A Fiat acertou nas mudanças estéticas adotadas no seu sedã compacto Siena. A montadora fugiu à regra e optou por não usar a mesma frente do Palio, que parece não ter agradado. Na traseira, usou lanternas horizontais, dando um toque de Alfa Romeo ao modelo. O resultado é agradável e chama a atenção. Fora isso, o Siena é praticamente o mesmo. Veículos testou a versão HLX 1.8, topo de linha, que tem desempenho bom, mas apresenta consumo de combustível elevado.
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Visual
Pela primeira vez na história da família Palio, o Siena tem a frente diferente da do hatch compacto. A começar pela grade, tipo grelha, que tem moldura cromada e invade a parte inferior do pára-choque. Lembra a do Punto, dando aspecto mais robusto ao sedã. Os faróis de neblina, embutidos nas extremidades do pára-choque, também têm moldura cromada. Outra mudança significativa pode ser percebida nos faróis, que são de dupla parábola e têm a base abaulada, diferente do Palio. Nas laterais, frisos cromados dão aspecto mais sóbrio. As lanternas traseiras horizontais invadem as laterais, proporcionando visual mais limpo.
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Espaço
Quando se trata de espaço interno, o destaque do Siena é certamente o porta-malas, que tem volume suficiente para a bagagem de toda a família. A falha é a ausência de revestimento interno na tampa do porta-malas. Por dentro, o espaço é razoável e atende a uma família de quatro pessoas. O banco do motorista tem ajuste elétrico de altura (opcional), mas não é dos mais confortáveis. O volante também pode ser ajustado em altura, ajudando o motorista a encontrar boa posição de dirigir. O banco traseiro tem três encostos de cabeça reguláveis, mas o cinto de segurança central é abdominal.
Acabamento
O painel do novo Siena é praticamente o mesmo da geração anterior. Os mostradores têm fundo preto, desenho circular e, no meio, um visor digital exibe as informações do computador de bordo (consumo, velocidade média, autonomia etc.). O acabamento interno conta com materiais de boa qualidade, como tecido aveludado nos bancos, mas a montagem de alguns detalhes revela falhas. No painel, algumas partes estão desniveladas ou se soltando.
Tecnologia
Para aqueles antenados com a modernidade, o Siena HLX pode vir equipado com som MP3, sistema de telefonia Bluetooth, viva-voz e entradas USB/iPod. No quesito segurança, tem como opcionais freios ABS, airbag duplo e sidebags.
Siena X Concorrentes
Desempenho
O motor 1.8 que equipa o Siena HLX é ainda o mesmo, resultado de extinta parceria entre Fiat e General Motors. Proporciona bom desempenho, com arrancadas ágeis e retomadas seguras, garantindo boa performance na cidade e na estrada. Mas tem funcionamento áspero em altas rotações, principalmente quando abastecido com álcool. Outro problema desse propulsor é o consumo de combustível. Na cidade, o computador de bordo apontou média de 7,2 km/l com gasolina e 5,1 km/l com álcool. Mas, quando se pisa fundo no acelerador, em subidas, por exemplo, esses números ficam ainda piores. Na estrada, as médias encontradas foram de 10,5 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (álcool).
Estabilidade
A transmissão tem relação de marchas bem escalonada, favorecendo o bom desempenho do carro. O câmbio tem engates macios e precisos, mas o curso da alavanca poderia ser um pouco mais curto. A direção tem bom diâmetro de giro, facilitando em manobras, mas fica leve demais em velocidades mais elevadas, exigindo atenção redobrada. As suspensões proporcionam boa estabilidade, mas em curvas mais fechadas a inclinação da carroceria é acentuada. Além disso, quando se trafega sobre pisos irregulares, ocorre a transferência para o interior do carro, causando desconforto principalmente no banco traseiro. O sistema de freios, com ABS (opcional), funcionou de forma eficiente.
Leia mais e assista ao teste do Siena HLX no Veja Também, no canto superior direito desta página. Aproveite e confira o duelo entre Siena e Logan!