UAI

Fiat Strada Adventure 1.8 x VW Saveiro Cross 1.6 - Conforto na terra

Concorrem no segmento das picapes compactas vestidas para aventuras limitadas. A suspensão elevada permite trafegar com mais desenvoltura em terrenos ruins

Publicidade
Foto:

Desde que as picapes compactas derivadas de modelos hatches começaram a ser usadas como automóveis, os fabricantes se esmeram cada vez mais em itens de conforto e conveniência para tornar agradável a vida a bordo. Prova disso é que a Volkswagen conseguiu calibragem de suspensão muito próxima à de automóvel. A Fiat preocupa-se mais com a desenvoltura no fora de estrada leve e equipa o seu modelo cabine estendida com bloqueio eletrônico do diferencial e a Strada tem também mais altura em relação ao solo. Leia o comparativo das pequenas aventureiras com cabine estendida.

Espaço interno
Strada 8 Saveiro 7

Cabines estendidas possibilitam levar bagagens menores e compras limitadas do supermercado. O espaço para motorista e passageiro é o mesmo dos carros que lhes deram origem, Palio e Gol. Usuários desse tipo de veículo contentam-se com essa limitação. Strada leva ligeira vantagem também na cabine, são 300 contra 280 litros da Cross.

Caçamba
Strada 8 Saveiro 7

A Strada leva ligeira vantagem na capacidade de carga da caçamba: 685 quilos contra 661 quilos da Saveiro. E também no volume. O degrau lateral da Saveiro facilita colocar e retirar bagagens.

Câmbio
Strada 7 Saveiro 7

Os engates são bons nas duas picapes, mas o da Volks é mais preciso e definido, apesar de o trambulador ser mais barulhento.

Suspensão
Strada 7 Saveiro 8

Ponto para a Saveiro, que tem rodar mais parecido com o de automóvel. Desde que as caminhonetes pequenas passaram a ser usadas como carros de passeio, o objetivo dos fabricantes é esse. A Strada é mais voltada para caminhos ruins e no asfalto, o conforto é limitado e tem maior altura do solo.

Estilo
Strada 9 Saveiro 9

São atraentes e modernos, apesar de a Saveiro ser mais nova a picape da Fiat ainda arrebata suspiros. Como tudo na vida, a beleza é fundamental para conquistar clientes.

Tal como a rival da Fiat, a picape da Volks também investiu em um banho de loja



Ergonomia
Strada 6 Saveiro 6
Razoável nos dois modelos, com pontos positivos e negativos diferentes, mas no conjunto da obra se equivalem. Poderia ser melhor em ambos.


Motor/desempenho
Strada 8 Saveiro 7
A diferença de torque é enorme, mas os números de velocidade máxima e aceleração divulgados pelos fabricantes são muito parecidos. Não se pode negar que a picape Fiat tem muito mais força para retomar velocidade.

Conforto/tecnologia
Strada 7 Saveiro 7

Essas picapes têm muitos itens de conforto e conveniência para justificar a nova filosofia de uso. Ar-condicionado, sistema de som sofisticado, porta-objetos, computador de bordo, entre outros, são comuns hoje. A da Fiat ainda conta com sistema de bloqueio eletrônico do diferencial. A Saveiro tem coluna de direção regulável em altura e distância e a Strada, só em altura.

Consumo
Strada 6 Saveiro 7

Os dois modelos são equipados com computador de bordo e consumo varia conforme a maneira de dirigir, mas o motor 1.8 bebe mais.

Acabamento
Strada 6 Saveiro 7

Razoável nos dois modelos sem pecados capitais. Porém, o da Saveiro é um pouco mais caprichado nos arremates dos plásticos.

Segurança
Strada 8 Saveiro 8

Ambas contam com airbags e sistema ABS na lista de opcionais e os cintos de três pontos são reguláveis em altura.

Custo/benefício
Strada 7 Saveiro 7

Para as pretensões urbanas de uso dessas picapes com estripulias esporádicas nas estradas de terra, as duas satisfazem, com pequeno ganho da Strada pelo bloqueio de diferencial. Porém, a Saveiro tem rodar mais semelhante ao de automóvel. No Brasil, os carros custam caro demais, culpa dos impostos e da margem de lucro mais generosa dos fabricantes.

Resultado
Strada 87 Saveiro 87

Confira as fichas técnicas e de equipamentos das picapes.