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Fiat Punto Essence 1.6 16V - Desempenho acima da média

Dirigir o Punto ficou bem mais agradável com o motor 1.6 E.torQ, mas relações de transmissão tiram um pouco do brilho. Pneus de perfil baixo penalizam o conforto

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Foto:

As linhas bonitas e atraentes do Punto são unanimidade, mas os

motores não eram condizentes com o design do carro. O 1.4 é pouco para

o peso do carro e o 1.8 da GM tem apetite incrível por combustível. O

moderno 1.6 E.torQ é a síntese, com o maior torque entre todos os 1.6

aspirados à venda no país, e funciona suavemente. Consumo de gasolina

ficou muito próximo do de álcool e as relações de transmissão mais

adequadas permitiriam melhor aproveitamento do motor.

 

Motor
Dianteiro,

transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, que

gera potências máximas de 115cv (g) e 117cv (a) a 5.500rpm e torques

máximos de 16,2kgfm (g) e 16,8kgfm (a) a 4.500rpm

Transmissão
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios
Disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS (opcional)

Suspensão/rodas/pneus
Dianteira,

tipo McPherson, independente, braços oscilantes ligados ao subchassi,

com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, travessa de

torção de seção aberta/ 6,0 x 15 polegadas (em liga leve) / 195/55 R16

(opcional)

Capacidades
Tanque, 60 litros; peso, 1.170 quilos; 400kg (passageiros e carga)


EQUIPAMENTOS
De série
Aparência
? Maçanetas, para-choques e retrovisores na cor do veículo.

Conforto/conveniência
?

Alerta sonoro de velocidade e manutenção programada; ar-condicionado e

para-brisa degradê; banco do motorista com regulagem em altura; bolsas

porta-objetos nas portas, nas laterais e no encosto dos bancos

dianteiros; computador de bordo; comandos internos de abertura de

porta-malas e tanque de combustível; direção hidráulica; follow me

home; limpador e lavador do vidro traseiro com acionamento automático a

ré; luzes de leitura; My Car Fiat; porta-óculos; tomada de corrente 12

volts no console; trava elétrica das portas; vidros dianteiros com

acionamento elétrico um toque e coluna de direção com regulagem de

altura e distância.

Segurança ? Três apoios de

cabeça no banco traseiro; terceira luz de freio; faróis de neblina;

imobilizador eletrônico de motor; vidro traseiro térmico.


Apoios de cabeça traseiros são de série, mas cinto central é abdominal




Opcionais
Aparência ? Rodas em liga leve
aro 16.

Conforto/conveniência ?bancos

revestidos em couro, banco traseiro bipartido com apoio de braço

central, apoio de braço central banco do motorista, Blue&Me

(sistema baseado no Windows Mobile com porta USB e viva-voz com

tecnologia Bluetooth e volante em couro com comandos de rádio e

telefone); retrovisores elétricos; predisposição para som com antena e

alto-falantes; rádio CD com MP3 e RDS integrados no painel; sensor de

estacionamento, crepuscular e de chuva; retrovisor interno

eletrocrômico; chave canivete com telecomando para abertura e

fechamento de vidros e portas; teto solar elétrico Skydome e vidros

elétricos traseiros com um toque e antiesmagamento.

Segurança ? airbag para motorista e passageiro ABS; parafusos antifurto nas rodas.

QUANTO CUSTA
O Punto Essence 1.6 16V tem preço básico sugerido de R$ 44.190 e a versão completa, R$ 58.494.
As

outras versões têm preço sugerido de: Attractive 1.4 (R$ 39.290);

Essence 1.8 16V, R$ 46.250; Essence 1.8 16V Dualogic, R$ 48.750;

Sporting 1.8 16V, R$ 51.200; Sporting 1.8 16V Dualogic, R$ 53.730; e

T-Jet 1.4, R$ 64.670.

NOTAS (0 A 10)
Desempenho 9
Espaço interno  7
Porta-malas  5
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 7
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 8
Segurança 8
Estilo  9
Consumo 7
Tecnologia  8
Acabamento 7


AVALIAÇÃO TÉCNICA

Positivo

Vão do motor
O layout do vão está benfeito, com aspecto organizado, e os itens de verificação permanente são fácil manuseio e identificação, além de um resultado em insonorização razoável em relação ao habitáculo. O motor é compacto pela cilindrada e configuração do cabeçote 16V, e está bem centralizado no vão. O acesso à manutenção é bom. O capô tem bom ângulo de abertura.

Climatização
É por comando manual, com bom funcionamento e vazão pelos difusores de ar do painel. O tempo gasto para climatizar todo o habitáculo com sensação de conforto, depois de meia hora trancado ao sol, foi satisfatório. O sistema está bem vedado. A rumorosidade de funcionamento é aceitável. Este novo motor suporta bem a utilização do ar-condicionado, com pouca perda de rendimento.


Freios
O pedal de freio tem boa sensibilidade e o de estacionamento atuou normal. Os conjuntos dianteiro e traseiro estão bem dimensionados e calibrados com ABS eficiente. As suas reações são bem balanceadas nos dois eixos e em frenagem de emergência (asfalto seco e terra) apresentou uma boa desaceleração com manutenção da trajetória imposta e espaço percorrido até a imobilização coerente com a velocidade e tipo de solo.

Motor
É um projeto moderno e atual, com novas soluções de engenharia na construção e praticidade na manutenção. Surpreende o rendimento para a cilindrada. A sua curva (torque/potência x rpm) proporciona uma condução prazerosa tanto na cidade quando em rodovias com poucos aclives. Apresenta pouco ruído de funcionamento e boa elasticidade. Na estrada é rápido e consegue manter uma boa velocidade de cruzeiro, mesmo com algumas subidas em que se deve trabalhar bem com a 4ª e 5ª marchas. Está previsto consumo de óleo motor de até 500ml a cada mil quilômetros rodados. O sistema flex funcionou bem.

Vedação
Boa contra água e poeira.


Suspensão
É um automóvel extremamente estável e neutro, com ótima precisão em curvas de raios variados e inclinação contida da carroceria. Proporciona uma dirigibilidade prazerosa e segura e numa condução bem esportiva é difícil encontrar o limite de aderência lateral, em que é muito veloz em curvas. O conforto de marcha é bom, mas não tem o excelente acerto quando equipado com pneus da série 60 e aro 15.

Estepe/ macaco
O estepe, que tem a roda em liga leve e o pneu igual aos de uso, está instalado dentro do porta-malas. A operação de troca é normal.

Limpador de para-brisa
O sistema tem sensor de chuva. As palhetas do limpador dianteiro têm projeto bem diferenciado do usual e tem aleta incorporada para aumentar a pressão aerodinâmica contra o para-brisa. Apresentaram boa qualidade funcionamento e varrem uma área satisfatória. Ao esguichar seis jatos de boa vazão, o sistema de limpeza atua automaticamente. No vidro traseiro o conjunto é também eficiente e é fácil o acesso e a identificação do reservatório d?água dentro do vão do motor.

Alarme
Tem chave de ignição codificada com imobilizador do motor e tem inseridas na mesma teclas de travar e destravar as portas. Ao dar comando para travar as portas e mantendo a tecla pressionada os vidros sobem automaticamente e o sistema antiesmagamento funcionou bem. O veículo em prova estava equipado (acessórios Fiat) com proteção volumétrica dentro do habitáculo e perimétrica das partes móveis.


Regular

Altura do solo
Não tem, de série, chapa protetora em aço para o cárter e caixa de câmbio. Com carga máxima, ocorreram leves raspadas na base inferior do para-choque dianteiro e zona central do chassi ao trafegar em estrada de terra com imperfeições, saídas de garagem em desnível e transpor quebra-molas salientes e curtos.


Câmbio
Apresentou eventual falta de precisão e maciez principalmente nas trocas e reduções rápidas, numa condução esportiva. O pomo tem boa pega e o curso da alavanca é um pouco longo. As relações de marchas/ diferencial atendem razoavelmente à curva do motor e peso do veículo. As trocas são poucas para um motor com quatro válvulas por cilindro e as retomadas de velocidade na reta plana e em pequenos aclives foi boa nas várias situações avaliadas, em 3ª marcha a 40km/h e 60km/h, 4ª marcha a 60/80/100km/h, e em 5ª a 80/120km/h, todas a partir de 2.000rpm, mesmo com ar-condicionado ligado. Na estrada, em 5ª marca a 110km/h, o motor gira a 3.100rpm e a 160km/h na rotação de torque máximo 4.500rpm).


Nível interno de ruídos
Apresentou nível baixo de ruídos no habitáculo, mesmo quando sobre piso de paralelepípedo, terra irregular e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico inicia a 100km/h e é crescente com a velocidade e aumenta em alta velocidade.


Direção
A coluna de direção tem ajuste em altura e distância com bom curso. A assistência hidráulica tem cargas muito bem definidas para o uso na cidade e na estrada. O diâmetro de giro com 10,9m é limitado em manobras apertadas de garagem e estacionamento, mas a velocidade do efeito retorno satisfaz. A precisão na reta e em curvas é muito boa e o conjunto apresentou baixa rumorosidade em curvas sobre paralelepípedo e terra batida com algumas imperfeições.

Iluminação
Há sensor crepuscular. Os faróis têm construção com parábola simples, e são eficientes no baixo e no alto, mas não há regulagem elétrica em altura em função da carga transportada. Tem auxílio de faróis de neblina embutido no para-choque. Há luz de cortesia no porta-malas e no porta-luvas, e na zona do teto tem uma lanterna integrada com dois spots fixos junto ao retrovisor com resultado razoável em iluminação. O quadro de instrumentos, o console central e os comandos elétricos dos painéis de porta têm boa identificação noturna.

Negativo

Acabamento da carroceria
As quatro portas estão desniveladas em relação à carroceria. A qualidade final da pintura não é boa, pois contém alguns pontos com impurezas, escorrimento de tinta e chapa malpreparada. As portas não têm friso protetor. O capô está descentralizado, e a tampa traseira, desalinhada/descentralizada.


Volume do porta-malas
O volume declarado pela fábrica é de 280 litros. O encontrado com o banco traseiro na posição normal e a tampa do bagagito fechada foi de 256 litros, prejudicado pelo triangulo de segurança e a cobertura acarpetada com perfil bem irregular do assoalho.


Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan