UAI

Fiat Palio 1.4 X VW Gol 1.6 - Diferença sutil

Melhor e pior de cada modelo

Publicidade
Foto:

Volante do Gol (superior) está alinhado com a pedaleira na geração atual. Direção hidráulica é equipamento de série nessa versão do Palio

FIAT PALIO ELX 1.4

Equipamentos

De série
Alerta de velocidade e manutenção programada; três apoios de cabeça no banco traseiro; brake-light (terceira luz de freio); comando interno de abertura do porta-malas e do bocal do tanque de combustível; direção hidráulica; computador de bordo; espelhos de cortesia para motorista e passageiro; faróis de neblina; temporizador de faróis com a chave ligada; ganchos no porta-malas; limpador e lavador do vidro traseiro; sistema de personalização My Car; pára-brisa degradê; porta-óculos; vidros verdes; e coluna de direção com regulagem de altura.

Opcionais
Freios ABS; acabamento interno em veludo; airbag duplo; ar-condicionado; banco traseiro bipartido; desembaçador com ar quente; comando elétrico dos vidros, travas e retrovisores externos; fechamento automático das portas a 20km/h; CD Player com MP3; painel e console central bicolores; rodas de liga leve; sistema viva voz Bluetooth; e volante com revestimento em couro.

Quanto custa? (06/08/08)
O Palio na versão básica ELX 1.4 Flex, quatro portas, tem preço sugerido de R$ 33.860 e na completa, de R$ 46.005.

Ficha técnica

Características
Motor
Tipo Quatro cilindros em linha, 1.4 8V Flex
Posição Dianteiro, transversal
Cilindrada (cm3) 1.368
Válvulas 8
Diâmetro/Curso (mm) 72 x 84
Taxa de compressão 10,35:1
Potência (cv/rpm) 80 (G) / 81 (A) a 5.500
Torque (mkgf/rpm) 12,2 (G) / 12,4 (A) a 2.250
Combustível Gasolina/Álcool
Transmissão
Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira
Relação das marchas
1ª marcha 4,27
2ª marcha 2,23
3ª marcha 1,44
4ª marcha 1,02
5ª marcha 0,87
3,90
Relação do diferencial 4,06
Suspensão
Dianteira MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora, com amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais
Traseira Com rodas independentes, braços oscilantes longitudinais, barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito, tipo WET e molas helicoidais
Direção
Mecânica, com pinhão e cremalheira (hidráulica opcional)
Freios
Dianteiros Discos ventilados (com ABS opcional)
Traseiros Tambores (com ABS opcional)
Rodas/Pneus
5.5 x 14", aço estampado (opc. 5,5 x 14” em liga leve) / 185/60 R14
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m) 3,84
Largura (m) 1,64
Altura (m) 1,44
Entre-eixos (m) 2,37
Porta-Malas (l) 290
Tanque de Combustível (l) 48
Peso em ordem de marcha (kg) 986
Desempenho
0 a 100 km/h (s) 12,3 (G) / 12,2 (A)
Velocidade máxima (km/h) 165 (G) / 166 (A)
Consumo
Cidade (km/l) 13 (G) / 9,2 (A)
Estrada (km/l) 17 (G) / 12,6 (A)
Média (km/l) 15 (G) / 10,9 (A)
Fonte: Fabricante

Porta-malas do Palio é maior e tem abertura interna. Já o do Gol (vermelho) é fundo e exige esforço para manusear bagagem


VOLKSWAGEN GOL 1.6 TREND

Equipamentos

De série
Pára-choques pintados na cor da carroceria, vidros verdes, pára-sóis com espelho, banco do motorista com ajuste de altura, controle interno dos retrovisores externos, imobilizador de motor Immo4, retrovisor interno dia/noite, porta-objeto nas portas, revestimento das portas em tecido, detalhes internos cromados, faróis duplos, aerofólio traseiro, chave canivete, frisos laterais e maçanetas na cor da carroceria, retrovisores externos pintados na cor preto ninja e pintura metálica.

Opcional
Módulo Aquecimento (R$ 400); Módulo Funcional I (Limpador/ lavador do vidro traseiro, temporizador do limpador do pára-brisas e desembaçador do vidro traseiro - R$ 460); Módulo espelhos elétricos (R$ 405); Módulo banco traseiro bi-partido (R$ 320), Módulo Comfort I (Cobertura do freio de estacionamento, cintos de segurança laterais traseiros retráteis, alças de segurança no teto (3) e luz de cortesia com interruptor nas portas - R$ 165); Módulo Kit I (Travamento elétrico das portas e vidros elétricos dianteiros - R$ 695); Módulo Kit II (Ar-condicionado, travamento elétrico das portas e vidros elétricos dianteiros - R$ 3.655); Módulo Kit III (Ar-condicionado, direção hidráulica, travamento elétrico das portas e vidros elétricos dianteiros - R$ 5.390); Módulo Kit IV (Direção hidráulica, travamento elétrico das portas e vidros elétricos dianteiros - R$ 2.155); Módulo Kit V (Ar-condicionado, travamento elétrico das portas, vidros elétricos dianteiros/traseiros, alarme keyless, abertura remota do porta-malas, luz de leitura dianteira e chave “canivete” - R$ 4.020); Módulo Kit VI (Ar-condicionado, direção hidráulica, travamento elétrico das portas, vidros elétricos dianteiros/traseiros, alarme keyless, abertura remota do porta-malas, luz de leitura dianteira e chave “canivete” - R$ 5.770); Módulo funcional II (Porta-objeto nas portas, revestimento das portas em tecido, contagiros, limpador/ lavador do vidro traseiro, temporizador do limpador de pára-brisas e desembaçador do vidro traseiro - R$ 575); Módulo Preparação para som (Antena de teto, 4 alto-falantes + 2 tweeters e mplificador de sinal - R$ 510); Módulo Comfort II (Coluna de direção regulável, destravamento elétrico do porta-malas e brake-light - R$ 545); Módulo Rodas de liga-leve 15” (Rodas de liga-leve 15” e pneus 195/55 R15 - R$ 1.440); Módulo freios ABS (R$ 3.135); Módulo Light (Faróis/ lanterna de neblina e iluminação para espelhos dos pára-sóis - R$ 380); Módulo airbag duplo (Volante de direção para airbag e airbag para motorista e passageiros - R$ 2.235); Volante multifuncional (Volante com teclas de comando para rádio - R$ 285); Módulo I-System (R$ 615); Módulo rádio FM/AM com entradas USB e SD-Card (R$ 400), Módulo CD-Player com MP3 com entradas USB, SD-Card e Bluetooth (R$ 1.000) e Pintura Metálica (R$ 930).

Quanto custa? (06/08/08)
O novo VW Gol é vendido com motor 1.0 por preços que vão de R$ 28.890 a R$ 45.420 (completo). Com motor 1.6, a versão básica custa R$ 32.290 e com todos os opcionais vai a R$ 51.195. A versão testada, Trend Color, tem preço sugerido de R$ 34 mil.

Ficha técnica

Características
Motor
Tipo Quatro cilindros em linha, 1.6 VHT Total Flex
Posição Dianteiro, transversal
Cilindrada (cm3) 1.599
Válvulas 8
Diâmetro/Curso (mm) 76,5 x 86,9
Taxa de compressão 12,1
Potência (cv/rpm) 101 (G) / 104 (A) a 5.250
Torque (mkgf/rpm) 15,4 (G) / 15,6 (A) a 2.500
Combustível Gasolina/Álcool
Transmissão
Câmbio manual de cinco marchas; tração dianteira
Suspensão
Dianteira Independente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora
Traseira Interdependente, com braço longitudinal
Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (De série apenas no 1.6 Power)
Freios
Dianteiro Discos ventilados, com ABS (opcional)
Traseiro Tambores, com ABS (opcional)
Rodas/Pneus
6 x 14 polegadas (aço) / 175/70 R14
Dimensões e Capacidades
Comprimento (m) 3,89
Largura (m) 1,65
Altura (m) 1,46
Entre-eixos (m) 2,46
Porta-Malas (l) 285
Tanque de Combustível (l) 55
Peso em ordem de marcha (kg) 944 (1.6)
Desempenho
0 a 100 km/h (s) 9,8 (G) / 9,6 (A)
Velocidade máxima (km/h) 190 (G) / 192 (A)
Consumo
*Cidade (km/l) 13,1 (G) / 8,8 (A)
*Estrada (km/l) 18,5 (G) / 12,4 (A)
*Média (km/l) 15,8 (G) / 10,6 (A)
**Média Vrum (km/l) -
Fonte: Fabricante

(*) Números divulgados pela Volkswagen;
(**) Média Vrum é a média de consumo no circuito de testes do programa, que é metade estrada e metade cidade.