibilitam levar bagagens menores e compras limitadas do supermercado. O espaço para motorista e passageiro é o mesmo dos carros que lhes deram origem, Palio e Gol. Usuários desse tipo de veículo contentam-se com essa limitação. Strada leva ligeira vantagem também na cabine, são 300 contra 280 litros da Cross.
Caçamba
Strada 8 Saveiro 7
A Strada leva ligeira vantagem na capacidade de carga da caçamba: 685 quilos contra 661 quilos da Saveiro. E também no volume. O degrau lateral da Saveiro facilita colocar e retirar bagagens.
Câmbio
Strada 7 Saveiro 7
Os engates são bons nas duas picapes, mas o da Volks é mais preciso e definido, apesar de o trambulador ser mais barulhento.
Suspensão
Strada 7 Saveiro 8
Ponto para a Saveiro, que tem rodar mais parecido com o de automóvel. Desde que as caminhonetes pequenas passaram a ser usadas como carros de passeio, o objetivo dos fabricantes é esse. A Strada é mais voltada para caminhos ruins e no asfalto, o conforto é limitado e tem maior altura do solo.
Estilo
Strada 9 Saveiro 9
São atraentes e modernos, apesar de a Saveiro ser mais nova a picape da Fiat ainda arrebata suspiros. Como tudo na vida, a beleza é fundamental para conquistar clientes.
Ergonomia
Strada 6 Saveiro 6
Razoável nos dois modelos, com pontos positivos e negativos diferentes, mas no conjunto da obra se equivalem. Poderia ser melhor em ambos.
Motor/desempenho
Strada 8 Saveiro 7
A diferença de torque é enorme, mas os números de velocidade máxima e aceleração divulgados pelos fabricantes são muito parecidos. Não se pode negar que a picape Fiat tem muito mais força para retomar velocidade.
Conforto/tecnologia
Strada 7 Saveiro 7
Essas picapes têm muitos itens de conforto e conveniência para justificar a nova filosofia de uso. Ar-condicionado, sistema de som sofisticado, porta-objetos, computador de bordo, entre outros, são comuns hoje. A da Fiat ainda conta com sistema de bloqueio eletrônico do diferencial. A Saveiro tem coluna de direção regulável em altura e distância e a Strada, só em altura.
Consumo
Strada 6 Saveiro 7
Os dois modelos são equipados com computador de bordo e consumo varia conforme a maneira de dirigir, mas o motor 1.8 bebe mais.
Acabamento
Strada 6 Saveiro 7
Razoável nos dois modelos sem pecados capitais. Porém, o da Saveiro é um pouco mais caprichado nos arremates dos plásticos.
Segurança
Strada 8 Saveiro 8
Ambas contam com airbags e sistema ABS na lista de opcionais e os cintos de três pontos são reguláveis em altura.
Custo/benefício
Strada 7 Saveiro 7
Para as pretensões urbanas de uso dessas picapes com estripulias esporádicas nas estradas de terra, as duas satisfazem, com pequeno ganho da Strada pelo bloqueio de diferencial. Porém, a Saveiro tem rodar mais semelhante ao de automóvel. No Brasil, os carros custam caro demais, culpa dos impostos e da margem de lucro mais generosa dos fabricantes.
Resultado
Strada 87 Saveiro 87
Confira as fichas técnicas e de equipamentos das picapes.