AVALIAÇÃO TÉCNICA
ESPAÇO INTERNO
O Fiat leva a melhor neste quesito, embora o Volkswagen tenha bom espaço no habitáculo de passageiros. Há espaço suficiente para pernas, cabeça, ombros e espaço interno é tradição da montadora de origem italiana.
GOLF *** STILO ****
PORTA-MALAS
O do Stilo é maior, seja equipado ou não com bancos deslizantes. O do Golf é menor. Não há o que se discutir.
GOLF *** STILO ****
CÂMBIO
O do Stilo, que é manual, possui engates macios e precisos. O do Golf, na versão manual, é praticamente imbatível. A versão testada do Volkswagen possui câmbio Tiptronic. As relações de transmissão estão bem escalonadas em ambos. Ponto para o Golf por oferecer dois tipos de transmissão. Não há opção de automática no Stilo.
GOLF **** STILO ***
SUSPENSÃO
Ambos são bons de curva, mas o Golf transmite mais sensação de segurança. A do Stilo tem curso curto da suspensão e a altura do solo limita o uso em superfícies irregulares. Mas o Golf tem baixa altura do solo na dianteira. Ponto para o Volkswagen.
GOLF *** STILO **
MOTOR/DESEMPENHO
Com câmbio manual, o do Stilo atinge velocidade máxima maior do que o Golf com câmbio Tiptronic, mas perde em aceleração. E com câmbio manual, o Golf leva a melhor tanto em velocidade máxima quanto em aceleração. E o torque do motor do Golf está disponível em rotação mais baixa do que o do Fiat.
GOLF ***** STILO ****
ESTILO
O do Fiat vem agradando bastante, mas não traz nada de novo. O do Volkswagen agrada, apesar do peso dos anos. Apesar do nome, o Fiat não inova.
GOLF *** STILO ***
ERGONOMIA
Outro empate. Ambos são muitos bons em ergonomia, com os instrumentos bem à mão.
GOLF **** STILO ****
CONFORTO
Tanto o Volkswagen quanto o Fiat são muito bem equipados. Mas o Stilo traz um sistema de direção muito leve até 36 km/h, o que facilita muito na hora de estacionar e é mais arejado. A temperatura interna do Golf fica mais elevada em dias de calor.
GOLF *** STILO ****
CONSUMO
Embora se trate de modelos esportivos, o consumo é razoável em ambos. Mas os números do Golf são melhores, embora seja difícil, na prática, de se conseguir os números muito otimistas divulgados sempre pelas montadoras.
GOLF **** STILO ***
ACABAMENTO
Embora o do Fiat seja muito bom, o Volkswagen vence nesse quesito. Quase não há restrições no Golf. O acabamento alemão é esmerado. E o Fiat peca pelas rebarbas nos painéis de porta.
GOLF **** STILO ***
SEGURANÇA
Tanto um quanto outro são equipados com o que há de mais moderno em termos de segurança. A conhecida sopa de letrinhas está presente em ambos. Mas o Fiat leva vantagem por oferecer assento para criança e airbag de cabeça.
GOLF **** STILO *****
* RUIM
** REGULAR
*** BOM
**** MUITO BOM
***** ÓTIMO
GOLF
POSITIVO
* Desempenho
* Estabilidade
* Ergonomia
NEGATIVO
* Altura do solo
* Visibilidade lateral traseira
* Temperatura interna elevada
STILO
POSITIVO
* Espaço interno
* Desempenho
* Prazer de dirigir
NEGATIVO
* Altura do solo
* Curso curto da suspensão traseira
* Trepidação da embreagem
Foto: