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Enquadrando o modelo - Avaliação técnica

Saiba como a Variant se saiu nos testes

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Foto:

Análise feita pela fisioterapeuta Danielle Pongellupe

BOM

Vão do motor
Motor preenche bem o vão, mas o acesso à manutenção é aceitável. O isolamento termo-acústico está bem feito e proporciona conforto ao habitáculo. Sustentação do capô é feito, por meio de mola a gás, com ótimo curso de extensão. Os itens de verificação constante têm fácil identificação e manuseio.

Climatização
A vazão de ar pelos difusores do painel e final do console central (para os passageiros de trás), proporcionou ambiente climatizado em tempo satisfatório, depois que o veículo ficou trancado, sob o sol, por meia hora. O nível de ruídos de funcionamento é baixo. Sistema está bem vedado, contra admissão de gases/fumaça, vindos de fora.

Freios
Apresentaram um ótimo comportamento dinâmico no uso misto, com sistema muito bem dimensionado e calibrado. O pedal de freio tem boa sensibilidade. Em frenagens de emergência, a desaceleração foi boa, em relação à velocidade imposta, sem alterar a trajetória.

Câmbio
Transmissão é automatizada, com sistema de dupla embreagem proporcionando troca bem rápidas. Tem relações muito bem definidas. Numa condução bem esportiva (no modo S), ao atingir a rotação máxima pré-estabelecida pelo gerenciamento eletrônico do câmbio, as trocas são automáticas, mas, na redução, por meio das aletas ou alavanca (modo seqüencial), a função "punta-taco" é automática e eficiente. Modelo tem display, no quadro de instrumentos, informando o tipo de condução.

Motor
A sua performance é brilhante. A aceleração é ótima, assim como as retomadas de velocidade. A curva de torque é plana, de 2.750 rpm a 3.750 rpm. O seu funcionamento é elástico e silencioso. Proporciona uma dirigibilidade muito prazerosa e segura na cidade e na estrada. Com carga útil de cinco adultos, bagagem e ar-condicionado ligado, a queda no rendimento é mínima.

Vedação
Boa contra água e poeira.

Iluminação
Os faróis dianteiros são muito eficientes. O quadro de instrumentos, console central e comandos elétricos nos painéis de porta têm fácil identificação noturna. No teto, a iluminação é dividida em três seções, com plafoniê e duplo spot fixo, integrado na dianteira e no centro, e uma lanterna, em cima, no porta-malas.

Falta conforto para o passageiro do meio do banco traseiro. Porta-malas permite acomodar 513 litros


Estepe/macaco
O estepe tem roda e pneu iguais aos de uso, e está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, encoberto por tampa carpetada. Ao seu lado, está o kit de troca (macaco, chave de rodas e um parafuso auto-adaptador antifurto). A operação de troca é normal, sendo necessário retirar os acabamentos plásticos da cabeça dos parafusos, com ferramenta que vem no kit.

Limpador de pára-brisa
O sistema é eficiente no pára-brisa e no vidro traseiro, com boa área varrida, palhetas de qualidade e esguichos com boa vazão. É fácil a identificação e manuseio do reservatório de água, dentro do vão do motor.

Ferramentas
Tem chave de fenda, com Philips.

Alarme
O sistema é completo, com proteção volumétrica dentro de habitáculo, perimétrica das partes móveis, chave de ignição codificada, contra elevação do veículo e desligamento da bateria. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente, se continuar pressionando a tecla.

Iluminação
Os faróis dianteiros são muito eficientes. O quadro de instrumentos, console central e comandos elétricos nos painéis de porta têm fácil identificação noturna. No teto, a iluminação é dividida em três seções, com plafoniê e duplo spot fixo, integrado na dianteira e no centro, e uma lanterna, em cima, no porta-malas.

Estepe/macaco
O estepe tem roda e pneu iguais aos de uso, e está instalado dentro do porta-malas, no assoalho, encoberto por tampa carpetada. Ao seu lado, está o kit de troca (macaco, chave de rodas e um parafuso auto-adaptador antifurto). A operação de troca é normal, sendo necessário retirar os acabamentos plásticos da cabeça dos parafusos, com ferramenta que vem no kit.

Limpador de pára-brisa
O sistema é eficiente no pára-brisa e no vidro traseiro, com boa área varrida, palhetas de qualidade e esguichos com boa vazão. É fácil a identificação e manuseio do reservatório de água, dentro do vão do motor.

Ferramentas
Tem chave de fenda, com Philips.

Alarme
O sistema é completo, com proteção volumétrica dentro de habitáculo, perimétrica das partes móveis, chave de ignição codificada, contra elevação do veículo e desligamento da bateria. Ao dar comando para travar as portas, os vidros sobem automaticamente, se continuar pressionando a tecla.

REGULAR

Acabamento da carroceria
A qualidade final da pintura é boa. As quatro portas estão desniveladas e a tampa traseira e o capô, descentralizados.

Altura do solo
Com carga útil simulada de 400 kg ocorreram leves raspadas nas partes da frente e central do chassi, quando o carro roda sobre piso irregular de terra e ao transpor quebra-molas salientes, de perfil curto. Modelo tem chapa, em aço, para proteger cárter e caixa de marchas.

Nível interno de ruídos
Surgem pequenos ruídos no habitáculo, quando o carro está sobre piso de paralelepípedo, terra irregular e asfalto ruim. O efeito aerodinâmico é contido, inclusive em alta velocidade.

Suspensão
O conforto de marcha é razoável, mas a transferência das imperfeições do solo são notórias, ao trafegar sobre piso irregular (cidade/estrada). A suspensão dianteira apresentou-se barulhenta, na absorção de impactos mais acentuados e caída de roda, ao passar por desnível. A estabilidade é muito boa, favorecida pelos pneus de alta performance (asfalto liso) e o sistema de tração integral.

Direção
A engenharia da VW deveria ter homologado para uso no Brasil, devido à baixa qualidade das nossas estradas e algumas ruas da cidade, um pneu da série 55 ou 60, que são menos vulneráveis a buracos, mais confortáveis e mais baratos. A assistência elétrica tem cargas muito bem definidas, para uso urbano e em rodovias. Apresentou boa precisão em reta e curvas, com reações homogêneas. A velocidade do efeito retorno é boa, e o diâmetro de giro satisfaz.

EXTRA

Volume do porta-malas
O declarado pela fábrica é 605 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e a cortina superior fechada.

Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.